Forte ao largo da Boa Vista vai ser museu

19-12-2019 (17h44)

O Forte Duque de Bragança, que foi construído em 1820 no ilhéu Sal Rei, junto à Ilha da Boa Vista, no Arquipélago de Cabo Verde, vai ser restaurado e transformado em museu.

O forte, construído durante o período colonial português, em 1820, no ilhéu na baía do porto da vila de Sal Rei, tinha a função de defesa daquele ancoradouro contra os então frequentes ataques de piratas e corsários à ilha da Boa Vista.

Em despacho publicado hoje pelo Ministério da Economia Marítima é autorizado o Instituto do Património Cultural (IPC) de Cabo Verde a “iniciar obras de reabilitação e conservação” naquele forte.

Em concreto, o pedido do IPC para a intervenção consiste em trabalhos ao nível da “consolidação dos muros do forte, limpeza dos arredores, reabilitação dos canhões e construção de um passadiço de madeiro”.

“Finalizando esses trabalhos de reabilitação, o IPC irá proceder à musealização do forte com painéis informativos e sinaléticas”, lê-se no despacho do Ministério da Economia Marítima, que sublinha o “impacto positivo” deste projeto.

No período da sua edificação, a ilha da Boa Vista exportava sal, algodão, gado e cal, entre outros produtos, tendo sido várias vezes saqueada por piratas entre os anos de 1815 a 1817, antes da construção daquele forte, que atualmente está em ruínas.

(PressTUR com Agência Lusa)

Clique para ver mais: Cabo Verde

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Soltrópico anuncia campanha “Solmaníacos” com oferta para Cabo Verde

23-07-2021 (13h28)

O operador turístico Soltrópico está a promover a sua campanha "Solmaníacos" com uma oferta para Cabo Verde, com voos e uma semana de alojamento em regime de tudo incluído (TI).

Soltrópico divulga ofertas para voos extra do Porto para a Ilha do Sal

09-07-2021 (17h03)

O operador turístico Soltrópico está a divulgar novas ofertas para os voos extra do Porto para a Ilha do Sal, apresentando pacotes de sete noites a partir de 628 euros por pessoa em quarto duplo.

Solférias, Abreu e Soltrópico reforçam operação charter para Cabo Verde

28-06-2021 (12h29)

Os operadores turísticos Solférias, Abreu e Soltrópico anunciaram hoje que vão acrescentar mais duas partidas semanais, uma de Lisboa e outra do Porto, à sua operação charter de Verão para a Ilha do Sal, em Cabo Verde.

Cabo Verde prevê ter todos os adultos vacinados no Sal e Boavista antes de Agosto

15-06-2021 (13h55)

Cabo Verde começou esta semana a vacinação em massa contra a covid-19 nas ilhas do Sal e da Boavista, e espera completar a vacinação de todos os adultos antes de Agosto.

Cabo Verde e Portugal avançam com candidatura do ex-Campo do Tarrafal à UNESCO

11-06-2021 (18h55)

Os governos de Cabo Verde e Portugal assinam em 5 de Julho, no ex-Campo de Concentração do Tarrafal, um memorando de entendimento para a candidatura daquele espaço histórico cabo-verdiano a Património da Humanidade da UNESCO.

Opinião e Análise