Câmara de Arganil instala oito pontos de acesso livre à internet no concelho

07-08-2020 (18h50)

Foto: Sergi Kabrera / Unsplash
Foto: Sergi Kabrera / Unsplash

A Câmara de Arganil instalou oito pontos de acesso livre à internet na sede do concelho e na vila de Coja, anunciou hoje este município do distrito de Coimbra.

"Este reforço do serviço de internet gratuita proporcionado pela autarquia concorre para a redução da exclusão digital e para o aumento do acesso aos serviços públicos 'online', facilitando e melhorando a qualidade de vida dos arganilenses e dos que visitam o concelho", refere em comunicado a Câmara Municipal, liderada por Luís Paulo Costa.

Na vila de Arganil, no interior do distrito, a rede wifi está disponível na Fonte de Amandos, Rua Oliveira Matos, Largo Ribeiro de Campos, Largo do Cruzeiro e Avenida das Forças Armadas, junto à Biblioteca Municipal, Finanças, Espaço do Cidadão e Segurança Social.

"Em breve, o serviço estará também activo na Praça Simões Dias", segundo a nota.

Em Côja, que foi sede de concelho até ao século XIX, os pontos de acesso são a praça Alberto do Vale, o Parque Verde do Prado e o Largo da Feira, junto ao edifício da União das Freguesias de Côja e Barril do Alva.

"Estar ligado à internet é agora ainda mais fácil, cómodo e acessível, com os oito novos pontos de acesso wifi instalados pelo município de Arganil no espaço público […]. O serviço pode ser utilizado livremente e sem custos por qualquer cidadão com um dispositivo de acesso compatível", salienta a autarquia.

A instalação desta rede resulta de uma candidatura no valor de 15 mil euros ao programa WiFi4EU, da Comissão Europeia, aprovada em Dezembro de 2018, e de um investimento adicional de cinco mil euros do município.

"Esta iniciativa baseia-se num único sistema de autenticação (‘iniciar sessão uma vez’) para os utilizadores em toda a União Europeia", explica o município.

O projecto, realça, “vem complementar o serviço de internet gratuito Arganil wifi disponibilizado pelo município desde 2008, que tem vindo a ser alargado e melhorado desde então, proporcionando maior dinâmica e utilização dos equipamentos e espaços públicos pela população".

(PressTUR com Agência Lusa)

Clique para ver mais: Cá Dentro

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Marriott estreia marca Aloft no Japão

01-10-2020 (16h22)

A Marriott International abriu o primeiro hotel da sua marca Aloft no Japão, em Tóquio, uma unidade hoteleira com um design arrojado e cores brilhantes, num piscar de olho ao movimento cultural dos anos 1960 Miyuki-zoku.

Mealhada vai receber Mundial de Futsal Virtus e europeus de hóquei em patins feminino

30-09-2020 (18h07)

O Campeonato do Mundo de Futsal para atletas com deficiência intelectual e dois campeonatos europeus femininos de hóquei em patins de 2021 vão realizar-se na Mealhada, anunciou a Câmara Municipal.

Aldeias Históricas de Portugal desenvolvem plano de combate à pandemia

30-09-2020 (17h24)

A Rede das Aldeias Históricas de Portugal desenvolveu um plano operacional de combate à covid-19 assente na digitalização de processos, implementação de medidas de adaptação sanitária, e a capacitação de turistas e intervenientes, com o objetivo de "reforçar as 12 aldeias da rede como destino seguro e sustentável, no actual cenário pandémico".

Festival da Lusofonia de Macau vai decorrer entre 16 e 18 de Outubro

30-09-2020 (16h54)

O 23.º Festival da Lusofonia de Macau vai decorrer entre 16 e 18 de Outubro, com expositores de dez comunidades lusófonas e um programa musical que destaca grupos artísticos locais.

Município madeirense de Santa Cruz vai apresentar mapa ilustrado do concelho

30-09-2020 (11h37)

O mapa ilustrado de Santa Cruz, concelho da zona leste da Madeira, vai ser apresentado na sexta-feira, 2 de Outubro, revelou a câmara municipal, indicando que vai estar disponível em português, inglês e alemão.

Opinião e Análise