Restauro da capela do Senhor D’Além em Gaia avança em Fevereiro

06-01-2020 (18h26)

Foto: Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia / www.cm-gaia.pt
Foto: Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia / www.cm-gaia.pt

O restauro da capela do Senhor D'Além, que se localiza na escarpa da Serra do Pilar, em Vila Nova de Gaia, avança em Fevereiro, indicou hoje o presidente da autarquia.

A obra terá o valor de 300 mil euros, sendo comparticipada em 30% pelo Plano Estratégicos de Desenvolvimento Urbano (PEDU).

Esta manhã, à margem de uma reunião camarária que decorreu na Junta de Gulpilhares, o presidente da Câmara de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, avançou que o concurso será assinado em Fevereiro e que o restauro incluirá “a garrafa, um monumento localizado na zona que serve para homenagear o vinho do Porto”.

A capela do Senhor D'Além é património religioso propriedade da Diocese do Porto, estando a sua génese assente numa imagem do Senhor Crucificado que data de 1140, enquanto a última celebração das Festas do Senhor D'Além data de 1997.

Em Abril, o autarca de Gaia disse, à margem da apresentação do relatório de contas de 2018, que o concurso para a reabilitação da capela "vai avançar em Maio ou Junho".

Eduardo Vítor Rodrigues garantiu que o projecto de recuperação está "totalmente conciliado" com a Diocese do Porto.

Em causa está um equipamento cujo arranjo esteve integrado num projecto da Mystic Invest, empresa do universo Douro Azul, para um hotel de 5-estrelas na escarpa da Serra do Pilar, empreendimento que aguarda um parecer da Direcção Regional da Cultura do Norte.

“Como a Câmara vai avançar com o restauro da capela, então depois se o hotel avançar será negociada uma nova contrapartida com a empresa, talvez um cais de acostagem”, disse Eduardo Vítor Rodrigues.

(PressTUR com Agência Lusa)

 

Clique para ver mais: Cá Dentro

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Sonhando prolonga oferta de 15% de desconto para férias em Porto Santo

18-09-2020 (17h44)

O operador turístico Sonhando prolongou o período de reserva da sua oferta de 15% de desconto para férias em Porto Santo com alojamento no Hotel Vila Baleira.

Soltrópico oferece drone a agência de viagens que reservar oito lugares para Porto Santo

18-09-2020 (17h26)

O operador turístico Soltrópico anunciou que vai oferecer um drone à agência de viagens que fizer uma reserva de oito ou mais pessoas para Porto Santo na partida de 28 de Setembro.

Centro de Visitantes da Gruta das Torres substitui gerador a gasóleo por painéis solares fotovoltaicos

17-09-2020 (13h29)

O Centro de Visitantes da Gruta das Torres, na ilha do Pico, vai ser alimentado por painéis solares fotovoltaicos ligados a uma bateria, em substituição do actual gerador a gasóleo, num investimento de 30 mil euros, afirmou o executivo.

Vila Galé sugere três noites no Algarve para aproveitar o 5 de Outubro

16-09-2020 (18h10)

O Grupo Vila Galé está a promover um pacote de três noites numa das suas unidades algarvias para o feríado de 5 de Outubro, com preços a partir de 263 euros pelo total da estada em quarto duplo standard.

The Prime Energize promove programa com visita às salinas de Castro Marim

16-09-2020 (12h02)

O programa Sal, que "pretende dar a conhecer a salina de Castro Marim através de diversas experiências relaxantes", é a sugestão do hotel algarvio The Prime Energize para Setembro e Outubro.

Opinião e Análise