Núcleo do Dean junto à costa Sul da Jamaica Kingston já dentro da área mais perigosa

19-08-2007 (22h37)

Furacão pode ganhar mais força amanhã, antes de chegar ao México

O extremamente perigoso Dean rente à costa Sul da Jamaica — é assim que começa a informação das 21h00 UTC do National Hurricane Center, que posiciona o núcleo do furacão, de grau 4 num máximo de 5, com ventos máximos constantes de 230 km/h a apenas 80 quilómetros a Sul da capital jamaicana, Kingston.

O CNH indica que a trajectória do Dean mantém o núcleo junto à costa Sul da Jamaica pelas próximas horas.
O mapa divulgada pelo CNH mostra uma trajectória do núcleo do Dean muito próxima de toda a costa Sul da Jamaica, onde se encontra, além da capital, Negril, uma das praias mais famosas e com alguns hotéis procurados pelos turistas portugueses, e Whitehouse, que também dá o nome ao mais recente resort da cadeia hoteleira Sandals & Beaches.
Estas serão as zonas potencialmente mais afectadas, mas virtualmente toda a Jamaica estará sob ameaça dos ventos mais fortes e grande quantidade precipitação, incluindo Ocho Rios e Montego Bay, na costa Norte, onde se concentram grande parte dos hotéis mais procurados pelos portugueses, que nesta altura, segundo fontes dos operadores turísticos ao PressTUR, serão cerca de 600, dos voos que saíram de Lisboa na segunda e na quarta-feira.
O NHC indica na sua informação que a acção mais violenta do Dean se estende por um raio de 95 quilómetros a partir do núcleo e que condições de tempestade tropical se estendem até 335 quilómetros de distância.
Nesta última informação o NHC retoma a indicação de que o Dean “tem o potencial para se tornar um furacão de categoria 5” amanhã, quando atravessar a região Noroeste do Mar das Caraíbas.
Esta indicação são más notícias para a península do Yucatán, México, onde também se encontram centenas de portugueses, pelo menos de dois voos, uma vez que hoje o avião que deveria levar turistas para Cancun chegou a este destino vazio para trazer os que completavam uma semana de férias.
O mapa do NHC (clique para ver no site do National Hurricane center: Mapa) com a trajectória previsível do núcleo do furacão mostra que pelas 6h00 UTC de terça-feira o núcleo do Dean se encontrará muito próximo de Playa del Carmen, Cozumel, Riviera Maya e Cancun, que são os destinos turísticos mexicanos mais “vendidos” em Portugal.
Nesse mapa o Dean mantém-se sobre a península do Yucatán até à tarde de terça-feira, entrando de seguida no Golfo do México, onde as preocupações se centram nos estragos que poderá causar à indústria petrolífera.
O mapa mostra que toda a costa desde o Norte do Belize até São Filipe, no México, já estão sob alerta de furacão, que indica risco de ventos de furacão nas próximas 36 horas.
A posição do Dean às 21h00 indica que também a costa cubana das províncias de Guantanamo, Santiago de Cuba e Granma estarão na área em que se fazem sentir condições de tempestade tropical.
A situação dos turistas portugueses em Cuba é menos preocupante, na medida em que a maioria se concentra em Varadero, na costa Norte da província de Matanzas, que já fica fora do raio de acção do Dean.
As preocupações neste caso são com alguns turistas que se possam encontrar em Cayo Largo.
Nas próximas horas, além da Jamaica, em estado de alerta “vermelho” (aviso de furacão nas próximas 24 horas) estão também as ilhas Cayman.

Clique para ir para o site: National Hurricane Center
Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Havana vai ter um novo hotel de 5-estrelas no centro histórico

12-04-2021 (16h58)

O centro histórico de Havana, em Cuba, vai ter brevemente um novo hotel de 5-estrelas do Grupo Gaviota, o Palacio de Los Corredores, localizado na emblemática Plaza de San Francisco de Asis, junto ao terminal de cruzeiros.

Solférias já vende Punta Cana com voos euroAtlantic

05-04-2021 (16h48)

O operador turístico Solférias já lançou para o mercado a sua programação para férias de Verão na República Dominicana, com voos charter euroAtlantic para Punta Cana.

Sonhando põe à venda Cancun e Riviera Maya com voos TAP

31-03-2021 (10h46)

O operador turístico Sonhando divulgou para o mercado a sua programação para férias de Verão em Cancun e na Riviera Maya, no México, com preços desde 899 euros com voos TAP e sete noites de alojamento.

Solférias já vende Cayo Coco e Cayo Guillermo com voos euroAtlantic

31-03-2021 (10h37)

O operador turístico Solférias já lançou para o mercado a sua programação para férias de Verão em Cuba, com voos charter euroAtlantic entre Lisboa e Cayo Coco.

Sonhando já vende Verão em Punta Cana com charters do Porto

29-03-2021 (18h27)

O operador turístico Sonhando lançou hoje para o mercado a sua programação para férias de Verão em Punta Cana, com voos charter euroAtlantic à saída do Porto.

Opinião e Análise