Furacão Irene tende a ganhar intensidade enquanto passa perto da costa Norte da Dominicana

22-08-2011 (23h31)

O NHC admite que o furacão Irene, cujo centro se encontrava a cem quilómetros a Noroeste de Punta Cana, República Dominicana, às 21h00 UTC de hoje, tende a ser um furacão de grande intensidade, à medida que avança para as Bahamas e as Turks and Caicos.




Na Dominicana, de acordo com a imprensa local, a associação da hotelaria garantiu que os estabelecimentos iniciaram os preparativos de prevenção assim que surgiram as informações sobre a proximidade do furacão.
Segundo a Asonahores, associação de hotéis e restaurantes, que indicou que os estabelecimentos entre a zona de Bávaro e Punta Cana estavam com uma ocupação média de 70%, os estabelecimentos limitaram o acesso a espaços abertos e iniciaram a recolha de objectos que poderiam causar danos com o forte vento que era esperado.
Quanto a voos, as notícias dizem que foram canceladas operações para o aeroporto Las Américas, designadamente da norte-americana JetBlue, da American Airlines, da Continental e da Air France.
A JetBlue também cancelou ligações de e para Puerto Plata e no aeroporto La Isabela apenas foram canceladas operações da Air Century.
A imprensa dominicana não se refere a cancelamentos ou perturbações no aeroporto de Punta Cana, para onde hoje à tarde partiu um charter de Lisboa em avião da SATA Internacional.
Uma das notícias diz que ao todo foram cancelados 27 voos de e para a República Dominicana, dez dos quais da norte-americana JetBlue, e que foram reprogramados voos da Iberia e da Iberia que estavam previsto aterrar em Las Américas durante a tarde, tendo sido adiados para as primeiras horas da manhã de amanhã
As notícias, aliás, ainda têm poucas referências à situação no País com a aproximação do furacão Irene, sendo referido apenas que durante a manhã foram registadas rajadas fortes e aguaceiros intensos em Monte Plata, onde foram feitas algumas evacuações preventivas, tal como em Puerto Plata, onde chovia moderadamente mas o vento era intenso.
As notícias referem ainda que Puerto Plata foram encerradas as praias, como medida de prevenção, porque se esperavam ondas que poderiam ultrapassar os quatro metros.
Em Porto Rico, por onde passou anteriormente o centro do furacão Irene, as notícias da imprensa local dizem que provocou inundações, com rios a transbordarem, queda de árvores e cortes de energia que afectaram mais de 800 mil pessoas.
Algumas notícias dizem que no aeroporto da capital, San Juan, dezenas de turistas esperavam pelo reatamento dos voos.
Segundo o NHC, o centro do furacão Irene está a deslocar-se no sentido Oeste - Noroeste a 20 Km/hora e prevê-se que passe perto da costa Norte da Dominicana e do Haiti durante a noite de hoje (hora local), amanhã esteja nas proximidades das Turks and Caicos e, às primeiras horas de quarta-feira, próximo das Bahamas.
O NHC diz que o Irene está com ventos máximos continuados de 130 Km/hora, mantendo-se em categoria 1 da escala Saffir-Simpson, mas que é de esperar que ganhe intensidade nas próximas 48 horas, podendo ser um “major” quando já estiver nas proximidades das Bahamas.
As condições de furacão fazem-se sentir num raio de 45 quilómetros a partir do centro e condições de tempestade tropical vão até 295 quilómetros.
De acordo com estas indicações, a costa Norte da Dominicana está sob condições de tempestade tropical, com algumas regiões a registarem condições de furacão, durante a noite de hoje e primeiras horas de amanhã.
Os meteorologistas prevêem ainda que a chuva atinge acumulações de água entre sete e 15 centímetros, podendo atingir pontualmente os 25 centímetros, na costa Norte da ilha Hispaniola, partilhada pela Dominicana e o Haiti.
No mar, acrescentam as previsões, a expectativa é que as águas subam entre 60 centímetros e 1,20 metros acima dos níveis normais das marés.
Mais intensas são as consequências que os meteorologistas prevêem para as Turks and Caicos e para as Bahamas, onde esperam que a chuva provoque acumulações de água entre 12 e 25 centímetros e que as águas do mar subam acima dos níveis normais das marés entre dois e três metros.


Charter para Punta Cana já partiu de Lisboa
NHC classifica Irene como furacão com ventos máximos continuados de 120 Km/hora
“Quase” furacão Irene vai afectar mais a costa Norte da Dominicana
Toda a costa dominicana passou a estar com aviso de aproximação de furacão
Dominicana eleva grau de alerta no País para furacão na Costa Sul e tempestade a Norte
Dominicana emite aviso de tempestade tropical pela aproximação da Irene
“Onda tropical” próxima do Mar das Caraíbas tem 90% de probabilidade de evoluir para ciclone

Para aceder à página do NHC clique aqui
Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Jolidey já vende Caraíbas e Ilhas Espanholas para viagens a partir de Julho

05-06-2020 (12h23)

O operador turístico Jolidey anunciou ao mercado que vai retomar no dia 15 de Julho as suas operações para Cancún, Punta Cana, Varadero, Maiorca, Menorca e Tenerife.

Soltour já tem no mercado pacotes com voos de Lisboa para Dominicana, México e Cuba este Verão

26-05-2020 (16h22)

O operador Soltour, que é considerado o líder em vendas de pacotes de férias nas Caraíbas, já tem no mercado as suas propostas de férias este Verão na Dominicana, no México e em Cuba com voos directos de Lisboa na Orbest.

Sonhando já vende férias de Verão em Cuba, Tunísia, Porto Santo e São Tomé

22-05-2020 (16h11)

O operador turístico Sonhando anunciou hoje ao mercado a sua programação para férias de Verão em Cuba, com voos charter para Vardero e Cayo Coco, Tunísia, com voos charter de Lisboa e do Porto, ilha de Porto Santo e São Tomé e Príncipe.

Sonhando promove ofertas para Cuba para reservas até Domingo

28-02-2020 (18h19)

O operador turístico Sonhando está a promover as suas ofertas para férias de Verão em Cuba, para reservas efectuadas até Domingo, dia 1 de Março.

Sonhando lança campanha de ofertas “Quinzena de Cuba”

12-02-2020 (16h12)

O operador turístico Sonhando lançou hoje para o mercado a sua campanha “Quinzena de Cuba”, com promoções para Varadero e Cayo Coco que incluem programas grátis para crianças, em reservas efectuadas até 1 de Março.

Opinião e Análise