Coimbra apresenta programação de Natal

02-12-2019 (15h19)

Árvore interactiva, pista de gelo e carrossel são alguns dos detaques

A cidade de Coimbra está a anunciar a sua programação de Natal que inclui uma Árvore de Natal interactiva, uma pista de gelo natural e um carrossel parisiense, além de um calendário de diferentes tipos de eventos que vão decorrer durante cinco semanas.

O calendário inclui espetáculos de rua, concertos, teatro, dança, cinema, feiras, mercados, conferências, oficinas e workshops previstos na programação, que a Câmara de Coimbra apresenta pelo sétimo ano consecutivo.

Com esta programação, a autarquia pretende “reafirmar a diversidade cultural da cidade, reforçando a sua atractividade nesta época natalícia”, e também “promover o comércio da Baixa e atrair mais público a esta zona central de cidade”.

A pista de gelo natural, o carrossel parisiense e a árvore de Natal interactiva vão ficar instaladas no Terreiro da Erva e pode ser acedidos gratuitamente.

“As três estruturas poderão ser usufruídas desde o dia 6 até ao dia 25 de Dezembro”, refere a autarquia.

Outro dos destaques da programação é a Corrida São Silvestre, que vai na sua 42.ª edição, organizada pelo município, pela Associação Distrital de Atletismo de Coimbra e pela Associação Recreativa Casaense.

Segundo a autarquia, esta corrida trata-se da “segunda mais antiga do país” e “inclui uma prova de cerca de 10 quilómetros e uma caminhada de cinco quilómetros, num percurso por algumas das ruas mais emblemáticas” da cidade.

“O contributo dos agentes culturais do concelho para esta programação é muito importante e resulta numa forte aposta do município em promover a actividade das colectividades”, sublinha.

A encerrar as festividades, realiza-se o habitual Concerto de Ano Novo, pela Orquestra Clássica do Centro, no dia 5 de Janeiro.

A festa de passagem de ano será animada pelo grupo Os Azeitonas e Pedro Abrunhosa & Comité Caviar, naquela que a Câmara espera que seja “uma grande festa”, que atrairá “milhares de pessoas” à Baixa de Coimbra.

“São quatro palcos, com animação musical para todos os gostos e a promessa de um espetáculo inesquecível, de 12 minutos, de fogo-de-artifício sobre o Rio Mondego”, refere, acrescentando que, na Praça do Comércio, haverá um palco dedicado aos DJs, numa discoteca a céu aberto.

A cidade já se encontra iluminada para esta época, com grandes projectos de iluminação na Praça 8 de Maio, em frente aos Paços do Município, no Largo da Portagem, na Praça da República e na Ponte de Santa Clara.

O município refere que voltou a apostar “em iluminação ecológica, uma vez que as luzes instaladas são LED de alta intensidade luminosa, mas de baixo consumo energético e amigas do ambiente”.

Este ano, haverá sete novos pontos de luz "com motivos alusivos à época festiva, designadamente na Praça das Cortes, Entradas da Rua das Padeiras, Rua das Azeiteiras e Rua da Sota, na Rua dos Sapateiros, em todos os corredores da Avenida Sá da Bandeira e junto à Estação Ferroviária de Coimbra B”, acrescenta.

Um presépio estilizado com 11 metros de altura e sete de largura na entrada da Ponte de Santa Clara, do lado da Portagem, um pórtico luminoso de Boas Festas com cerca de 12 metros de altura e oito de largura, e árvores de Natal em praças e largos da Baixa são outros pontos de interesse.

A iluminação de Natal representou um investimento de cerca de 108 mil euros (com IVA).

(PressTUR com Agência Lusa)

Clique para ver mais: Cá Dentro

Clique para ver mais: Actividades

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Mealhada vai receber Mundial de Futsal Virtus e europeus de hóquei em patins feminino

30-09-2020 (18h07)

O Campeonato do Mundo de Futsal para atletas com deficiência intelectual e dois campeonatos europeus femininos de hóquei em patins de 2021 vão realizar-se na Mealhada, anunciou a Câmara Municipal.

Aldeias Históricas de Portugal desenvolvem plano de combate à pandemia

30-09-2020 (17h24)

A Rede das Aldeias Históricas de Portugal desenvolveu um plano operacional de combate à covid-19 assente na digitalização de processos, implementação de medidas de adaptação sanitária, e a capacitação de turistas e intervenientes, com o objetivo de "reforçar as 12 aldeias da rede como destino seguro e sustentável, no actual cenário pandémico".

Festival da Lusofonia de Macau vai decorrer entre 16 e 18 de Outubro

30-09-2020 (16h54)

O 23.º Festival da Lusofonia de Macau vai decorrer entre 16 e 18 de Outubro, com expositores de dez comunidades lusófonas e um programa musical que destaca grupos artísticos locais.

Município madeirense de Santa Cruz vai apresentar mapa ilustrado do concelho

30-09-2020 (11h37)

O mapa ilustrado de Santa Cruz, concelho da zona leste da Madeira, vai ser apresentado na sexta-feira, 2 de Outubro, revelou a câmara municipal, indicando que vai estar disponível em português, inglês e alemão.

Novas zonas pedonais de Évora vão funcionar até final de Outubro

29-09-2020 (17h31)

A Câmara de Évora alargou o período de funcionamento das novas zonas de circulação pedonal da cidade, pelo menos até final de Outubro, quando será feita nova avaliação das alterações introduzidas, informou o município.

Opinião e Análise