Festival gastronómico anima Lagoa de Santo André

30-10-2019 (14h35)

Foto: Junta de Freguesia de Santo André
Foto: Junta de Freguesia de Santo André

Polvo à moda da lagoa, ensopado de enguias e feijoada à alentejana são alguns dos pratos que vão ser servidos, a partir de quinta-feira, dia 31, no Festival Gastronómico da Lagoa de Santo André, em Santiago do Cacém.

O festival, organizado pela Junta de Freguesia de Santo André, quer dar a conhecer, durante quatro dias, o património gastronómico da costa do concelho de Santiago do Cacém, no distrito de Setúbal.

A edição deste ano, a 5ª, que aposta na alimentação saudável, apresenta como novidade a criação do Espaço Criança, onde os mais novos vão ser desafiados a participar em várias actividades, incluindo um 'workshop' sobre a importância da alimentação saudável e as consequências de uma alimentação de risco.

"Apesar destes festivais serem conotados com os petiscos e os prazeres da gastronomia, decidimos orientar este tema da alimentação saudável e vamos realizar um 'workshop' que será dirigido a cerca de 130 alunos dos 3.º e 4.º anos do agrupamento de escolas”, explicou hoje à agência Lusa o presidente da Junta de Freguesia de Santo André, David Gorgulho.

O certame, que promove “os sabores da lagoa, do mar e da terra", vai contar, no primeiro dia, com a estreia do chefe Chakall, que, após abrir um restaurante na lagoa de Santo André com os sabores argentinos, vai orientar um ‘showcooking’ na tenda multiusos, instalada na costa de Santo André, no litoral alentejano.

O festival, que cresce, este ano, em número de dias, entre quinta-feira e domingo, junta vários estabelecimentos de restauração, num total de 20 pratos confecionados com os produtos da região, petiscos e doces conventuais.

"Vamos apostar na variedade com pratos como o ensopado de enguias, pato estufado com batata doce, leitão assado no forno, mariscos, saladas de polvo e ovas, moelas, pataniscas, polvo à moda da lagoa, choco frito, feijoada alentejana, massa de peixe e arroz de mexilhão", enumerou.

O evento vai contar com um total de 10 espetáculos musicais, com destaque para "as modas alentejanas", com as atuações de Marco Campaniça, Toi Romão e do Grupo de Cantadores da Aldeia Nova de São Bento.

O festival conta igualmente com a presença de produtores locais, que expõem "algumas das maravilhas gastronómicas locais", como os licores, frutas, alcomonias e outras propostas, no exterior da tenda multiusos.

(PressTUR com Agência Lusa)

 

Clique para ver mais: Cá Dentro

Clique para ver mais: Gastronomia

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

VIP Hotels reabre unidades hoteleiras

02-06-2020 (15h33)

O grupo VIP Hotels reabriu os hotéis VIP Executive Santa Iria, em Santa Iria da Azóia, e VIP Executive Picoas, em Lisboa, a 1 de Junho e prepara-se para reabrir outras duas unidades a partir de sexta-feira, dia 5.

Sonhando promove ofertas para férias de Verão em Porto Santo

02-06-2020 (14h13)

O operador turístico Sonhando está a promover as suas ofertas para férias de Verão em Porto Santo, com sete noites de alojamento e voos directos de Lisboa e do Porto às segundas-feiras, de 20 de Julho a 14 de Setembro.

Neya Lisboa Hotel reabre na sexta-feira, 5 de Junho

02-06-2020 (13h35)

O Neya Lisboa Hotel, unidade hoteleira de 76 quartos, vai reabrir "com todas as normas e recomendações da Direcção-Geral de Saúde e do Turismo de Portugal garantidas" e a campanha "tarifa flexível".

RoadCampers promove-se como opção para férias na natureza “fora das multidões”

02-06-2020 (12h56)

A RoadCampers, uma empresa de aluguer de mini campervans, está a promover a sua oferta como "uma solução diferente e económica para férias/escapadelas junto da natureza fora das multidões e em segurança".

AP Hotels reabre Hotel Oriental e Maria Nova Lounge a 19 de Junho

02-06-2020 (12h32)

O Hotel Oriental, na Praia da Rocha em Portimão, e o Maria Nova Lounge Hotel, em Tavira, vão reabrir a 19 de Junho com o selo Clean & Safe do Turismo de Portugal.

Opinião e Análise