Calçada da Pena em Sintra está limitada a viaturas autorizadas a partir de hoje

09-12-2019 (13h13)

Palácio Nacional da Pena (foto: PSML/Wilson Pereira)
Palácio Nacional da Pena (foto: PSML/Wilson Pereira)

O condicionamento do trânsito automóvel na Calçada da Pena, em Sintra, aplica-se a partir de hoje, 9 de Dezembro, uma medida que resulta principalmente da impossibilidade de garantir a circulação de meios de socorro naquele local, segundo a autarquia.

O acesso à Calçada da Pena, inclusive para o Palácio da Pena, passa a estar limitado “apenas a viaturas autorizadas”, em que se incluem residentes, meios de socorro, táxis e forças de segurança, informou a Câmara Municipal de Sintra, no distrito de Lisboa.

As viaturas impossibilitadas de aceder à Calçada da Pena vão poder usar, de forma gratuita, o parque de estacionamento periférico na Cavaleira, que possui mais de 1.500 lugares de estacionamento.

A partir do parque de estacionamento, as pessoas terão acesso a tranfers “a preços reduzidos” para os monumentos.

A Câmara refere também que serão criados locais para a tomada e largada de passageiros, para que os veículos não o façam na via.

A decisão de condicionar o trânsito automóvel na Calçada da Pena foi aprovada pela Câmara Municipal de Sintra na terça-feira, dia 3 de Dezembro, numa reunião do executivo.

Segundo a autarquia, o condicionamento do trânsito “resulta, principalmente, da impossibilidade de garantir a circulação de meios de socorro e a segurança da circulação automóvel e pedonal nas estradas de acesso aos pontos de interesse na serra de Sintra”.

“Passará a existir um sentido único de circulação (excepto viaturas autorizadas), na Estrada dos Capuchos, sentido poente-nascente, desde o entroncamento desta com a Estrada da Pena/Calçada da Pena até ao Chalet da Condessa d’Edla”, explicou então o município, referindo que será criada uma zona de inversão de marcha junto ao Chalet da Condessa d’Edla, para quem acede desde poente, no largo existente, pelo que é necessário intervir “ao nível da regularização e pavimentação do local”.

Vai ser colocada sinalização na Estrada dos Capuchos, no sentido poente-nascente, “informando que a mesma passará a ser uma via sem saída, bem como a indicar a possibilidade de realização da inversão do sentido de marcha”.

Situada na Serra de Sintra, a Calçada da Pena dá acesso a vários monumentos, como o Palácio da Pena, Castelo dos Mouros, Chalet da Condessa D’Edla e Convento dos Capuchos.

(PressTUR com Agência Lusa)

 

Clique para ver mais: Cá Dentro

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Agência de viagens Total Fun e Viaje Comigo organizam dois tours em Outubro

23-09-2020 (18h26)

A agência de viagens Total Fun e o blog Viaje Comigo vão realizar uma road trip em camião-hotel, exclusivo para mulheres, na Costa Vicentina, e um tour para conhecer o Alentejo e o Algarve a partir de uma aldeia algarvia recuperada.

Porto Santo organiza Festival Colombo com plano de contingência

23-09-2020 (13h04)

O Porto Santo, no Arquipélago da Madeira, volta a recordar a passagem do navegador Cristóvão Colombo pela ilha com um festival com início hoje, 23 de Setembro, e que decorre até dia 27, marcado pelas contingências da pandemia, no qual o Governo da Madeira investiu 145 mil euros.

Vidigueira assinala Jornadas do Património e Dia Mundial do Turismo

23-09-2020 (12h27)

A Câmara de Vidigueira, no distrito de Beja, vai promover, entre sexta-feira e Domingo, na vila, um programa com várias iniciativas para assinalar as Jornadas Europeias do Património e comemorar o Dia Mundial do Turismo.

Guarda vai inaugurar quatro percursos pedestres no Dia Mundial do Turismo

23-09-2020 (11h12)

O município da Guarda vai inaugurar quatro percursos terrestres no concelho e apresentar um novo filme promocional do território no Dia Mundial do Turismo.

Solférias promove última partida para Porto Santo

22-09-2020 (18h32)

O operador turístico Solférias está a promover a última partida para um programa de sete noites em Porto Santo, no Arquipélago da Madeira, agendada para 28 de Setembro, com o preço inicial de 516 euros por pessoa.

Opinião e Análise