Porto vai receber Fórum Mundial de presidentes de Câmara da OMT em 2021

27-01-2020 (15h55)

Evento decorreu em Lisboa em 2019

O Porto vai acolher o Fórum Mundial de Presidentes da Câmara da Organização Mundial de Turismo (OMT) em 2021 que vai abordar a temática “os desafios do turismo urbano sustentável”.

De acordo com um comunicado enviado hoje às redacções pelo gabinete do ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, "a decisão do Porto acolher o Fórum no primeiro semestre de 2021 foi tomada em Madrid, à margem da FITUR [Feira Internacional de Turismo de Madrid]".

A decisão foi tomada "num encontro entre a secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, e o secretário-geral da OMT, Zurab Pololikashvili".

"Em 2019, cerca de meia centena de representantes de câmaras municipais a nível mundial debateram os desafios do crescimento do número de turistas e as soluções que promovam um turismo que gere riqueza e que respeite e beneficie os residentes de cada local, tendo sido assinada a primeira carta de turismo sustentável da OMT das Nações Unidas", adianta também o comunicado.

O Fórum de 2021 abordará "os desafios do turismo urbano sustentável", segundo o gabinete do ministro Siza Vieira.

No âmbito da FITUR, a secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, "reuniu-se com a sua homóloga espanhola, Isabel Oliver, num encontro em que foi decidido o aprofundamento da cooperação na promoção externa dos dois países e do turismo nas zonas fronteiriças", de acordo com o Ministério da Economia.

A governante afirmou que, no meio turístico, "Portugal continua a ser reconhecido pelo trabalho árduo que tem feito em prol da inclusão e da sustentabilidade".

Na edição deste ano da FITUR, que decorre até 26 de Janeiro, Domingo, Portugal está representado pelas sete agências regionais de promoção turística e mais de 160 empresas, com o ‘stand’ oficial português a ocupar 915 metros quadrados, onde estão 90 das empresas nacionais.

Segundo o Turismo de Portugal, o sector é a maior actividade económica exportadora do país, tendo sido responsável, em 2018, por 51,5% das exportações de serviços e por 18,6% das exportações totais.

(PressTUR com Agência Lusa)

Clique para ver mais: Empresas & Negócios

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Sonhando propõe “um fim-de-semana com Luís Represas” em Elvas

26-10-2021 (16h14)

“Um fim-de-semana com Luís Represas”, em Elvas, é a nova proposta da Sonhando, um programa com degustação da gastronomia alentejana na companhia do músico e com alojamento no hotel Vila Galé Collection Elvas, que culmina numa noite de partilha de estórias e canções.

Vila Galé oferece vouchers até 70 euros em novas reservas para usar numa próxima visita

26-10-2021 (15h49)

A Vila Galé lançou uma nova campanha para reservas efectuadas até 21 de Dezembro e para estadas até 31 de Março, em que oferece vouchers até 70 euros para utilizar numa próxima visita a realizar até 31 de Julho de 2022.

Festival Artes à Rua regressa a Évora em 2022

26-10-2021 (14h52)

O Festival Artes à Rua, que enche de cultura ruas e praças de Évora, regressa à cidade no próximo ano, entre 29 de Julho e 14 de Agosto, após dois anos de ausência devido à covid-19.

Adega cooperativa promove Mês do Vinho na Vidigueira

26-10-2021 (14h43)

O Mês do Vinho está de regresso ao concelho de Vidigueira (Beja, em Novembro e Dezembro, promovido pela Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito (ACVCA), com eventos que incluem enogastronomia e música.

Residentes em Macau que tenham tido covid-19 têm de esperar dois meses antes de regressar

25-10-2021 (14h42)

Os residentes de Macau que tenham tido covid-19 e pretendam regressar ao território só o podem fazer dois meses depois da manifestação da doença ou do primeiro teste positivo, disseram as autoridades.

Opinião e Análise