Machu Picchu tem parceria estratégica para atingir a neutralidade de carbono

25-11-2020 (13h48)

O Santuário de Machu Picchu, no Perú, considerado Património da Humanidade pela UNESCO desde 1983 conta com uma parceria estratégica entre agentes do sector público e privado com o intuito de tornar a zona neutra em termos de emissão de carbono.

A região, onde se encontram uma série de espécies de aves e orquídeas endógenas, além da única espécie de urso da América do Sul, o Urso-Andino, vai ser monitorizada nos próximos meses pela Green Initiative de forma a verificar os requerimentos necessários para a certificação do local como neutro em emissões de carbono.

A aliança estratégica tem como objectivo uma redução de 45% das emissões até 2030 e a neutralidade em 2050, de acordo com o Tratado de Paris.

Esta aliança estratégica, criada a 14 de Outubro, conta com a associação Inkaterra, que é autofinanciada através de actividades de eco-turismo, a Câmara de Machu Picchu, o AJE Group, dedicado à produção e distribuição de bebidas refrigerantes, e a Natural Area and National Park Service (SERNANP). A aliança surgiu no seguimento da crise de gestão de resíduos em Machu Picchu, que colocou a citadela Inca na lista de Património em Risco da UNESCO em 2016.

Em comunicado, a Green Pearls destacou algumas das contribuições da associação Inkaterra, como uma máquina processadora de plástico, com capacidade para sete toneladas diárias, e uma central de produção de bio-diesel e glicerina eco-friendly, no Inkaterra Machu Picchu Pueblo Hotel. O seu projecto mais recebente é uma tecnologia de processamento de lixo orgânico a alta temperatura sem recurso a oxigénio e sem emissões de carbono. Esta tecnologia tem capacidade para oito toneladas e produz carvão biológico, que pode ser utilizado como fertilizante para a reflorestação das florestas tropicais, mais particularmente das Cinchonas, árvores icónicas do Perú, de onde é extraída a quinina.

A Inkaterra Hotels tem unidades hoteleiras no Peru, em Cusco, o Inkaterra La Casona, duas em Machu PIcchu, o Inkaterra Machu Picchu Pueblo Hotel e o El MaPi by Inkaterra, o Inkaterra Hacienda Urubamba, no Vale Sagrado, e os Inkaterra Reserva Amazonica, Inkaterra Hacienda Concepcion e Inkaterra Guides Field Station, na Reserva Nacional de Tambopata.

Uma curiosidade dos hotéis Inkaterra é que o seu fundador, José Koechlin, co-produziu os filmes "Aguirre, The Wrath of God" (1972), e Fitzcarraldo (1982), do realizador Werner Herzog, e o hotel Inkaterra Guides Field Station foi o local de produção de diferentes curtas-metragens do workshop criativo do realizador em 2018.

De acordo com a Green Pearls, Machu Picchu tem "um dos mais frágeis e ameaçados ecossistemas", que é afectado pela perda de florestas tropicais, aliado ao crescimento de população, ao uso desregulado de áreas para gado, à desflorestação, e à agricultura migratória.

Em Setembro de 2019, as Nações Unidades declararam que o planeta atravessa um período de emergência climática como consequência de décadas de emissões de carbono e de outros gases, que promovem o efeito estufa, e a sua acumulação na atmosfera.

De acordo com a OMT (Organização Mundial de Turismo - UNWTO - United Nations World Tourism Organizatio), 8% das emissões de dióxido de carbono para a atmosfera são consequência da actividade turística, e no Peru essa percentagem é 5%.

A Green Pearls afima que é necessário que o turismo global esteja empenhado com o Objectivo 13, dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, que está relacionado com a mitigação do dióxido de carbono através da sua redução e compensação.

Clique para ver mais: América

Clique para ver mais: Hotelaria

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Kimpton St Honoré Paris vai ser inaugurado na Primavera

22-01-2021 (17h39)

O Kimpton St Honoré Paris, no edifício Art Noveau da antiga loja de luxo Samaritaine de Luxe, na Avenue des Capucines, em Paris, vai ser inaugurado nesta Primavera de 2021.

Savoy Signature anuncia programas para estadas de longa duração

22-01-2021 (16h47)

A Savoy Signature está a lançar programas para estadas de longa duração, mínimo de 30 noites, seja para "férias em família ou em teletrabalho com o isolamento e a segurança de um lar, mas com os serviços de uma estadia de hotel".

Lisboa Marriott Hotel lança pacote "Getaway"

22-01-2021 (14h46)

O Lisboa Marriott Hotel, na Avenida dos Combatentes em Lisboa, está a promover o pacote "Getaway", que tem opções desde 60 euros por estadas em quarto duplo deluxe com pequeno-almoço ao fim-de-semana e 20 euros de crédito em restauração no hotel.

Carnaval de Julho no Rio de Janeiro também é cancelado

22-01-2021 (13h30)

A cidade brasileira do Rio de Janeiro só deverá voltar a celebrar o carnaval em 2022, após a decisão da prefeitura de cancelar as festividades previstas para Julho deste ano, devido ao agravamento da pandemia de covid-19 no país.

HBD reabre Sundy Praia e Roça Sundy na Ilha do Príncipe a 28 de Junho

22-01-2021 (13h24)

A HBD anunciou que vai reabrir os seus hotéis Sundy Praia e Roça Sundy, na Ilha do Príncipe, no dia 28 de Junho, após mais de um ano de encerramento devido à pandemia de covid-19.

Opinião e Análise