Primeira "Porta de Entrada" no Vale do Tua inaugurada em Murça

17-02-2020 (16h05)

Parque Natural Regional do Vale do Tua / parque.valetua.pt
Parque Natural Regional do Vale do Tua / parque.valetua.pt

A primeira “Porta de Entrada” no Parque Natural Regional do Vale do Tua (PNRVT) já foi inaugurada, em Murça, distrito de Vila Real, e pretende ser um espaço interactivo para a promoção turística e a descoberta do território.

Serão no total cinco as portas de entrada do vale do Tua, uma por cada concelho que faz parte deste território, e são complementares ao Centro Interpretativo do Vale do Tua (CIVT), situado em Foz Tua, concelho de Carrazeda de Ansiães.

Artur Cascarejo, director PNRVT, disse que o projecto das portas de entrada resulta de uma candidatura de meio milhão de euros ao Programa Valorizar, tendo sido atribuídos 100 mil euros a cada um dos municípios: Alijó, Carrazeda de Ansiães, Mirandela, Murça e Vila Flor.

Cada um destes espaços, explicou, “tem a especificidade de cada concelho”, oferece “um conjunto de experiências” relacionadas com a cultura, natureza, gastronomia” e convida o visitante a “interagir com os equipamentos”.

Cada porta vai-se diferenciar pela aposta num dos sentidos. Em Murça é o olfato e este território cheira a “alfazema” e “bosque”.

Segundo Artur Cascarejo, os cinco espaços “são complementares” e possuem uma forte componente de serviço educativo e ambiental.

O vale do Tua está a apostar em três pilares: os percursos pedestres, o 'birdwatching' e o “arqueo e astro turismo”.

O responsável explicou que está já em execução o projeto do 'birdwatching', ou seja observação de aves, que resulta de uma candidatura de 200 mil euros.

Artur Cascarejo aproveitou a presença da secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, para pedir apoio na candidatura de 330 mil euros que quer transformar este território num local privilegiado para observação de estrelas em locais ligados ao património arqueológico.

Em seis anos de existência, o PNRVT já atingiu um valor de 1,5 milhões de euros de candidaturas aprovadas.

A secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, destacou a importância deste projeto que “reafirma o compromisso com a coesão territorial” e “responde em pleno a esta preocupação de valorizar o património natural”, neste caso o “ativo extraordinário” que é o vale do Tua.

A governante repetiu novamente a necessidade de aumentar as dormidas no Interior do país e lembrou que, em 2019, “90% das dormidas” ocorreram no Litoral.

O presidente da Câmara de Murça, Mário Artur Lopes, disse que na “Porta” deste concelho passará também a funcionar o posto de turismo local.

“Mostra-se aqui que o turismo tem de ser transversal ao território. Com condições destas, promovendo o que aqui existe, completamente diferenciador, nós vamos ter um turismo o ano inteiro e para toda a gente”, salientou o autarca.

Artur Cascarejo disse que no dia 21 é inaugurada a segunda “Porta de Entrada”, em Foz Tua, no mesmo dia em que se comemoram os dois anos da abertura do Centro Interpretativo do Vale do Tua

Depois, no 16 de maio, em Vila Flor, abre a terceira, no mesmo dia em que é lançado o Tua Walking Festival, aproveitando os, pelos menos, dois percursos perdestes já existentes em cada um dos municípios.

Para Alijó e Mirandela ainda não há data de inauguração.

O PNRVT representa uma das contrapartidas resultantes da construção da barragem de Foz Tua.

(PressTUR com Agência Lusa)

 

Clique para ver mais: Cá Dentro

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Pousadas de Juventude dos Açores agora são Azores Youth Hostels

01-07-2020 (17h15)

As cinco Pousadas de Juventude dos Açores, localizadas em Santa Maria, São Miguel, Terceira, São Jorge e Pico, passaram a designar-se Azores Youth Hostels e têm uma nova "linha identitária que promoverá o conforto, espaços de partilha comunitária, relaxamento e experiências únicas".

Hoti Hotéis reabre unidades na Madeira e chega aos 13 hotéis em operação em Portugal

01-07-2020 (16h25)

O Grupo Hoti Hotéis reabriu hoje, 1 de Julho, as unidades hoteleiras Golden Residence e Meliá Madeira Mare, ambas na Ilha da Madeira, com as quais passa a ter 13 hotéis em funcionamento em Portugal.

Gran Cruz House reabre hoje, 1 de Julho

01-07-2020 (12h35)

O boutique hotel Gran Cruz House, na zona da Ribeira no Porto, reabre hoje, 1 de Julho, com o selo Clean & Safe do Turismo de Portugal.

Sonhando anuncia venda antecipada para férias Porto Santo

30-06-2020 (18h02)

O operador turístico Sonhando está a promover uma campanha de vendas antecipadas para férias de Verão em Porto Santo, com sete noites de alojamento e voos directos de Lisboa e do Porto às segundas-feiras, de 20 de Julho a 14 de Setembro.

Vilalara Thalassa Resort reabre amanhã, 1 de Julho

30-06-2020 (17h50)

O 5-estrelas Vilalara Thalassa Resort, em Porches no Algarve, vai reabrir amanhã, 1 de Julho, com uma campanha para os dois primeiros fins-de-semana do mês.

Opinião e Análise