Museu da Farmácia anuncia ala dedicada a Odette Ferreira
25-11-2020 (18h12)
Imagem: Museu da Farmácia
Imagem: Museu da Farmácia
O Museu da Farmácia, em Lisboa, anunciou que a partir de 1 de Dezembro,
Dia Mundial de Luta Contra a Sida, vai contar com uma nova ala dedicada à
professora Odette Ferreira, que foi responsável pela descoberta do
vírus VIH-Sida tipo 2.
Esta nova ala dedicada à professora Odette Ferreira é "uma homenagem a uma das mais notáveis cientistas portuguesas, responsável pela descoberta do vírus VIH-sida de tipo 2 e pelo estudo das bactérias hospitalares", tendo sido também coordenadora da Comissão Nacional de Luta Contra a Sida entre 1992 e 2000.
A nova ala, que vai integrar a exposição permanente, vai estar dividida em três núcleos, "Uma mulher imparável", com apontamentos biográficos, "A descoberta", com informações sobre o vírus da Sida tipo 2, e o núcleo "Muito para além da ciência", que aborda o período da professora na Comissão Nacional de Luta Contra a Sida e no Programa Troca de Seringas.
Em exposição vão estar objectos pessoais da professora, como o caderno de apontamentos e o microscópio utilizado na descoberta do vírus da Sida tipo 2.
De acordo com o comunicado do museu, "o novo espaço revela ainda o seu lado solidário na constante luta contra a marginalização dos infectados, e os gestos, sempre ousados, de dedicação à causa pública".
O bilhete de entrada tem o preço de 6 euros, sendo que para estudantes e séniores, o preço baixa para os 4 euros.
Escrever comentário