Governo cabo-verdiano retoma projecto do Oceanário do Mindelo

02-06-2019 (17h04)

Foto: Oceanário de Lisboa/Pedro A. Pina
Foto: Oceanário de Lisboa/Pedro A. Pina

O projecto do Oceanário do Mindelo, do arquitecto norte-americano Peter Chermayeff, que projectou o Oceanário no Parque das Nações, em Lisboa, vai ser retomado, 20 anos após ter sido desenhado, segundo o Governo cabo-verdiano.

Peter Chermayeff esteve no Mindelo, ilha de São Vicente, na passada quarta-feira e continua a manifestar o seu entusiasmo pela obra que projectou em 1999 e que, na altura, estava orçada em 10 milhões de dólares.

O arquitecto propõe agora um projecto ainda mais ambicioso, que seja capaz de transformar toda a área circundante da réplica da Torre de Belém num pólo cultural, económico e turístico.

Um lugar que seja “uma celebração da própria essência do povo destas ilhas e que traga pessoas para vir conhecer Cabo Verde”, segundo uma nota do Governo de Cabo Verde sobre o evento, que decorreu no Mindelo.

A acompanhar Peter Chermayeff, o ministro da Economia Marítima, José da Silva Gonçalves, reiterou a importância do projecto para a ilha de São Vicente, pois “representa o renascimento da baixa de Mindelo, concentrado na cultura e dedicado ao mar”.

Segundo o executivo cabo-verdiano, o projecto foi programado e concebido para se adequar às circunstancias do país, considerando as potencialidades da cidade do Mindelo e a sua projecção no quadro do crescimento e desenvolvimento económico de Cabo Verde.

O objectivo é que seja uma obra auto-sustentável, graças ao desenvolvimento do mercado turístico cabo-verdiano, à geração de impostos e à criação de novos empregos.

(PressTUR com Agência Lusa)

 

Clique para mais notícias: Cabo Verde

Clique para mais notícias: África

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Oásis Atlântico divulga medidas para prevenir a propagação da covid-19 nos seus hotéis

22-05-2020 (11h22)

O grupo português Oásis Atlântico, que tem hotéis em Cabo Verde, Marrocos e Brasil, está a divulgar as medidas que implementou nos seus hotéis para prevenir a propagação da covid-19, incluindo reforço da limpeza e redução de capacidade em restaurantes e bares.

Cabo Verde interdita voos de Portugal e países europeus com casos de Covid-19

17-03-2020 (17h12)

O primeiro-ministro cabo-verdiano anunciou a interdição dos aeroportos de Cabo Verde, a partir de quarta-feira, a todos os voos de Portugal, e restantes países europeus afectados pela pandemia de Covid-19, declarando a situação de contingência.

Governo de Cabo Verde autoriza hotel rural em Santo Antão

06-03-2020 (14h10)

O Governo de Cabo Verde, de acordo com um despacho conjunto dos ministros das Finanças e do Turismo e dos Transportes, atribuiu estatuto de utilidade turística a um projecto para um hotel rural em Santo Antão, avaliado em cerca de 300 mil euros.

Projecto para hotel "ambientalmente sustentável" em Cabo Verde recebe estatuto de utilidade turística

04-03-2020 (15h11)

Foi atribuído o estatuto de utilidade turística do Governo de Cabo Verde a um projecto para um hotel de 22 quartos "ambientalmente sustentável", a cerca de 40 quilómetros da Cidade da Praia, na Ilha de Santiago.

Ilha do Sal investe mais de 3M€ para criar Polícia Municipal com 70 efectivos

17-02-2020 (18h42)

A ilha do Sal, a mais turística de Cabo Verde, vai contar este ano com um corpo de Polícia Municipal, com até 70 efectivos, num investimento da câmara local superior a três milhões de euros até 2023.

Opinião e Análise