Ministro italiano associa dia da retoma do turismo europeu ao Dia D

27-05-2020 (16h54)

O ministro dos Negócios Estrangeiros italiano, Luigi Di Maio, afirmou que a Itália, que de acordo com o ECDC contabiliza hoje 78 mortes por coronavírus, está a trabalhar para uma retoma coordenada do turismo europeu a 15 de Junho, data que associou ao dia do desembarque na Normandia.

"Temos de salvar o que pudermos do Verão para ajudar os nossos empresários", afirmou o ministro,que espera relançar o turismo, dando indicações semelhantes aos turistas" para todas as regiões.

Teoricamente, as viagens entre regiões da Itália serão permitidas a partir de 3 de Junho, mas uma decisão final é esperada no final da semana, já que o Governo continua preocupado com a situação na Lombardia e no Piemonte, a Norte do país, duas regiões que na segunda-feira totalizavam dois terços dos novos casos de contágio de covid-19.

"Estamos a trabalhar para podermos recomeçar, todos juntos na Europa, a 15 de Junho. Para o turismo, 15 de Junho será um pouco como o Dia D europeu", disse o ministro na noite de segunda-feira, num programa da televisão italiana Rai 1.

"A Alemanha aspira a reabrir [o turismo] em 15 de Junho" e também "estamos a trabalhar com a Áustria e com outros países", acrescentou Luigi Di Maio.


As declarações do ministro dos Negócios Estrangeiros coincidem com um apelo lançado hoje pelos presidentes das câmaras baixas dos parlamentos francês e alemão para que as fronteiras sejam reabertas o mais cedo possível.

Actualmente a reabertura das fronteiras na Europa está prevista para meados de Junho, mas cada país tem feito os seus próprios anúncios, sem coordenação conjunta, apesar dos pedidos da Comissão Europeia para que haja uma concertação.

Na segunda-feira à noite, o número de novos casos de contágio tinha aumentado apenas 0,1% a nível nacional, com 300 novos casos em relação ao dia anterior.

Desde o início da pandemia, 32.877 pessoas que contraíram o coronavírus morreram (92 na segunda-feira) de covid-19 em Itália, cerca de metade das quais na Lombardia.

(PressTUR com Agência Lusa)

Clique para ver mais: Europa

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Obras na torre incendiada de Notre-Dame de Paris terminam até final de Setembro

02-07-2020 (17h50)

Os andaimes colocados na torre da catedral de Notre-Dame de Paris para arranjar os danos causados pelo incêndio de 2019 serão retirados até final de Setembro, mas a reabertura do monumento continua agendada para Abril de 2024, anunciou hoje o representante do Governo para a reconstrução do monumento.

Torre Eiffel reabriu hoje parcialmente aos turistas após 104 dias fechada

25-06-2020 (09h58)

A Torre Eiffel, um símbolo de Paris mundialmente famoso, reabriu hoje aos turistas pouco antes das 10h (9h em Lisboa), após 104 dias de encerramento devido à pandemia do novo coronavírus.

Solférias já vende pacotes para a Disneyland Paris

24-06-2020 (12h10)

O operador turístico Solférias já tem no mercado as suas novas propostas para a Disneyland Paris, que reabre no dia 15 de Julho.

Bruxelas pede acordo para abertura de fronteiras a países fora da UE a 1 de Julho

12-06-2020 (12h46)

A Comissão Europeia propôs hoje o levantamento gradual das restrições de viagens para a União Europeia a partir de 1 de Julho, recomendando aos Estados-membros que acordem uma lista comum de países terceiros com a situação epidemiológica sob controlo.

Torre Eiffel reabre dia 25 de Junho

09-06-2020 (15h37)

A Torre Eiffel, o monumento mais visitado do mundo, vai reabrir no dia 25 de Junho depois de mais de três meses fechada ao público devido à pandemia do novo coronavírus.

Opinião e Análise