Passagem do ano na Madeira tem fogo de artifício “como manda a tradição”

26-12-2019 (17h25)

O espetáculo de pirotecnia que festeja a chegada do novo ano na Madeira é inspirado nas tradições madeirenses do Natal e do fim do ano, e compreende dois postos de fogo na ilha do Porto Santo, cinco postos em batelões ancorados na baía do Funchal e os restantes 31 postos de fogo no anfiteatro que configura a cidade do Funchal.

“Tal como em outros anos, o espetáculo durará oito minutos e terá uma apoteose de 25 segundos, como manda a tradição da Madeira”, disse à Lusa Carlos Macedo, da Macedo's Pirotecnia, empresa mais uma vez responsável pelo fogo de artificio, que este ano representa um investimento de um milhão de euros.

“Madeira em Festa” é o tema do espectáculo que “é inspirado nas tradições madeirenses do Natal e final de ano”, tendo sido “desenvolvido de raiz e em exclusivo” para a ocasião.

Carlos Macedo indicou que existirão “21 quadros pirotécnicos, com cores, tipologias e sons próprios”.

As cores escolhidas para o espetáculo deste ano passam “pelos laranjas, púrpuras, dourados, prateados, magenta e as cores básicas”.

Para que os oito minutos de fogo de artifício aconteçam, explicou Carlos Macedo, foram transportadas “520 toneladas de material para a Madeira”, numa operação que se iniciou em 9 de Dezembro.

A empresa informou que serão utilizados 8.317 quilos de pólvora para um total de 24 toneladas de fogo, que será disparado às 00h00 de 01 de Janeiro.

Para que os disparos aconteçam, a empresa divide a operação de montagem em fases.

“Entre 14 e 23 de dezembro vamos organizando tudo, para depois recomeçar em 26 com as ligações elétricas e colocar tudo no terreno em 29”, especificou.

“Colocar no terreno” implica montar dois postos de fogo na ilha do Porto Santo, cinco postos em batelões ancorados na baía do Funchal e os restantes 31 postos de fogo no anfiteatro que configura a cidade do Funchal.

(PressTUR com Agência Lusa)

 

Clique para mais notícias: Madeira

Clique para mais notícias: Réveillon

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Moon & Sun reabre os seus hotéis no Porto e em Braga

09-06-2021 (18h59)

O grupo Moon & Sun reabriu os seus dois hotéis 4-estrelas no Porto e em Braga, "seguindo todas as normas de segurança e as recomendações da DGS, e com a renovação do selo Clean & Safe", oferecendo um pacote com descontos de 15%.

Companhias do grupo SATA reforçam operação nos Açores

09-06-2021 (18h15)

As companhias aéreas do grupo SATA reforçaram os voos directos entre os Açores e Portugal Continental e as operações inter-ilhas no arquipélago.

Exposição “As 7 Mulheres do Minho” junta sete artistas à luta intemporal de Maria da Fonte

08-06-2021 (19h02)

A exposição “As 7 Mulheres do Minho”, que celebra os 175 anos da Revolta da Maria da Fonte, foi inaugurada hoje, no Centro Interpretativo Maria da Fonte, da Póvoa de Lanhoso, abrindo um ciclo da galeria, dedicado a artistas mulheres.

Primeiro festival Jardins do Marquês em Oeiras está marcado para Julho

08-06-2021 (17h55)

A primeira edição do festival Jardins do Marquês Oeiras, marcada para 2020 e adiada para este ano, vai acontecer em Julho com mais artistas portugueses no cartaz, foi hoje anunciado, segundo a Lusa.

Férias em Porto Santo enche aviões de Lisboa e do Porto

07-06-2021 (15h43)

A ilha de Porto Santo recebeu hoje dois aviões Airbus A320 de 163 lugres, um de Lisboa e o outro do Porto, repletos de turistas do continente com programas de férias dos operadores turísticos Solférias e Sonhando.

Opinião e Análise