Areal da Prainha, em Angra do Heroísmo, interdito preventivamente

24-08-2019 (18h02)

Foto: Visit Azores
Foto: Visit Azores

O Governo açoriano informou que o areal da Prainha em Angra do Heroísmo, foi interditado preventivamente por ter sido detectada a "presença de microrganismos que poderão colocar em causa a saúde pública".

"O controlo da qualidade do areal não é obrigatório, nem existem limites legais estabelecidos, mas foi efectuado por iniciativa do Município, apesar de até, ao momento, não ter sido registado qualquer caso de problemas de saúde conexos com a prática balnear na Prainha nos serviços de Saúde do concelho de Angra do Heroísmo", afirma a informação do Governo Regional.

A informação diz também que a interdição foi decidida "de modo a permitir a implementação das medidas de mitigação acordadas entre todas as entidades", designadamente "remoção de camada superficial do areal", "desinfecção em toda a extensão do areal".

A informação realça também que "a água balnear continua a cumprir com os limites aplicáveis para a qualidade de água excelente, nos termos da legislação aplicável" e que "estes resultados têm sido consecutivamente confirmados desde o início da presente época balnear".

A nota informativa diz também que simultaneamente "será implementado um plano regular de amostragem das águas e do areal por forma a esclarecer a origem e a evolução da potencial contaminação, sendo que se pondera, atendendo à divergência dos resultados da qualidade da água balnear relativamente aos da qualidade do areal, que o foco de contaminação tenha origem em terra e não no mar".

"Reforça esta presunção o facto de parte das amostras ter sido realizada em zonas do areal sem contacto com o mar"m acrescenta.

A informação explica que foi a Câmara Municipal de Angra do Heroísmo que contratou o Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge "para proceder a uma recolha certificada de amostras de areia em 10 zonas da praia, a qual foi efectuada a 22 de Agosto, sendo que os resultados preliminares indicam a presença de contaminação bacteriológica no areal".

Face a essa contaminação, "a Delegação de Saúde Concelhia de Angra do Heroísmo, em articulação com a Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, a Direcção Regional dos Assuntos do Mar e a Autoridade Marítima Nacional, decidiu preventivamente interditar a utilização das areias da Prainha", acrescenta a informação.

 

Clique para mais notícias: Açores

Clique para mais notícias: Cá Dentro

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

SATA lança campanha para oferecer tranquilidade aos clientes

06-08-2020 (16h43)

O Grupo SATA lançou uma campanha de isenção de penalizações em alterações à data inicial de viagens, com as compamhias do grupo, que sejam marcadas no decorrer do mês de Agosto.

Hotel Golf Mar cria pacotes com aulas de surf e visitas ao Dino Parque

06-08-2020 (12h40)

O 3-estrelas Hotel Golf Mar, no Vimeiro, está a promover pacotes de alojamento com actividades que incluem visitas ao Dino Parque da Lourinhã e aulas de surf em família.

Grande Rota do Bussaco já está disponível

05-08-2020 (18h53)

A Grande Rota do Bussaco, percurso pedestre e de BTT (bicicletas de todo o terreno) que liga a Mealhada, Mortágua e Penacova, com epicentro na Mata Nacional, "está criada e totalmente sinalizada".

Pine Cliffs Resort organiza noites de Verão com cinema e futebol

05-08-2020 (17h16)

O Pine Cliffs Resort, em Albufeira, vai promover cinema ao ar livre e a transmissão dos jogos de futebol da UEFA Champions League nas noites de Verão do mês de Agosto.

Novo hotel em Valpaços aposta em spa com com tratamentos à base de azeite

05-08-2020 (13h33)

Valpaços, no distrito de Vila Real, Trás-os-Montes, conta com uma nova unidade hoteleira que, localizada num concelho produtor de azeite de Trás-os-Montes DOP (Denominação de Origem Protegida), tem como diferencial precisamente um spa com tratamentos à base de azeite.

Opinião e Análise