Organização Mundial do Turismo destaca duas aldeias portuguesas

03-12-2021 (15h54)

Foto: aldeiashistoricasdeportugal.com
Foto: aldeiashistoricasdeportugal.com

As aldeias da Cumeada e de Castelo Rodrigo receberam a distinção "Best Tourism Village" da Organização Mundial do Turismo, naquele que é o primeiro ano de entrega destes prémios que têm o intuito de "aumentar a visibilidade das aldeias e chamar atenção para o potencial turístico destes territórios".

Os prémios Best Tourism Village, implementados este ano, têm o objectivo de "distinguir os melhores destinos rurais a nível mundial e, desta forma, contribuir para a valorização do território rural e comunidades locais através do turismo".

Com estas distinções, a OMT pretende atrair mais visitantes, promover as tradições e cultura destas regiões, incentivar o seu desenvolvimento através de abordagens sustentáveis do ponto de vista social, ambiental e económico, e gerar redes entre as aldeias a nível global.

Foram recebidas 170 candidaturas de 75 países para estes prémios, sendo que Portugal candidatou-se com três aldeias, o limite máximo por país.

A validade desta distinção é de três anos, após os quais a aldeia será novamente avaliada de acordo com os requisitos de sustentabilidade, para a sua renovação.

Um conjunto de aldeias seleccionadas entre as que "não preencheram a totalidade dos critérios de Best Tourism Village" vão integrar o Upgrade Programme e receber apoio da OMT e dos seus parceiros para o desenvolvimento de aspectos identificados durante a avaliação das candidaturas.

Os candidatos também integram a Rede Internacional da OMT, que permite a partilha de experiências entre as as aldeias. Esta rede também inclui, além das aldeias Best Tourism Village e as integradas no Upgrade Programme, "especialistas e parceiros públicos e privados, envolvidos no desenvolvimento do turismo rural".

Os prémios foram atribuídos durante a 24ª Assembleia Geral da OMT, que decorre em Madrid e conta com a participação da Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques.

De acordo com o comunicado do Turismo de Portugal, a representante portuguesa integrou uma mesa-redonda com temática relacionada com "as boas práticas e o impacto da inovação nas comunidades rurais, juntamente com vários dos Ministros do Turismo presentes" nesta assembleia que decorre a cada dois anos.

Clique para ver mais: Cá Dentro

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

38 crianças estão em quarentena em unidade hoteleira em Macau

13-01-2022 (13h19)

Quase 40 crianças de uma creche de Macau foram hoje colocadas em quarentena compulsória em quartos de hotel depois de um funcionário daquela instituição ter estado num banquete na China onde uma pessoa testou positivo para a covid-19.

Mafra recebe certificado "Biosphere Destination"

12-01-2022 (17h19)

O concelho de Mafra, no distrito de Lisboa, foi certificado com a distinção Biosphere Destination, selo internacional atribuído pelo Instituto de Turismo Sustentável.

Primeiro hotel Mama Shelter da Península Ibérica inaugurado hoje em Lisboa

12-01-2022 (16h36)

O Mama Shelter Lisboa é, a partir de hoje, a primeira unidade hoteleira da marca francesa na Península Ibérica, com 130 quartos num edifício de oito andares entre o Príncipe Real e a Avenida da Liberdade.

Spas dos Vila Galé vão ter promoções de 24 a 30 de Janeiro

12-01-2022 (15h17)

Os Satsanga Spa & Wellness, nas unidades hoteleiras do grupo Vila Galé, estão a promover descontos e ofertas exclusivos durante a Satsanga Week, que vai decorrer de 24 a 30 de Janeiro.

Tétris vai renovar Villas da Vinha do Six Senses Douro Valley

11-01-2022 (15h57)

A empresa de design e construção Tétris, subsidiária da JLL, está encarregue do processo de renovação das Villas da Vinhas, no Six Senses Douro Valley, um projecto avaliado em cerca de 2,9 milhões de euros.

Opinião e Análise