Setúbal prolonga restrições no acesso às praias nos fins-de-semana de Setembro

08-09-2020 (16h45)

Foto: www.visitportugal.com
Foto: www.visitportugal.com

O programa de gestão do trânsito no acesso às praias de Setúbal vai ser prolongado até ao final de Setembro, mantendo-se em vigor aos fins-de-semana a partir do dia 15, anunciou hoje a Câmara Municipal.

“A previsão de condições meteorológicas favoráveis para deslocações à praia, que pode conduzir a uma elevada procura dos areais da Arrábida, mesmo após o final da época balnear, a 15 de Setembro, motiva o prolongamento da Estratégia Municipal para uma Mobilidade Segura e Sustentável para Todos nas Zonas Balneares de Setúbal 2020, denominada de Arrábida Sem Carros”, justifica o município sadino.

O programa Arrábida Sem Carros estabelece um conjunto de restrições no acesso de viaturas automóveis às praias de Albarquel, Figueirinha, Galapos, Galapinhos e Portinho a Arrábida, entre outras, durante a época balnear, de modo a evitar os congestionamentos de trânsito e salvaguardar as condições de segurança e de pessoas e bens, bem como a circulação de viaturas de emergência.

Segundo uma nota de imprensa da Câmara de Setúbal, “todas as entidades envolvidas no programa consideraram desejável o prolongamento desta estratégia de mobilidade no acesso às praias após dia 15 e até ao final do mês, apenas aos fins de semana”.

“Desta forma, nos dias 19 e 20 e 26 e 27 de setembro mantém-se a proibição da circulação de automóveis ligeiros, nos dois sentidos de trânsito, no período compreendido entre as 08:00 e as 20:00, entre os parques de estacionamento da Figueirinha e do Creiro”, acrescenta o documento.

De acordo com o município, naqueles quatro dias, entre as 08:00 e as 20:00, mantém-se também a proibição de acesso de viaturas não autorizadas à Praia de Albarquel, bem como a interdição da permanência de autocaravanas ou similares nos parques e zonas de estacionamento e a interdição do estacionamento fora dos parques e zonas delimitadas para o efeito.

A Câmara de Setúbal recorda ainda que, nos períodos com restrições no acesso de viaturas automóveis às praias, “a circulação apenas é permitida a veículos autorizados, de duas rodas, transportes públicos regulares, táxis e similares, autoridades e viaturas de emergência”.

Nos dias em que se mantêm as restrições à circulação no âmbito do programa Arrábida Sem Carros, a autarquia sadina garante o funcionamento dos transportes públicos habituais para as praias da Arrábida, incluindo as carreiras rodoviárias abrangidas pelo passe Navegante.

(PressTUR com Agência Lusa)

 

Clique para ver mais: Cá Dentro

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Mealhada vai receber Mundial de Futsal Virtus e europeus de hóquei em patins feminino

30-09-2020 (18h07)

O Campeonato do Mundo de Futsal para atletas com deficiência intelectual e dois campeonatos europeus femininos de hóquei em patins de 2021 vão realizar-se na Mealhada, anunciou a Câmara Municipal.

Aldeias Históricas de Portugal desenvolvem plano de combate à pandemia

30-09-2020 (17h24)

A Rede das Aldeias Históricas de Portugal desenvolveu um plano operacional de combate à covid-19 assente na digitalização de processos, implementação de medidas de adaptação sanitária, e a capacitação de turistas e intervenientes, com o objetivo de "reforçar as 12 aldeias da rede como destino seguro e sustentável, no actual cenário pandémico".

Festival da Lusofonia de Macau vai decorrer entre 16 e 18 de Outubro

30-09-2020 (16h54)

O 23.º Festival da Lusofonia de Macau vai decorrer entre 16 e 18 de Outubro, com expositores de dez comunidades lusófonas e um programa musical que destaca grupos artísticos locais.

Município madeirense de Santa Cruz vai apresentar mapa ilustrado do concelho

30-09-2020 (11h37)

O mapa ilustrado de Santa Cruz, concelho da zona leste da Madeira, vai ser apresentado na sexta-feira, 2 de Outubro, revelou a câmara municipal, indicando que vai estar disponível em português, inglês e alemão.

Novas zonas pedonais de Évora vão funcionar até final de Outubro

29-09-2020 (17h31)

A Câmara de Évora alargou o período de funcionamento das novas zonas de circulação pedonal da cidade, pelo menos até final de Outubro, quando será feita nova avaliação das alterações introduzidas, informou o município.

Opinião e Análise