Óbidos investe 3,1 milhões de euros para construir a “Praça da Criatividade”

24-05-2019 (16h40)

Foto: www.cm-obidos.pt
Foto: www.cm-obidos.pt

A Câmara de Óbidos vai investir 3,1 milhões de euros na requalificação da zona do antigo quartel dos bombeiros, onde no último trimestre deste ano a autarquia espera iniciar a construção da “Praça da Criatividade”.

“Uma enorme praça que seja um espaço de vivência e mostra do que é a identidade territorial”, é a proposta da Câmara para a requalificação do espaço que pretende ser “uma espécie de primeira recepção a quem visita Óbidos”, disse à agência Lusa o presidente da autarquia do distrito de Leiria, Humberto Marques.

A “Praça da Criatividade” será implantada no local onde se situam os antigos armazéns da EPAC (Empresa Pública de Abastecimento de Cereais) e o antigo quartel dos bombeiros de Óbidos, junto à escultura de José Aurélio, e abrangendo o espaço ocupado por um parque de estacionamento próximo dos edifícios.

No local será construído um novo posto de turismo e os antigos armazéns serão demolidos para dar lugar a “um edifício multifacetado que tanto pode ser um grande auditório para concertos e conferências como, no dia a dia, uma zona de restauração”, explicou Humberto Marques.

Junto ao edifício haverá ainda uma zona de anfiteatro, com capacidade para cerca de 90 pessoas e zonas de estar e passagem, a diferentes cotas do solo.

No antigo quartel dos bombeiros será criado “um lounge (zona de estar) onde vão conviver o vinho e a literatura, aliado a uma zona mais interpretativa dos processos ligados à viticultura”, acrescentou o autarca.

O concurso público para a criação da “Praça da Criatividade” foi lançado no dia 10, com a publicação em Diário da República do anúncio que estipula um valor base de 3.124.764,67 euros para a empreitada.

Este é o segundo concurso lançado pela autarquia, depois de o primeiro ter ficado deserto e de “alguns interessados terem justificado não concorrer devido ao baixo valor base”, então fixado em 2,8 milhões de euros.

O novo concurso reflecte agora “novos cálculos que incluem a drenagem de águas subterrâneas na zona dos armazéns” e “preços mais ajustados ao custo das obras”, que o autarca espera poder adjudicar “a partir de Outubro”.

A praça, que será “um espaço de eventos e de fruição”, ficará no futuro ligada à vila com “a retirada do trânsito da estrada nacional 8 (que liga Caldas das Rainha a Óbidos), passando a circulação a ser feita por uma variante entre a rotunda na saída da A8 e a rotunda da memória.

Esta alteração viária, que incluirá ainda um corredor pedonal e ciclovia, entre a zona da estação da CP e a rotunda próximo do complexo desportivo, representa um investimento de 2,5 milhões de euros.

O projecto de mobilidade está ainda a ser estudado por uma equipa de projetistas que deverá apresentar a solução final no próximo mês de Junho.

(PressTUR com Agência Lusa)

 

Clique para ver mais: Cá Dentro

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Vendas Novas promove “fins de semana gastronómicos” para ajudar restauração

10-07-2020 (13h31)

Mais de 20 restaurantes de Vendas Novas (Évora) participam este mês na iniciativa "fins de semana gastronómicos", organizada pelo município para ajudar o sector da restauração, um dos "mais afectados" pela pandemia de covid-19, foi hoje divulgado.

4Tours propõe circuitos guiados “Pelos Caminhos de Portugal”

08-07-2020 (18h37)

A 4Tours Operador Turístico lançou para o mercado a sua programação de circuitos guiados "Pelos Caminhos de Portugal", viagens de três ou quatro dias com tudo incluído desde 365 euros por pessoa.

Quinta da Saúde em Portalegre vai acolher centro interpretativo e espaço para degustação

08-07-2020 (18h04)

O edifício da Quinta da Saúde, no Parque Natural da Serra de São Mamede, em Portalegre, vai ser reabilitado, contando o projecto com um investimento superior a 510 mil euros, comparticipados em 70% pelo Turismo de Portugal.

Grupo Air France vai despedir 42% do staff da Hop! e 16% da Air France

06-07-2020 (19h09)

O Grupo Air France vai apresentar, em finais de Julho, um plano de reconstrução até 2022 que inclui a redução de 42% do staff na companhia aérea regional Hop! e 16% na companhia aérea Air France, num total de cerca de 7.580 postos de trabalho.

Três ruas no centro histórico de Lisboa passam a pedonais

06-07-2020 (18h33)

As ruas dos Bacalhoeiros, Nova da Trindade e João das Regras, na freguesia de Santa Maria Maior, em Lisboa, vão passar a ser pedonais, numa decisão tomada na sequência da crise provocada pela covid-19.

Opinião e Análise