Finlândia muda de estratégia e passa a recomendar uso de máscara

14-08-2020 (18h32)

Helsínquia
Helsínquia

A Finlândia mudou a sua estratégia de combate à Covid-19 e passou a recomendar o uso de máscara em locais públicos, anunciaram as autoridades sanitárias, reagindo a dados que mostram uma retoma da epidemia no país.

Embora a Finlândia seja, segundo a Organização Mundial da Saúde, um dos países da Europa com menor índice de contágios, tem registado um aumento do número de casos de infeção da doença Covid-19.

Nas últimas duas semanas, foram identificados 219 novos casos.

O Instituto Nacional de Saúde e Bem-Estar Social (THL) disse hoje que “as provas da eficácia das máscaras não são particularmente fortes”, mas que “se justifica fazer pequenos ajustes ao leque de opções disponíveis”.

O uso de máscara é agora recomendado para todos os maiores de 15 anos nos transportes públicos e noutras situações onde o distanciamento social não pode ser garantido.

As regiões finlandesas que não registaram quaisquer novos casos na última quinzena estão isentas de seguir estas recomendações.
No início da epidemia, as autoridades de saúde locais descartaram o uso da máscara, insistindo que poderia acelerar a propagação do vírus se fosse mal colocada.

A mudança de política foi hoje justificada pelo diretor do THL, Mika Salminen, com o facto de que a discussão sobre o uso de máscaras aconteceu na Primavera, numa altura em que “o número de casos era muito baixo”.

Na segunda-feira, o país nórdico anunciou a imposição de testes obrigatórios em alguns aeroportos e portos e de quarentenas para todas as pessoas que viajem a partir de um “país de risco”, sob pena de terem de pagar uma multa ou cumprir uma pena de prisão de três meses.

(PressTUR com Agência Lusa)

Clique para ver mais: Europa

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

NomadTalk sobre viagem à Islândia marcada para amanhã, 23 de Setembro

22-09-2020 (16h30)

A agência de viagens Nomad vai realizar amanhã, 23 de Setembro, uma conversa online com o guia Bernardo Conde sobre uma viagem à Islândia no Inverno que está marcada para 13 a 20 de Fevereiro de 2021.

Finlândia suaviza restrições de entrada de turistas

21-09-2020 (13h20)

A Finlândia, numa altura em que se aproxima o Inverno e o Natal, época alta de turismo na Lapónia, reduziu os requerimentos para entrada de turistas, permitindo a chegada de visitantes de cerca de vinte países sem terem de fazer quarentena.

Rotas do Vento promove "Travessia do Parque Ordesa e Ascenção do Monte Perdido"

18-09-2020 (17h44)

A agência de viagens Rotas do Vento está a promover um circuito nos Pirinéus espanhóis pelo Parque Ordesa, com ascenção ao Monte Perdido, e uma passagem por França para admirar a cascata mais alta da Europa Ocidental, com saída a 26 de Setembro.

Solférias anuncia três noites em Malta desde 217 euros

16-09-2020 (13h20)

O operador turístico Solférias está a comercializar um pacote de três noites em Malta com o preço inicial de 217 euros por pessoa até 31 de Outubro.

Rotas do Vento anuncia últimos lugares para circuito em torno do Monte Branco

14-09-2020 (17h50)

A agência de viagens Rotas do Vento está a anunciar os últimos lugares para um circuito de oito noites pelos Alpes que segue os vales que circundam o Monte Branco, oferecendo "panoramas de indescritível beleza sob uma luz intensa reflectida pelas neves eternas".

Opinião e Análise