O novo Aeroporto de Berlim, que recebe o nome do quarto chanceler da República Federal da Alemanha, dispõe de 1.470 hectares, conta com duas pistas e três terminais, e capacidade para 43 milhões de passageiros por ano, com aumento previsto para 55 milhões anuais até 2040.
O terminal 1, o principal, dispõe de dez ilhas de check-in, totalizando 118 balcões, áreas comerciais e de restauração, um posto de turismo, um "quarto de silêncio", um centro de covid-19, dentista, e um terraço aberto ao público no último piso, entre outras infraestruturas.
O antigo aeroporto Schönefeld passa a ser conhecido como "terminal 5", enquanto que o terminal 2 só vai entrar em funcionamento no Verão de 2021, devido à pandemia.
O BER é adornado com obras de arte de Olaf Nicolai e de mais quatro artistas internacionais, como o "Magic Carpet", de Pae White, ou a obra de Matt Mulican, na zona de acesso à estação ferroviária.
Para fazer uma visita virtual ao Aeroporto de Berlim Willy Brandt (BER) clique
aqui.
A capital do estado de Brandemburgo, Potsdam, encontra-se a menos de uma hora de comboio do BER. A visita vale pelos seus palácios e parques declarados Património Mundial pela UNESCO em 1990, que incluem 500 hectares de espaços verdes e 150 edifícios construídos entre 1730 e 1916, aos quais acrescem, como mais-valias, a praça barroca do Neuer Markt e o mais recente Museu Barberini.
A famosa cidade de Dresden, capital da Saxónia e conhecida como Florença do Elba, está a cerca de hora e meia de distância. A Igreja de Nossa Senhora (Frauenkirche), símbolo da paz e da cidade, o Palácio Real (Residenzschloss), que acolhe diferentes museus, e o bairro dos artistas de Äussere Neustadt, são alguns dos pontos de interesse a conhecer nesta cidade nas margens do rio Elba.
A duas horas de distância encontra-se Waren (Müritz), situada nas margens Norte do lago Müritz, um "destino popular para praticar os mais variados desportos aquáticos e, por exemplo, passar uns relaxantes dias de férias num barco-casa". De acordo com o comunicado do Turismo da Alemanha, o Parque Nacional Müritz é um destino a não perder para os observadores de árvores e os apaixonados pela Natureza, "com mais de 130 lagos e extensas áreas de floresta, incluindo antigas faias que a UNESCO classficou como Património Mundial".
A cidade portuária de Rostock está a três horas de distância, dispondo de atracções como a igreja Marienkirche e a Câmara Municipal, em edifícios que datam do século XIII, o bairro Kröpeliner Tor, e a estância balnear Warnermünde, a cerca de 13 quilómetros, "onde o rio Warnow se junta ao Mar Báltico". Em Agosto a cidade recebe o evento Hanse Sail, "que habitualmente reúne cerca de 250 embarcações históricas em Agosto, abertas para visitas e até para passeios".
Escrever comentário