Agências de viagens europeias querem cooperação internacional face ao surto de coronavírus

02-03-2020 (15h51)

A associação europeia de agências de viagens e operadores turísticos alertou hoje que o surto de coronavírus está alastrar num período em que os europeus tradicionalmente estão a reservar as suas férias de Verão e reclama cooperação internacional no enfrentamento da situação criada.

"Considerando a escala global da questão, a imprevisível expansão do vírus COVID-19 e o volume de viagens intra-europeias, a ECTAA  apela para as autoridades a todos os níveis cooperarem umas com as outras, bem como com a indústria do turismo para minimizar os dados nas viagens e turismo tanto quanto possível", diz um comunicado divulgado hoje pela ECTAA, associação que diz representar 70 mil agências de viagens e operadores turísticos de 30 países europeus.

A ECTAA, de que a APAVT é um dos membros, reclama nesse comunicado que a Comissão Europeia crie um grupo de trabalho oficial com a indústria turística dedicado a questões relativas ao COVID-19, englobando especialistas em diferentes campos, designadamente autoridades de saúde nacionais e Organização Mundial de Saúde, para que seja adoptada uma abordagem holística, antecipados próximos desenvolvimentos, avaliadas medidas de mitigação nas empresas mais afectadas e preparadas as condições para uma rápida retoma.

Uma declaração do presidente da ECTAA, Pawel Niewiadomski citada no comunicado defende que "é essencial, neste momento difícil, apoiar as instituições científicas internacionais e europeias a trabalharem estreitamente com todas as comunidades e países afectados pela presente emergência de saúde".

A declaração de Pawel Niewiadomski realça que "é igualmente importante ter presente que restrições às viagens além do necessário para controlar a disseminação do vírus podem causar reduções desnecessárias das viagens internacionais".

O comunicado deixa claro que foi com surpresa que o sector tomou conhecimento do cancelamento da ITB, uma das maiores feiras de turismo do mundo a apenas alguns dias da data de início e que isso teve "um forte impacto em milhares de profissionais das viagens de 180 países que se preparavam para se encontrar em Berlim esta semana".

 

Clique para mais notícias: Coronavírus

Clique para mais notícias: Agências & Operadores

Clique para mais notícias: ECTAA

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Vales de viagens atingiram 100 milhões de euros e litígios não são “materialmente relevantes” – APAVT

14-01-2022 (10h45)

Os vales emitidos pelas agências, por viagens canceladas até final de setembro de 2020, atingiram os 100 milhões de euros e estão praticamente resolvidos, com os litígios a não serem “materialmente relevantes”, garantiu o presidente da APAVT.

Roadshow "Os Especialistas 2022" adiado para Abril

12-01-2022 (17h07)

O roadshow Os Especialistas 2022 foi adiado para Abril, de forma a ser possível "garantir uma maior segurança sanitária e tranquilidade aos visitantes".

António Costa a favor da continuação do Apoiar.pt

11-01-2022 (13h57)

O secretário-geral do Partido Socialista (PS) e candidato a primeiro-ministro, António Costa, afirmou hoje, numa reunião organizada pela Confederação do Turismo de Portugal (CTP), ser favorável à continuação do programa Apoiar.pt, segundo um comunicado da APAVT.

Bestravel adia Convenção para Abril na Figueira da Foz

10-01-2022 (18h23)

A rede de agências de viagens Bestravel adiou a sua Convenção Anual que se iria realizar de dias 3 a 6 Fevereiro, na Figueira da Foz, para os dias 7 a 10 de Abril, devido à “actual situação pandémica, a sua evolução e inconstância de número de casos da covid-19”.

Seguros In Sure Broker ligados ao software SIGAV

10-01-2022 (15h25)

Os seguros da In Sure Broker já se encontram directamente ligados ao software SIGAV, permitindo a subscrição do seguro de forma automática no momento da reserva.

Opinião e Análise