Cabo Verde fixa preço máximo de 127 euros para testes de covid-19

09-09-2020 (17h28)

A Entidade Reguladora Independente da Saúde (ERIS) de Cabo Verde fixou em 14.000 escudos (127 euros) o preço máximo a cobrar pelos laboratórios do arquipélago pela realização de testes de despiste à covid-19.

O Governo cabo-verdiano, através do decreto-lei 64/2020, de 28 de Agosto, atribuiu à ERIS a competência para fixar e regular o preço destes testes moleculares de deteção do novo coronavírus, que provoca a covid-19, durante a situação de pandemia.

Na deliberação publicada hoje, que entra em vigor na quinta-feira, a ERIS recorda que a abertura das fronteiras, no contexto da retoma dos voos internacionais de passageiros, justifica a adoção de "medidas para limitar a propagação transfronteiriça da covid-19, nomeadamente a obrigatoriedade da realização do teste de despistagem por Reverse Transcription - Polimerase Chain Reaction (RT-PCR)".

"Entretanto, com o objectivo de garantir a sua acessibilidade aos viajantes, torna-se necessário fixar e regular os preços praticados pela sua realização", lê-se.

Desde 1 de Agosto que Cabo Verde e Portugal mantêm um corredor aéreo para voos essenciais, com a obrigatoriedade de apresentação de testes negativos para covid-19 nos dois sentidos.

O "preço máximo" fixado pela ERIS para o teste RT-PCR, para despiste da covid-19, fica "sujeito a actualização periódica", em função da "evolução dos custos dos factores de produção", define ainda a mesma deliberação.

Cabo Verde contava até ao final do dia 8 de Setembro com um acumulado de 4.400 casos de covid-19 desde 19 de Março, com registo de 42 mortos.

(PressTUR com Agência Lusa)

 

Clique para ver mais: Cabo Verde

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Cabo Verde afasta presidente do Instituto do Turismo, há menos de um ano no cargo

04-09-2020 (16h02)

O Governo cabo-verdiano afastou o presidente do Conselho Diretivo do Instituto do Turismo de Cabo Verde (ITCV), João Manuel Chantre, nomeado para as funções há menos de um ano, sem anunciar quem sucederá no cargo.

Oásis Atlântico reabre hotel na Ilha de Santiago (Cabo Verde) amanhã

31-08-2020 (16h05)

O grupo hoteleiro português Oásis Atlântico anunciou que vai reabrir amanhã, dia 1 de Setembro, o hotel Oásis Atlântico Praiamar, na Ilha de Santiago, em Cabo Verde, depois de ter estado cinco meses encerrado.

Cabo Verde reabre fronteiras internacionais na segunda quinzena de Agosto

29-07-2020 (10h45)

Cabo Verde vai retomar os voos comerciais internacionais na segunda quinzena de Agosto e “muito provavelmente” vai exigir a apresentação de testes antecipados à covid-19 aos visitantes e turistas, disse à Lusa o ministro do Turismo.

Cabo Verde adia retoma dos voos internacionais para Agosto – Governo

24-06-2020 (13h35)

O Governo cabo-verdiano decidiu adiar de Julho para Agosto a retoma dos voos internacionais de/para o arquipélago, alegando o recrudescimento de casos de covid-19 na Europa, nomeadamente em Portugal, que no entanto foi apenas o 4º maior emissor para o país em 2019.

Grupo cabo-verdiano Ouril vai inaugurar hotel de 107 quartos em São Vicente

18-06-2020 (12h03)

Cabo Verde vai ter, ainda este ano, o seu maior hotel totalmente de capital cabo-verdiano, com 107 quartos, localizado na ilha de São Vicente, anunciou a agência de investimentos do país, a Cabo Verde TrandeInvest.

Opinião e Análise