Comboio histórico Miradouro regressou para ligar Porto e Pocinho

13-07-2020 (17h11)

Foto: www.cp.pt
Foto: www.cp.pt

O comboio histórico conhecido como Miradouro, que foi suspenso em 2019, regressou para “assegurar todas as ligações inter-regionais que circulam entre o Porto e o Pocinho”, anunciou a CP – Comboios de Portugal.

O comboio Miradouro, que foi utilizado no passado Domingo, 12 de Julho, vai "assegurar todas as ligações inter-regionais que circulam entre o Porto e o Pocinho, um dos trajectos ferroviários mais emblemáticos da nossa rede”, refere um comunicado da empresa.

Em causa está um comboio histórico cujos percursos foram suspensos em 2019, altura em que a CP justificou a paragem alegando falta de rentabilidade.

A 4 de abril do ano passado, a Comunidade Intermunicipal do Douro (CIM Douro) classificou como “escandaloso” o fim deste comboio turístico e anunciou ter pedido reuniões urgentes à CP e ao Ministério das Infraestruturas.

No dia 11 do mesmo mês, o então presidente da CP referiu que os comboios turísticos no Douro e no Vouga não iriam acabar, justificando o reajustamento em função da taxa de ocupação e da rendibilidade do produto.

“Temos números de taxas de ocupação e do número de passageiros transportados. Há uma queda acentuada de 2017 para 2018. Em 18, caiu. Em função desse comportamento da procura, houve necessidade de reajustar o modelo. O que é que fizemos? Mantivemos a oferta, quer no Vouga, quer no Douro, todos os Sábados, no período que vai de Junho a Outubro”, afirmou então Carlos Nogueira.

Recentemente, a 3 de Junho, o ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, acompanhado do secretário de Estado das Infraestruturas, Jorge Delgado, fez uma viagem no comboio Miradouro, entre o Porto e a Régua, onde foi feita a apresentação das primeiras carruagens Schindler que entram ao serviço da CP na Linha do Douro.

A composição do Miradouro é formada por locomotiva e pelas carruagens Schindler, produzidas na década de 40 pela fabricante suíça com este nome.

A CP acrescenta que estas carruagens “beneficiam de um grande espaço interior, de janelas amplas e panorâmicas”, o que proporciona aos clientes uma forma de “melhor contemplar, ao longo do trajecto, as paisagens do Douro vinhateiro”.

O comboio Miradouro resulta de uma aposta da empresa em recuperar um conjunto de material circulante.

Este é um comboio que assegurou o serviço de transporte na Linha do Douro, entre 1949 e 1977.

(PressTUR com Agência Lusa)

Clique para ver mais: Cá Dentro

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Wine House Hotel da Quinta da Pacheca duplica número de camas com nova ala

11-08-2020 (19h12)

O Wine House Hotel da Quinta da Pacheca, em Lamego, junto ao Douro, conta com uma nova ala com 24 quartos, duplicando o número de camas da unidade hoteleira.

Torres Vedras promove roteiro "Passeio dos Poetas"

11-08-2020 (18h42)

O município de Torres Vedras está a promover um roteiro alusivo à relação dos poetas Antero de Quental, João de Barros e Kazuo Dan com Santa Cruz.

Costa Cruzeiros volta a navegar a 6 de Setembro

11-08-2020 (17h05)

A Costa Cruzeiros, filial da Carnival Cruises vai voltar a operar a partir de 6 de Setembro, com o Costa Deliziosa, e com o Costa Diadema, que tem viagem marcada para 19 de Setembro.

Sky Bar Carvoeiro abre para o Verão com novidades na carta

11-08-2020 (16h27)

O Sky Bar Carvoeiro, no Tivoli Carvoeiro em Vale de Covo no Algarve, reabriu para a temporada de Verão com a sua carta renovada.

Binter retoma hoje ligações entre Lisboa e as Canárias

11-08-2020 (13h19)

A companhia aérea Binter vai voltar a voar entre Lisboa e as Canárias a partir de hoje, 11 de Agosto, com duas ligações semanais para Gran Canária, e outras duas para Tenerife, a partir de quinta-feira, dia 13.

Opinião e Análise