Porto Santo organiza Festival Colombo com plano de contingência

23-09-2020 (13h04)

Foto: www.visitportosanto.pt
Foto: www.visitportosanto.pt

O Porto Santo, no Arquipélago da Madeira, volta a recordar a passagem do navegador Cristóvão Colombo pela ilha com um festival com início hoje, 23 de Setembro, e que decorre até dia 27, marcado pelas contingências da pandemia, no qual o Governo da Madeira investiu 145 mil euros.

“Este ano, contudo, tem a particularidade de ter sido preparado um plano de contingência no sentido de estabelecer as medidas preventivas de contágio e infecção covid-19”, afirmou a Secretaria Regional do Turismo e Cultura, que é responsável pela organização do evento, numa nota enviada à agência Lusa.

O executivo referiu que vai investir mais 10 mil euros do que em 2019 neste programa, inicialmente idealizado para prolongar a permanência dos visitantes na ilha, devido à sazonalidade turística.

Nesta edição participam cerca de uma centena de pessoas.

Por seu turno, o presidente da Câmara do Porto Santo declarou à Lusa que devido à pandemia de covid-19 “o Festival Colombo será feito nos moldes possíveis, sem desembarque, sem cortejo e sem eventos que possam aglomerar pessoas”.

Idalino Vasconcelos destacou que este é “um evento que tem muita procura por turistas regionais, nacionais e estrangeiros, sendo já uma referência no exterior, mas este ano terá menos procura por força das contingências actuais”.

O autarca enfatizou que “todas as recomendações das autoridades de saúde foram tomadas”.

A secretaria do Turismo adiantou que “haverá uma limitação de espaços nos espectáculos na Praça do Barqueiro [centro da cidade], precisamente para salvaguardar a segurança de todos”, concentrando-se neste espaço a maioria das iniciativas ligadas ao evento.

Todos os dias haverá música ambiente, decorações alusivas à época, a 'praça dos infantes e petizes’ e arruadas cénicas, mas a edição deste ano fica marcada pelo cancelamento da tradicional recriação do desembarque de Cristóvão Colombo da nau Santa Maria e do cortejo que percorria as ruas até ao centro da cidade.

Em substituição, decorre no primeiro dia o “anúncio da chegada de Cristóvão Colombo” e um concerto musical intitulado “Epopeia trágico–marítima”.

No Largo da Palmeira estará representado o artesanato e os produtos regionais, enquanto que na alameda da cidade será a “praça dos jogos medievais” e na Casa-Museu Cristóvão Colombo haverá uma exposição denominada “Depois de Colombo”, da autoria do artista Ricardo Veloza.

Serão recordados no evento os “ataques dos piratas às gentes do Porto Santo” e “as bodas de Cristóvão Colombo e Filipa Moniz”, filha do descobridor Bartolomeu Perestrelo, o primeiro capitão donatário da ilha.

No Sábado, no Centro de Congressos do Porto Santo, é inaugurada uma exposição interactiva e oficina para as famílias com o tema “O Meu Concelho… Porto Santo – piratas e corsários”.

A mostra organizada pela Direcção Regional do Arquivo e Biblioteca lembra que “a História do Porto Santo está cheia de episódios marcantes, um dos quais foi o violento ataque de corsários argelinos em 1617”, pelo que se convida as famílias “a participar numa sessão interactiva, na qual se irá reconstituir aquele evento de forma lúdica”.

Clique aqui para ver o programa do festival no site VisitPortoSanto.

(PressTUR com Agência Lusa)

Clique para ver mais: Actividades

Clique para ver mais: Cá Dentro

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Algarve lança campanha de sensibilização para autocaravanistas

28-10-2020 (20h01)

A Região de Turismo do Algarve (RTA) lançou uma campanha de sensibilização dirigida aos autocaravanistas com o intuito de promover espaços de acolhimento à modalidade que pertençam à Rede de Acolhimento ao Autocaravanismo na Região do Algarve (RAARA).

Sonhando anuncia Réveillon na Ilha do Príncipe

28-10-2020 (19h33)

O operador turístico Sonhando está a anunciar pacotes para o Réveillon na Ilha do Príncipe, em São Tomé, com saída de Lisboa em voo especial directo com a STP AIrways nos dias 26 e 29 de Dezembro, desde 1.889 euros por pessoa.

Conheça três chefs internacionais que privilegiam uma filosofia orgânica

28-10-2020 (18h59)

A Green Pearls, plataforma de comunicação e informação dedicada ao turismo sustentável, destacou as chefs Patricia Yeo, Verena Ganzer e Manuela Botte, que recorrem a uma filosofia orgânica nas suas criações gastronómicas.

Pestana lança promoção para teletrabalho nos seus hotéis

28-10-2020 (14h30)

O Pestana Hotel Group lançou uma promoção para ‘teletrabalhar’ nos seus hotéis, desde 75 euros para ficar num quarto das 8h às 19h, com wi-fi, almoço no restaurante e 25% de desconto numa massagem no Spa.

Boeira Garden Hotel cria menus temáticos e cocktail de Halloween

27-10-2020 (18h36)

O 5-estrelas Boeira Garden Hotel Porto Gaia Curio Collection by Hilton está a celebrar o Halloween, nos dias 30 e 31 de Outubro, com decoração temática, um cocktail e dois menus executivos temáticos no restaurante Raízes.

Opinião e Análise