Hagia Sophia de Istambul aberta aos visitantes fora das horas de oração

14-07-2020 (15h44)

Foto: Unsplash / Adli Wahid
Foto: Unsplash / Adli Wahid

A antiga basílica de Hagia Sophia (Santa Sofia), convertida numa mesquita, permanecerá aberta aos visitantes fora das horas de oração muçulmana, anunciou hoje a Autoridade para os Assuntos Religiosos da Turquia.

Segundo a mesma entidade, os ícones cristãos do templo deverão ser ocultados durante as orações muçulmanas.

O anúncio é feito dias depois de o Conselho de Estado da Turquia, o mais alto tribunal administrativo do país, ter dado provimento a um pedido de várias organizações e revogado a decisão governamental de 1934 que transformou Hagia Sophia num museu.

Após a decisão judicial, divulgada na sexta-feira, o Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, anunciou a conversão da antiga basílica em mesquita e a realização das primeiras orações coletivas a 24 de Julho.

Numa declaração emitida hoje, Diyanet, a Autoridade Turca para os Assuntos Religiosos, afirmou que as representações cristãs na antiga basílica bizantina "não constituem um obstáculo à realização de orações".

"Os ícones (cristãos) devem ser ocultados por cortinas e outros meios apropriados", precisou.

A imprensa turca avançou que a solução pode passar por técnicas de iluminação para escurecer os ícones durante as cinco preces muçulmanas diárias.

"Não há nenhum obstáculo do ponto de vista religioso para abrir Santa Sofia aos visitantes fora das horas de oração", considerou ainda a entidade.

Importante obra arquitetónica construída no século VI pelo Império Bizantino, que ali coroava os seus imperadores, Hagia Sophia é Património Mundial da UNESCO e uma das principais atrações turísticas de Istambul com cerca de 3,8 milhões de visitantes em 2019.

Convertida em mesquita depois da tomada de Constantinopla pelos otomanos, em 1453, a catedral bizantina foi transformada em museu em 1934 pelo fundador da República Turca secular, Mustafa Kemal Ataturk, que queria "oferecê-la à humanidade".

A decisão de a reconverter em mesquita suscitou críticas no estrangeiro, particularmente na Rússia e na Grécia, países de religião ortodoxa.

(PressTUR com Agência Lusa)

 

Clique para ver mais: Actividades

Clique para ver mais: Europa

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Lufthansa aumenta requisitos das máscaras em ligações aéreas com a Alemanha

25-01-2021 (13h47)

Os passageiros das companhias áreas do Lufthansa Group, a partir de 1 de Fevereiro, vão necessitar de utilizar máscaras cirúrgicas, FFP2 ou KN95/N95 durante o embarque, desembarque e a duração completa dos seus voos.

Solférias anuncia propostas para férias de Verão nas praias de Atenas

21-01-2021 (17h44)

O operador turístico Solférias divulgou para o mercado as suas propostas para conhecer as praias de Atenas, que diz serem “das mais bonitas praias europeias” a curta distância do centro da cidade.

MSC Cruzeiros anuncia programação de Verão com 19 navios

20-01-2021 (17h17)

A companhia de cruzeiros MSC Cruzeiros está a anunciar a sua programação de Verão, entre Abril e Novembro de 2021, com 19 navios, 124 portos de escala em 47 países, e 83 itinerários no Norte da Europa, no Mediterrâneo e nas Caraíbas.

Coliseu de Roma vai ter arena retráctil em 2023

19-01-2021 (17h40)

O projecto para a construção de uma arena retráctil no Coliseu de Roma foi aprovado, e o governo italiano está a aceitar propostas para esta obra até final de Janeiro.

MSC Grandiosa volta a cruzar o Mediterrâneo ainda em Janeiro

19-01-2021 (13h01)

O MSC Grandiosa vai voltar a realizar itinerários semanais no Mediterrâneo Ocidental, a partir de 24 de Janeiro, depois de um decreto ministerial do governo italiano autorizar cruzeiros mediante o cumprimento do seu protocolo de segurança.

Opinião e Análise