Passagem do ano na Madeira tem fogo de artifício “como manda a tradição”

26-12-2019 (17h25)

O espetáculo de pirotecnia que festeja a chegada do novo ano na Madeira é inspirado nas tradições madeirenses do Natal e do fim do ano, e compreende dois postos de fogo na ilha do Porto Santo, cinco postos em batelões ancorados na baía do Funchal e os restantes 31 postos de fogo no anfiteatro que configura a cidade do Funchal.

“Tal como em outros anos, o espetáculo durará oito minutos e terá uma apoteose de 25 segundos, como manda a tradição da Madeira”, disse à Lusa Carlos Macedo, da Macedo's Pirotecnia, empresa mais uma vez responsável pelo fogo de artificio, que este ano representa um investimento de um milhão de euros.

“Madeira em Festa” é o tema do espectáculo que “é inspirado nas tradições madeirenses do Natal e final de ano”, tendo sido “desenvolvido de raiz e em exclusivo” para a ocasião.

Carlos Macedo indicou que existirão “21 quadros pirotécnicos, com cores, tipologias e sons próprios”.

As cores escolhidas para o espetáculo deste ano passam “pelos laranjas, púrpuras, dourados, prateados, magenta e as cores básicas”.

Para que os oito minutos de fogo de artifício aconteçam, explicou Carlos Macedo, foram transportadas “520 toneladas de material para a Madeira”, numa operação que se iniciou em 9 de Dezembro.

A empresa informou que serão utilizados 8.317 quilos de pólvora para um total de 24 toneladas de fogo, que será disparado às 00h00 de 01 de Janeiro.

Para que os disparos aconteçam, a empresa divide a operação de montagem em fases.

“Entre 14 e 23 de dezembro vamos organizando tudo, para depois recomeçar em 26 com as ligações elétricas e colocar tudo no terreno em 29”, especificou.

“Colocar no terreno” implica montar dois postos de fogo na ilha do Porto Santo, cinco postos em batelões ancorados na baía do Funchal e os restantes 31 postos de fogo no anfiteatro que configura a cidade do Funchal.

(PressTUR com Agência Lusa)

 

Clique para mais notícias: Madeira

Clique para mais notícias: Réveillon

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Inaugurado posto de turismo na Peneda

13-08-2020 (17h13)

A Câmara de Arcos de Valdevez inaugurou um novo posto de turismo no concelho, no edifício da Casa das Estampas, do santuário de Nossa Senhora da Peneda, informou a autarquia do distrito de Viana do Castelo.

Aldeias Históricas recebem ciclo de espectáculos "12 em Rede" entre Setembro e Novembro

13-08-2020 (15h51)

A edição 2020 do ciclo de espetáculos "12 em Rede" começa em Setembro na aldeia histórica de Castelo Rodrigo, Guarda, com uma festa inspirada nas raízes judaicas, e estende-se até Novembro, foi hoje anunciado.

Praia fluvial da Ronqueira requalificada com obras de mais de 350 mil euros

12-08-2020 (18h43)

A requalificação da Praia Fluvial da Ronqueira, no rio Alva, em Mouronho, concelho de Tábua, é inaugurada esta quarta-feira, após um investimento de mais de 350 mil euros, anunciou a câmara daquela vila no interior do distrito de Coimbra.

AECT Duero/Douro aposta no autocaravanismo para criar rota europeia

12-08-2020 (18h14)

O Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT) Duero/Douro pretende fomentar o autocaravanismo como prática turística transfronteiriça no Nordeste Transmontano e Beira Interior, a que se juntam as províncias espanholas de Zamora e Salamanca, foi hoje anunciado.

Cantanhede inaugura Rota da Vinha com 14 quilómetros

12-08-2020 (17h56)

A Rota da Vinha de Cantanhede, com um trajecto de 14 quilómetros repartido por duas freguesias, vai ser inaugurada no Domingo, anunciou hoje a Câmara Municipal.

Opinião e Análise