17ª Convenção GEA: Presidente da APAVT optimista apesar da "maior crise das nossas vidas"

29-11-2021 (19h30)

O presidente da Associação Portuguesa de Agências de Viagens e Turismo (APAVT) fez o discurso inaugural da 17ª Convenção da GEA, este fim-de-semana em Fátima, deixando uma mensagem de optimismo e destacando a importância da entreajuda e perserverança durante aquilo que considera ser a "maior crise das nossas vidas".

"É com um sentimento de grande optimismo e felicidade que estou aqui e que continuo no sector", começou por afirmar Pedro Costa Ferreira, antes de salientar que esta "é a maior crise das nossas vidas, portanto não há como esquecer isto, e não há como dizer que é a maior crise e dizer que existem facilidades e que todos nos vamos salvar, é uma crise que teve uma nova dose de incerteza há poucos dias".

Apesar deste optimismo, o presidente da APAVT também afirmou ter um sentimento de impotência, "porque na maior crise das nossas vidas nada é suficiente, nós perdemos muito dinheiro todos, e não foi suficiente, nós endividámo-nos muito e estamos endividados, e não foi suficiente, nós fizemos imensos sacrifícios e os nossos colaboradores fizeram imensos sacrifícios, e não foi suficiente, e o Estado deu apoios significativos, mas insuficientes, e é natural que assim seja, se é uma crise, a maior de todas, nada é suficiente, e temos de saber viver com isso".

Este sentimento agravou-se recentemente com a situação política em Portugal, que "dá aos políticos da nossa terra o maior alibi de todos, o que eles mais gostam, gostava de fazer mas não posso", o que perspectiva que dificulte no acesso a apoios, que necessitam de uma resposta dinâmica.

“Olho para uma sala que está cheia e disposta a lutar, e está cheia numa convenção da GEA, e portanto disposta a lutar num universo em que o total é mais que a soma das partes, e este processo de entreajuda vai ser muito importante", tanto mais que com o início da retoma, começa uma nova maratona de recuperação, frisou o dirigente.

Pedro Costa Ferreira entende que com a pandemia, apesar das perdas, também foram criadas novas oportunidades que promoveram a aproximação das pessoas às agências, "a extraordinária complexidade das restrições à mobilidade fizeram sublinhar um dos pilares da existência das agências, que informação é muito diferente de conhecimento".

Como exemplo, afirmou que toda a informação está online, mas "transformar essa informação numa viagem sem surpresas num aeroporto ou à entrada de um hotel, ou à entrada de um país, é que é mais difícil, e isso ficou mais claro, e isso também nos deve criar algum optimismo".

O desafio que se segue é transformar estas oportunidades a curto-prazo em oportunidades para um negócio futuro, a médio/longo-prazo, "e é esse trabalho que nos separa hoje de uma nova realidade mais feliz para todos".

"Desejo que saiam desta convenção a perceberem muito claramente que precisamos uns dos outros, porque se saírem e perceberem que precisamos uns dos outros, vão perceber também que precisamos de nos ajudar uns aos outros", completou.

O PressTUR participou na Convenção a convite do Grupo GEA.

Clique para ver mais: Agências & Operadores

Clique para ver mais: Feiras & Eventos

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

PressTUR está a construir um novo site

14-01-2022 (15h05)

O PressTUR está a construir um novo site e espera apresentá-lo ao mercado em Março. Apresentamos as nossas desculpas pelos transtornos que esta situação possa causar. Subscreva a nossa newsletter para acompanhar as notícias e siga-nos no Facebook, LinkedIn e Twitter.

Estão abertas as inscrições para o 2ª edição do Check-In - Tourism Innovation on Campus

14-01-2022 (14h40)

A Nova School of Business and Economics (Nova SBE) anunciou que as inscrições para a 2ª edição do Check-In - Tourism Innovation on Campus estão abertas para startups até 6 de fevereiro.

ADHP promove Curso de Especialização em Direcção Hoteleira

14-01-2022 (11h59)

A Associação dos Directores de Hotéis de Portugal (ADHP) vai promover a próxima edição do Curso de Especialização em Direcção Hoteleira (CEDH), entre 2 de Fevereiro e 31 de Maio de 2022, actualizando o conteúdo com cinco novos módulos.

ONU melhora crescimento em África em 2021 para 3,8% e estima 4% este ano

14-01-2022 (11h26)

O Departamento das Nações Unidas para Assuntos Económicos e Sociais (UNDESA) melhorou a estimativa de crescimento para as economias africanas, antevendo uma expansão de 3,8% no ano passado e uma aceleração para 4% este ano.

Hong Kong proíbe trânsito de passageiros aéreos de 153 países, Portugal incluído

14-01-2022 (11h22)

O aeroporto de Hong Kong anunciou hoje a proibição do trânsito de passageiros de mais de 150 países a partir de Domingo, Portugal incluído, de forma a evitar a propagação da covid-19.

Opinião e Análise