Mais de 600 turistas portugueses na Jamaica “Olho” do furacão Dean a 210 Km de Kingston

19-08-2007 (18h03)

Às 15h00 UTC de hoje o “olho” do furacão Dean, de categoria 4 num máximo de 5, com ventos máximos constantes na ordem dos 230 km/h, encontrava-se a 210 quilómetros Este-Sudeste de Kingston, menos 85 quilómetros que na informação das 12h00 do National Hurricane Center (NHC), cujas previsões indicam que o núcleo do furacão passará “muito próximo” da costa jamaicana, onde actualmente se encontram mais de 600 turistas portugueses.

O PressTUR confirmou estas informações junto de um dos operadores portugueses que faz parte do grupo — Club 1840, Iberojet, Mundovip, Soltour e Travelplan — que este ano tem dois charters por semana para Montego Bay em avião da Orbest, de 338 lugares, e que têm indicado que a Jamaica tem sido um dos destinos “moda” este ano em Portugal.
A informação do NHC mostra o núcleo do Dean a passar junto à costa Sul da Jamaica, onde se situam a capital Kingston e um dos destinos famosos em Portugal, a praia de Negril, bem como Whitehouse, onde se localiza o mais recente resort da rede jamaicana Sandals & Beaches.
Os outros dois destinos jamaicanos mais procurados pelos portugueses — Montego Bay e ocho Rios, ficam no lado oposto da ilha ao largo do qual passará o núcleo do Dean.
O mesmo operador indicou ao PressTUR que só depois de avaliadas as consequências da passagem do Dean poderá ser tomada uma decisão em relação ao voo charter programado para sair amanhã às 13h00 de Lisboa para Montego Bay.
A informação do NHC indica que o núcleo do Dean vai passar “muito próximo” da costa Sul da Jamaica às primeiras horas da tarde de hoje, o que representa uma antecipação relativamente às indicações iniciais.
O mapa da trajectória do Dean divulgado pelo NHC — que pode ser visto em http://www.nhc.noaa.gov/refresh/graphics_at4+shtml/144528.shtml?3day#contents — mostra que às 15h00 UTC o “centro” do furacão já muito próximo da região das Blue Mountains e Morant Bay, e indica que o núcleo se desloca à velocidade de 30 Km/h numa trajectória Este-Sudeste.
A localização indicada pelo NHC indicia que a Jamaica já está sob tempestade tropical, uma vez que segundo o centro essas condições se verificam num raio de 335 quilómetros a contar do “olho” do Dean.
A força máxima do furacão — acrescenta — verifica-se num raio de 95 quilómetros, pelo que toda a ilha da Jamaica poderá sofrer essas condições.

Governo mexicano já lançou alerta de furacão
A informação do NHC diz ainda que o governo mexicano lançou às 15h00 um alerta de furacão [hurricane watch] para a área compreendida em Chetumal e San Filipe, na península do Yucatan, onde estão os resorts mais procurados pelos turistas portugueses, que compram maioritariamente pacotes turísticos para Cancun e Riviera Maya.
O alerta de furacão indica que são esperadas condições meteorológicas de furacão nas próximas 36 horas.
O Governo de Cuba também lançou um alerta de tempestade tropical (indica que essas condições se deverão verificar nas próximas 36 horas) para as províncias de Pinar del Rio e La Habana.
Além disso, estão sob aviso de tempestade tropical (indica essas condições nas próximas 24 horas) para uma área que vai das províncias de Camaguey até Guantanamo.

Clique para ir para o site: National Hurricane Center
Clique para ler mais: Furacão Dean
Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Havana vai ter um novo hotel de 5-estrelas no centro histórico

12-04-2021 (16h58)

O centro histórico de Havana, em Cuba, vai ter brevemente um novo hotel de 5-estrelas do Grupo Gaviota, o Palacio de Los Corredores, localizado na emblemática Plaza de San Francisco de Asis, junto ao terminal de cruzeiros.

Solférias já vende Punta Cana com voos euroAtlantic

05-04-2021 (16h48)

O operador turístico Solférias já lançou para o mercado a sua programação para férias de Verão na República Dominicana, com voos charter euroAtlantic para Punta Cana.

Sonhando põe à venda Cancun e Riviera Maya com voos TAP

31-03-2021 (10h46)

O operador turístico Sonhando divulgou para o mercado a sua programação para férias de Verão em Cancun e na Riviera Maya, no México, com preços desde 899 euros com voos TAP e sete noites de alojamento.

Solférias já vende Cayo Coco e Cayo Guillermo com voos euroAtlantic

31-03-2021 (10h37)

O operador turístico Solférias já lançou para o mercado a sua programação para férias de Verão em Cuba, com voos charter euroAtlantic entre Lisboa e Cayo Coco.

Sonhando já vende Verão em Punta Cana com charters do Porto

29-03-2021 (18h27)

O operador turístico Sonhando lançou hoje para o mercado a sua programação para férias de Verão em Punta Cana, com voos charter euroAtlantic à saída do Porto.

Opinião e Análise