Trinidad: um tesouro colonial entre o mar e a serra

24-03-2017 (06h03)

Trinidad é uma cidade para mergulhar na história colonial de Cuba, mas também no mar das melhores praias do Sul do país e na densa floresta da Serra de Escambray, tudo isto no caso de sobrar energia das noites animadas com muita dança e música ao vivo.

Situada na província de Sancti Spíritus, Trinidad tem a Sul a Playa Ancón, considerada uma das melhores praias do Sul de Cuba, e a Noroeste a Serra de Escambray, onde está o Vale dos Engenhos de Açúcar, declarado Património Mundial pela UNESCO.

A própria cidade, também Património Mundial, está instalada numa montanha, e as ruas, inclinadas, a subir e a descer até à praça principal, são feitas de pedras, que, dizem os guias, ainda são as mesmas que serviram de lastro aos navios que vinham a Trinidad abastecer-se de açúcar.

As antigas casas das famílias que controlavam a indústria do açúcar no vizinho Vale dos Engenhos compõem o cenário colonial, com os seus tons quentes de azul, amarelo e vermelho.

Em redor da praça principal, a tranquila Plaza Mayor, enfeitada de palmeiras e de peças de cerâmica, encontram-se bons exemplos dessas habitações.

Uma delas é o antigo Palácio Brunet, actuamente Museu Romântico, recheado com mobília, pratos, talheres, obras de arte e adornos de todo tipo recolhidos de antigas casas do centro histórico da Trinidad.

Outro exemplo é Palácio da família Iznaga, também junto à praça, que é actualmente o Museu de Arquitectura Trinitaria, centrado em demonstrar a arquitectura doméstica dos séculos XVIII e XIX.

Há ainda o Museu Histórico Municipal instalado na antiga mansão da família Borrell e, posteriormente, da família Cantero, onde também é possível ver decorações e mobílias do século XIX e ainda subir à torre para ter outra perspectiva do centro histórico da cidade.

Junto à Plaza Mayor, encontra-se a escadaria da Casa da Música, repleta de gente dia e noite, uns em busca da internet wi-fi, outros à espera de lugar à mesa para assistir aos concertos.

A Casa da Música e os diversos bares e restaurantes nas proximidades podem ser o arranque de uma noite animada, mas para prolongar além das 2h a alternativa é a Disco Ayala, uma discoteca no interior de uma gruta.

Para alojamento no centro de Trinidad, o Iberostar Grand Hotel é uma das opções de charme, um pequeno hotel luxuoso, nascido a partir da renovação de um edifício do século XIX.

A três quilómetros da cidade, existe uma opção mais rústica, a Finca Ma Dolores, com bungalows de madeira e uma piscina para descontrair.

Uma viagem de carro até Trinidad leva cerca de quatro horas partindo de Havana ou de Varadero, enquanto de Cayo Coco a viagem é de aproximadamente três horas e meia.

Junto a Trinidad, a apenas uma hora e meia de carro, encontra-se a cidade de Cienfuegos, uma cidade elegante e moderna com construções de influência francesa, declarada Património Mundial pela UNESCO.

 

O PressTUR visitou Cuba a convite do Ministério de Turismo de Cuba


Continua:

Trinidad: serra e praia

Cienfuegos: um toque francês em Cuba

Varadero: paraíso do sol e mar

Descobrir em Havana a singularidade de Cuba

Havana: quatro praças emblemáticas

Vales e penhascos na tranquilidade de Viñales

Remedios: uma cidade colonial para descontrair

Cayo Santa Maria para relaxar e mergulhar

Reviver a história de Che Guevara em Santa Clara

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

República Dominicana torna obrigatório teste de covid-19 para entrar no país

31-07-2020 (16h34)

A República Dominicana anunciou que para entrar no país passou a ser obrigatório apresentar um teste de covid-19 negativo ou fazer um teste rápido no aeroporto, sem custos para o visitante.

Charters para as Caraíbas cancelados em Julho e Agosto

08-07-2020 (18h44)

As praias e resorts das Caraíbas, tanto da Dominicana como do México e de Cuba, que todos os anos atraem milhares de portugueses que viajam com pacotes turísticos, este ano não os vão ter, pelo menos nos meses de ‘pico’ de Verão, pois os voos charter já estão cancelados.

Havana começa a desconfinar e Cayos podem abrir ao turismo internacional na sexta-feira

02-07-2020 (09h31)

Havana vai iniciar a primeira fase do programa de desconfinamento esta sexta-feira, dia 3, enquanto as restantes províncias, excepto Matanzas, passam à segunda etapa, que significa que os Cayos podem reabrir ao turismo internacional, “dependendo da procura”.

República Dominicana reabre hoje ao turismo com “fortes medidas sanitárias”

01-07-2020 (16h52)

O Turismo da República Dominicana anunciou que o país reabriu hoje ao turismo internacional, tendo implementado “fortes medidas sanitárias” nos aeroportos, que são a principal porta de entrada dos turistas.

República Dominicana está pronta para receber turistas a partir de 1 de Julho

16-06-2020 (18h43)

“A indústria do turismo dominicano está pronta para começar a receber turistas a partir de 1 de Julho”, anunciou o ministro do Turismo, Francisco Javier García.

Opinião e Análise