Rio de Janeiro decreta estado de calamidade pública por causa das chuvas

11-04-2019 (17h00)

O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, decretou hoje o estado de calamidade pública por causa das chuvas que atingem a cidade desde o início da semana e que já causaram pelo menos 10 mortos.

O decreto, publicado no Diário Oficial, garante à Prefeitura do Rio de Janeiro poder para executar medidas excecionais, como, por exemplo, realocar verbas e solicitar recursos do Governo Federal para reparar os estragos causados pelas chuvas.

A câmara municipal também autorizou a verba de 40 milhões de reais (9,2 milhões de euros), dinheiro que deverá ser usado em drenagem e manutenção da rede de águas pluviais.

O temporal que atingiu a cidade mais emblemática do Brasil a partir do fim da tarde da última segunda-feira foi o mais forte em 22 anos, segundo o órgão Alerta Rio, ligado à Prefeitura do Rio.

O volume de chuva acumulado no Rio de Janeiro em apenas quatro horas na noite de segunda-feira foi 70% superior ao esperado para todo o mês de Abril em alguns locais.

Ao longo da semana as chuvas perderam força, mas na manhã de hoje a situação ainda era de crise, segundo dados do Alerta Rio.

(PressTUR com Agência Lusa)

 

Clique para ver mais: Brasil

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Rio de Janeiro vai reabrir pontos turísticos com restrições

17-07-2020 (10h31)

A cidade brasileira do Rio de Janeiro reabrirá a partir de sexta-feira os seus pontos turísticos, mas impondo restrições como distanciamento mínimo de quatro metros quadrados entre visitantes, devido à covid-19.

Oásis Atlântico divulga medidas para prevenir a propagação da covid-19 nos seus hotéis

22-05-2020 (11h22)

O grupo português Oásis Atlântico, que tem hotéis em Cabo Verde, Marrocos e Brasil, está a divulgar as medidas que implementou nos seus hotéis para prevenir a propagação da covid-19, incluindo reforço da limpeza e redução de capacidade em restaurantes e bares.

Brasil ultrapassa pela primeira vez mil mortos com covid-19 em 24 horas

20-05-2020 (11h02)

O Brasil contabilizou pela primeira vez mais de mil mortos com covid-19 em 24 horas, com mais 1.179 óbitos e 17.408 infectados, o maior número diário registado desde o início da pandemia no país, informou hoje o executivo.

Alagoas acredita que tem potencial para levar europeus a redescobrirem nordeste brasileiro

05-03-2020 (14h19)

“Alagoas é uma jóia da coroa e é o que talvez faça com que o europeu volte a procurar o Brasil como um todo mais constantemente”, perspectivou o secretário de Turismo deste estado nordestino brasileiro, Rafael Brito, numa apresentação ontem em Lisboa.

Receptivo da Solférias tem lounge no Aeroporto de Salvador

05-03-2020 (13h52)

O Aeroporto de Salvador, em São Salvador da Bahia, no Brasil, conta com um lounge da Grou Turismo, receptivo da Solférias, que está disponível com instalações e serviços para os seus clientes.

Opinião e Análise