Agências de viagens exigem “urgente” continuação do apoio à retoma pelo menos até à Páscoa

01-12-2021 (16h28)

Presidente da APAVT, Pedro Costa Ferreira
Presidente da APAVT, Pedro Costa Ferreira

O presidente da APAVT, Pedro Costa Ferreira, destacou hoje na abertura do 46ª Congresso da Associação, em Aveiro, que é "urgente" a continuação do apoio à retoma pelo menos até à Páscoa, sublinhando que se trata de uma exigência e não de um pedido, porque é o "turismo que vai liderar a recuperação económica".

Os apoios "não poderão acabar, sob pena de inutilizarmos os esforços já desenvolvidos, transformando então fundo pedido em saco roto", alertou o presidente da APAVT, que falava na inauguração do Congresso, a decorrer em Aveiro com mais de 700 participantes confirmados.

E enfatizou: "é imprescindível que não permitamos que o sector, e com ele a capacidade de recuperação do país, morram na praia, por interrupção dos apoios necessários".

Para isso "é urgente que se confirme a continuação do apoio à retoma, pelo menos até à Páscoa", defendeu Pedro Costa Ferreira, especificando que "é crítico que se reactive o programa apoiar.pt", um programa que "funcionou até Abril de 2021 quando a crise se alongou até hoje, sendo que hoje, as restrições à actividade económica e à mobilidade são tão absolutamente claras, como o eram então".

"A diferença é que hoje, é absolutamente visível que as empresas estão ainda mais frágeis, logo, muito mais necessitadas de apoio", frisou, depois de ter vincado: "não estamos a pedir apoio. Estamos a exigir".

"Todo o apoio que tivemos e venhamos a ter, juntámos as nossas perdas e o nosso endividamento (...), teve, tem e terá origem nos nossos impostos, logo no nosso dinheiro, portanto no nosso trabalho" e "finalmente, porque todos sabemos que é o turismo que vai liderar a recuperação económica".

Pedro Costa Ferreira reconheceu ainda que os apoios no início da pandemia foram fundamentais e que "a dinâmica de resposta à crise por parte do Governo, com todos os constrangimentos que conhecemos, foi francamente positiva em muitos momentos da crise". Contudo, "os apoios foram insuficientes", frequentemente tardios e com "difíceis" processos administrativos.

Sobre a não aprovação do Orçamento de Estado para 2021 e consequente dissolução do Governo, Pedro Costa Ferreira disse que esperava "mais capacidade de entendimento, mais foco nos problemas reais das pessoas e das empresas, mais criatividade e capacidade de construção das soluções necessárias e não a emergência de uma crise política".

 

O PressTUR participa no Congresso a convite da APAVT

 

Clique para ver mais: APAVT

Clique para ver mais: Agências&Oepradores

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Vales de viagens atingiram 100 milhões de euros e litígios não são “materialmente relevantes” – APAVT

14-01-2022 (10h45)

Os vales emitidos pelas agências, por viagens canceladas até final de setembro de 2020, atingiram os 100 milhões de euros e estão praticamente resolvidos, com os litígios a não serem “materialmente relevantes”, garantiu o presidente da APAVT.

Roadshow "Os Especialistas 2022" adiado para Abril

12-01-2022 (17h07)

O roadshow Os Especialistas 2022 foi adiado para Abril, de forma a ser possível "garantir uma maior segurança sanitária e tranquilidade aos visitantes".

António Costa a favor da continuação do Apoiar.pt

11-01-2022 (13h57)

O secretário-geral do Partido Socialista (PS) e candidato a primeiro-ministro, António Costa, afirmou hoje, numa reunião organizada pela Confederação do Turismo de Portugal (CTP), ser favorável à continuação do programa Apoiar.pt, segundo um comunicado da APAVT.

Bestravel adia Convenção para Abril na Figueira da Foz

10-01-2022 (18h23)

A rede de agências de viagens Bestravel adiou a sua Convenção Anual que se iria realizar de dias 3 a 6 Fevereiro, na Figueira da Foz, para os dias 7 a 10 de Abril, devido à “actual situação pandémica, a sua evolução e inconstância de número de casos da covid-19”.

Seguros In Sure Broker ligados ao software SIGAV

10-01-2022 (15h25)

Os seguros da In Sure Broker já se encontram directamente ligados ao software SIGAV, permitindo a subscrição do seguro de forma automática no momento da reserva.

Opinião e Análise