Três ruas no centro histórico de Lisboa passam a pedonais

06-07-2020 (18h33)

As ruas dos Bacalhoeiros, Nova da Trindade e João das Regras, na freguesia de Santa Maria Maior, em Lisboa, vão passar a ser pedonais, numa decisão tomada na sequência da crise provocada pela covid-19.

A medida visa “o alargamento do espaço público destinado a esplanadas e a pedonalização de algumas vias como forma de se contribuir para combater a profunda crise, que atinge em particular a restauração e afins no centro histórico, com graves e imediatas consequências na perda de dezenas ou centenas de postos de trabalho”, avançou a Junta de Freguesia de Santa Maria Maior.

Proposta pela Câmara Municipal de Lisboa, liderada por Fernando Medina (PS), a medida foi aprovada, por unanimidade, pela Assembleia Municipal de Lisboa, tendo a Junta de Freguesia de Santa Maria Maior, presidida pelo autarca Miguel Coelho (PS), aceite “a pedonalização e fecho temporário de três ruas em todo o território, duas delas com escasso e residual trânsito”.

“Estas ruas são a Rua Nova da Trindade (troço entre o Largo da Trindade e a Travessa João de Deus), a Rua dos Bacalhoeiros (no troço até à Rua da Padaria) e a Rua João das Regras”, indicou o presidente da Junta de Freguesia de Santa Maria Maior, Miguel Coelho, em comunicado, adiantando que o compromisso assumido teve em consideração a “urgência” em poder fornecer aos operadores comerciais esta possibilidade ainda durante este Verão.

O acordo estabelecido com a Câmara Municipal de Lisboa determina que o encerramento destas três ruas será “apenas até ao dia 31 de Dezembro do corrente ano”, referiu o autarca de Santa Maria Maior.

“Terminado este período, far-se-á uma avaliação desta experiência, decidindo-se após isso pela sua manutenção, ou não, como espaço pedonal”, revelou Miguel Coelho.

No âmbito do compromisso assumido para o alargamento do espaço público destinado a esplanadas e a pedonalização, a Junta de Freguesia de Santa Maria Maior colocou como condição que “todas as esplanadas que venham a ser colocadas terão de fechar impreterivelmente até às 23h00”.

“Como forma de evitar a invasão do espaço pedonal por veículos automóveis, foi decidido que, durante esta fase experimental, estas vias fossem pintadas de uma cor alternativa, seguindo a Junta de Freguesia o modelo proposto pela Câmara Municipal”, explicou o autarca de Santa Maria Maior, referindo-se à pintura de azul destas três ruas.

Em comunicado, a Junta de Freguesia de Santa Maior disse que todas as vias que, após o período experimental, venham a ser definitivamente consideradas pedonais serão, a partir de 1 de Janeiro de 2021, objeto de intervenção de colocação de calçada portuguesa.

(PressTUR com Agência Lusa)

 

Clique para ver mais: Cá Dentro

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Wine House Hotel da Quinta da Pacheca duplica número de camas com nova ala

11-08-2020 (19h12)

O Wine House Hotel da Quinta da Pacheca, em Lamego, junto ao Douro, conta com uma nova ala com 24 quartos, duplicando o número de camas da unidade hoteleira.

Torres Vedras promove roteiro "Passeio dos Poetas"

11-08-2020 (18h42)

O município de Torres Vedras está a promover um roteiro alusivo à relação dos poetas Antero de Quental, João de Barros e Kazuo Dan com Santa Cruz.

Sky Bar Carvoeiro abre para o Verão com novidades na carta

11-08-2020 (16h27)

O Sky Bar Carvoeiro, no Tivoli Carvoeiro em Vale de Covo no Algarve, reabriu para a temporada de Verão com a sua carta renovada.

Sintra junta-se à campanha "Encontrei Lisboa"

10-08-2020 (18h53)

A campanha "Encontrei Lisboa", que consiste em curtas estadas com experiências incluídas na região de Lisboa, conta com seis ofertas de alojamento e uma experiência no município de Sintra.

Universidade de Coimbra teve dez vezes menos turistas em Julho

10-08-2020 (17h08)

A Universidade de Coimbra (UC) teve quase dez vezes menos visitantes no percurso turístico em Julho do que no mês homólogo de 2019, revelou hoje a instituição, que atribuiu a quebra ao impacto da pandemia de covid-19.

Opinião e Análise