Ilha do Sal quer classificar a praia de Santa Maria com Bandeira Azul

22-05-2019 (11h46)

A Câmara Municipal do Sal, em Cabo Verde, quer classificar a praia de Santa Maria com Bandeira Azul, segundo a representante do programa no país, que considera que todas as praias cabo-verdianas têm condições para ser classificadas, desde que sejam implementadas medidas.

Patrícia Rendall Rocha, da Associação para a Defesa do Meio Ambiente Biosfera, membro oficial e operador nacional do programa da Fundação para a Educação Ambiental (FEA) em Cabo Verde, que atribui a Bandeira Azul, afirmou que, apesar do trabalho a fazer, as praias cabo-verdianas têm condições para serem distinguidas.

Para poderem ostentar a Bandeira Azul, as praias têm de cumprir um conjunto de "requisitos de qualidade ambiental, segurança, bem-estar, infraestruturas de apoio, informação aos utentes e sensibilização ambiental".

Cabo Verde, onde as praias são uma das principais razões para ser um destino turístico, ainda não tem nenhuma Bandeira Azul, mas a Câmara Municipal do Sal, a mais turística das ilhas, mostrou interesse e contactou a Biosfera para que esta a informasse das condições necessárias.

A Câmara Municipal do Sal pretende que a praia de Santa Maria ostente esta classificação, mas para isso terá de apresentar, tal como todas as outras, um conjunto de condições.

Além da qualidade das águas e das areias, as praias não poderão permitir animais como cães, frequentemente visíveis nestes espaços em Cabo Verde.

Patrícia Rendall Rocha reconhece que há ainda muito trabalho a fazer, nomeadamente na aplicação da lei, já que em termos legislativos existe matéria suficiente, disse.

Com vista ao desenvolvimento das condições para a candidatura do Sal, realiza-se quarta e quinta-feira, no Sal, o primeiro Workshop Nacional Bandeira Azul - Cabo Verde, onde participarão elementos do Governo cabo-verdiano e de instituições privadas e não governamentais para o esclarecimento dos critérios de candidatura ao programa Bandeira Azul da FEE.

(PressTUR com Agência Lusa)

 

Clique para ver mais: Cabo Verde

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Oásis Atlântico divulga medidas para prevenir a propagação da covid-19 nos seus hotéis

22-05-2020 (11h22)

O grupo português Oásis Atlântico, que tem hotéis em Cabo Verde, Marrocos e Brasil, está a divulgar as medidas que implementou nos seus hotéis para prevenir a propagação da covid-19, incluindo reforço da limpeza e redução de capacidade em restaurantes e bares.

Cabo Verde interdita voos de Portugal e países europeus com casos de Covid-19

17-03-2020 (17h12)

O primeiro-ministro cabo-verdiano anunciou a interdição dos aeroportos de Cabo Verde, a partir de quarta-feira, a todos os voos de Portugal, e restantes países europeus afectados pela pandemia de Covid-19, declarando a situação de contingência.

Governo de Cabo Verde autoriza hotel rural em Santo Antão

06-03-2020 (14h10)

O Governo de Cabo Verde, de acordo com um despacho conjunto dos ministros das Finanças e do Turismo e dos Transportes, atribuiu estatuto de utilidade turística a um projecto para um hotel rural em Santo Antão, avaliado em cerca de 300 mil euros.

Projecto para hotel "ambientalmente sustentável" em Cabo Verde recebe estatuto de utilidade turística

04-03-2020 (15h11)

Foi atribuído o estatuto de utilidade turística do Governo de Cabo Verde a um projecto para um hotel de 22 quartos "ambientalmente sustentável", a cerca de 40 quilómetros da Cidade da Praia, na Ilha de Santiago.

Ilha do Sal investe mais de 3M€ para criar Polícia Municipal com 70 efectivos

17-02-2020 (18h42)

A ilha do Sal, a mais turística de Cabo Verde, vai contar este ano com um corpo de Polícia Municipal, com até 70 efectivos, num investimento da câmara local superior a três milhões de euros até 2023.

Opinião e Análise