Agências de viagens espanholas ameaçam endurecer exigência de reembolsos das companhias de aviação

22-10-2020 (14h03)

Foto: Helloquence / Unsplash
Foto: Helloquence / Unsplash

As agências de viagens espanholas ameaçam denunciar junto da União Europeia a falta de reembolsos das companhias de aviação, que acusam de estar a utilizar dinheiro de milhares de PME que em muitos casos até já reeembolsaram os clientes.

O problema não é exclusivo de Espanha, como fez saber recentemente a APAVT em comunicado em que reclamou da TAP “dezenas de milhões de euros em dívida” (para ler mais clique: APAVT reclama pagamento pela TAP de “dezenas de milhões de euros em dívida” até ao fim de 2021).

O portal espanhol de notícias de turismo “Preferente” escreve hoje que as companhias de aviação continuam a beneficiar da “permissividade” das autoridades relativamente aos reembolsos de voos não realizados desde o início da pandemia.

Citado na notícia, o presidente da CEAVE, Carlos Garrido, queixa-se que “há muitas companhias aéreas que não estão a devolver o dinheiro” e reclama que é vergonhoso que “grandes companhias de aviação possam jogar assim com o dinheiro de milhares de PME”, muitas das quais “tiveram que adiantar essas quantias aos seus clientes”.

O dirigente associativo afirma que esta situação está a provocara “asfixia económica” de muitas agências que há oito meses estão com quebras astronómicas de vendas (clique para ler: Agências de viagens também são as empresas mais penalizadas em Espanha pela covid-19) e acusa as autoridades de passividade perante a situação.

Garrido ameaça recorrer às autoridades europeias para que exijam às companhias de aviação o cumprimento das suas obrigações, que no caso das agências espanholas, segundo estimativa do presidente da ACAVE, poderão “rondar os 400 milhões de euros”.

 

Clique para mais notícias: Agências & Operadores

Clique para mais notícias: Reembolsos

Clique para mais notícias: Espanha

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

LATAM passa a informar estado dos voos no seu website

04-12-2020 (15h45)

A LATAM está a informar os agentes de viagens que a partir de 7 de Dezembro o estado dos voos até quatro dias antes da partida só poderá ser consultado no seu website LATAM Trade.

Pedro Costa Ferreira eleito para quarto mandato na presidência da APAVT

04-12-2020 (12h11)

Pedro Costa Ferreira, eleito presidente da APAVT pela primeira vez em 2011 e que teve o mandato renovado nas eleições de 2014 e de 2017, foi reeleito ontem presidente da Associação para o triénio de 2021-2023.

Evelop e Orbest vão passar a ser uma só marca: Iberojet

03-12-2020 (16h07)

As companhias aéreas Evelop e Orbest, do Grupo Ávoris, vão passar a operar sob uma única marca em Portugal e Espanha, a Iberojet, que vai deixar de ser a designação do operador turístico online do grupo.

GEA debate mudanças no consumo e programação de viagens na sua Web Conference

02-12-2020 (13h41)

O grupo de agências de viagens independentes GEA promove no dia 15 de Dezembro uma conferência online, onde irá debater as mudanças provocadas pela pandemia de covid-19 no comportamento dos consumidores de viagens e no produto.

Webinar Meliá Pro Travel Labs contou com mais de 250 participantes

26-11-2020 (18h13)

O webinar da Meliá Pro Travel Labs Community, que teve como objectivo "dar a conhecer o destino Madeira e a actual situação face à pandemia" contou com mais de 250 participantes.

Opinião e Análise