Calçada da Pena em Sintra está limitada a viaturas autorizadas a partir de hoje

09-12-2019 (13h13)

Palácio Nacional da Pena (foto: PSML/Wilson Pereira)
Palácio Nacional da Pena (foto: PSML/Wilson Pereira)

O condicionamento do trânsito automóvel na Calçada da Pena, em Sintra, aplica-se a partir de hoje, 9 de Dezembro, uma medida que resulta principalmente da impossibilidade de garantir a circulação de meios de socorro naquele local, segundo a autarquia.

O acesso à Calçada da Pena, inclusive para o Palácio da Pena, passa a estar limitado “apenas a viaturas autorizadas”, em que se incluem residentes, meios de socorro, táxis e forças de segurança, informou a Câmara Municipal de Sintra, no distrito de Lisboa.

As viaturas impossibilitadas de aceder à Calçada da Pena vão poder usar, de forma gratuita, o parque de estacionamento periférico na Cavaleira, que possui mais de 1.500 lugares de estacionamento.

A partir do parque de estacionamento, as pessoas terão acesso a tranfers “a preços reduzidos” para os monumentos.

A Câmara refere também que serão criados locais para a tomada e largada de passageiros, para que os veículos não o façam na via.

A decisão de condicionar o trânsito automóvel na Calçada da Pena foi aprovada pela Câmara Municipal de Sintra na terça-feira, dia 3 de Dezembro, numa reunião do executivo.

Segundo a autarquia, o condicionamento do trânsito “resulta, principalmente, da impossibilidade de garantir a circulação de meios de socorro e a segurança da circulação automóvel e pedonal nas estradas de acesso aos pontos de interesse na serra de Sintra”.

“Passará a existir um sentido único de circulação (excepto viaturas autorizadas), na Estrada dos Capuchos, sentido poente-nascente, desde o entroncamento desta com a Estrada da Pena/Calçada da Pena até ao Chalet da Condessa d’Edla”, explicou então o município, referindo que será criada uma zona de inversão de marcha junto ao Chalet da Condessa d’Edla, para quem acede desde poente, no largo existente, pelo que é necessário intervir “ao nível da regularização e pavimentação do local”.

Vai ser colocada sinalização na Estrada dos Capuchos, no sentido poente-nascente, “informando que a mesma passará a ser uma via sem saída, bem como a indicar a possibilidade de realização da inversão do sentido de marcha”.

Situada na Serra de Sintra, a Calçada da Pena dá acesso a vários monumentos, como o Palácio da Pena, Castelo dos Mouros, Chalet da Condessa D’Edla e Convento dos Capuchos.

(PressTUR com Agência Lusa)

 

Clique para ver mais: Cá Dentro

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Câmara de Arganil instala oito pontos de acesso livre à internet no concelho

07-08-2020 (18h50)

A Câmara de Arganil instalou oito pontos de acesso livre à internet na sede do concelho e na vila de Coja, anunciou hoje este município do distrito de Coimbra.

Serra da Estrela Riders Challenge realiza-se entre 15 de Agosto e 18 de Outubro

07-08-2020 (18h42)

O Serra da Estrela Riders Challenge vai realizar-se entre os dias 15 de Agosto e 18 de Outubro, e tem como objectivo colocar no radar dos amantes do ciclismo as subidas à Serra da Estrela, foi hoje anunciado.

Câmara de Ponta Delgada vai disponibilizar actividades turísticas gratuitamente

07-08-2020 (13h48)

A Câmara de Ponta Delgada, nos Açores, apresentou o programa "(Re)Descobrir PDL", que vai permitir aos munícipes a realização de actividades turísticas de forma gratuita, para mitigar os efeitos da pandemia de Covid-19 no sector do turismo.

Amazing Evolution cria pacote que inclui Lisboa, Alqueva e Algarve

06-08-2020 (18h23)

A empresa de gestão hoteleira Amazing Evolution criou um pacote de seis noites que passa pelos hotéis 1908 Lisboa Hotel, em Lisboa, Herdade dos Delgados, no Alqueva, e pelo Hello Villas, no Carvoeiro.

SATA lança campanha para oferecer tranquilidade aos clientes

06-08-2020 (16h43)

O Grupo SATA lançou uma campanha de isenção de penalizações em alterações à data inicial de viagens, com as compamhias do grupo, que sejam marcadas no decorrer do mês de Agosto.

Opinião e Análise