Cantanhede inaugura Rota da Vinha com 14 quilómetros

12-08-2020 (17h56)

Foto: Unsplash / David Kohler
Foto: Unsplash / David Kohler

A Rota da Vinha de Cantanhede, com um trajecto de 14 quilómetros repartido por duas freguesias, vai ser inaugurada no Domingo, anunciou hoje a Câmara Municipal.

A iniciativa começa no largo do Terreiro, em Cordinhã, às 17h, com uma cerimónia inaugural, seguida de “uma pequena caminhada de participação livre”, de cerca de três quilómetros, até ao largo do Olival, em Ourentã.

“O percurso permite vivenciar ao longo do ano as diversas fases” da actividade vitivinícola, “desde a poda e a empa (colocação de estacas para suportar a planta), que se realizam no Inverno, passando pela floração das videiras, que ocorre na Primavera, e pela chamada 'poda verde', que se concretiza no Verão, concluindo-se no Outono com a tão desejada e ansiada vindima”, refere a Câmara de Cantanhede em comunicado.

Segundo a autarquia, no distrito de Coimbra, presidida pela social-democrata Helena Teodósio, a Rota da Vinha resulta de uma parceria do município com a Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra e as juntas de freguesia de Cordinhã e Ourentã.

A concluir o programa, os participantes poderão ainda “usufruir de apresentações vínicas e gastronómicas, de forma a assinalar a abertura oficial de um itinerário concebido para fomentar a descoberta das vinhas da Região Demarcada da Bairrada, um património tão importante” para as duas freguesias, bem como “os seus importantes recursos naturais e biodiversidade”, de acordo com a nota.

O projecto foi desenvolvido pela Câmara Municipal “no âmbito de uma acção de estruturação de um produto turístico”, promovida pela CIM, com vista à “valorização dos corredores de património natural” da Região de Coimbra, tendo neste caso como referência a vinha e o vinho.

(PressTUR com Agência Lusa)

Clique para ver mais: Cá Dentro

Clique para ver mais: Actividades

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Marriott estreia marca Aloft no Japão

01-10-2020 (16h22)

A Marriott International abriu o primeiro hotel da sua marca Aloft no Japão, em Tóquio, uma unidade hoteleira com um design arrojado e cores brilhantes, num piscar de olho ao movimento cultural dos anos 1960 Miyuki-zoku.

Mealhada vai receber Mundial de Futsal Virtus e europeus de hóquei em patins feminino

30-09-2020 (18h07)

O Campeonato do Mundo de Futsal para atletas com deficiência intelectual e dois campeonatos europeus femininos de hóquei em patins de 2021 vão realizar-se na Mealhada, anunciou a Câmara Municipal.

Aldeias Históricas de Portugal desenvolvem plano de combate à pandemia

30-09-2020 (17h24)

A Rede das Aldeias Históricas de Portugal desenvolveu um plano operacional de combate à covid-19 assente na digitalização de processos, implementação de medidas de adaptação sanitária, e a capacitação de turistas e intervenientes, com o objetivo de "reforçar as 12 aldeias da rede como destino seguro e sustentável, no actual cenário pandémico".

Festival da Lusofonia de Macau vai decorrer entre 16 e 18 de Outubro

30-09-2020 (16h54)

O 23.º Festival da Lusofonia de Macau vai decorrer entre 16 e 18 de Outubro, com expositores de dez comunidades lusófonas e um programa musical que destaca grupos artísticos locais.

Município madeirense de Santa Cruz vai apresentar mapa ilustrado do concelho

30-09-2020 (11h37)

O mapa ilustrado de Santa Cruz, concelho da zona leste da Madeira, vai ser apresentado na sexta-feira, 2 de Outubro, revelou a câmara municipal, indicando que vai estar disponível em português, inglês e alemão.

Opinião e Análise