Amadeus reivindica aumento da quota das reservas aéreas de agências de viagens em tempos de pandemia

12-05-2020 (17h48)

Foto: Drew Beamer / Unsplash
Foto: Drew Beamer / Unsplash

Apesar de uma quebra para quase metade do que fizera há um ano pelo impacto da pandemia de covid-19 nas viagens e turismo, a Amadeus IT Holding anuncia que o seu GDS aumentou a quota do mercado mundial de reservas aéreas de agências de viagens no primeiro trimestre em 0,3 pontos.

A companhia, sediada em Espanha, indica que a sua quota do mercado mundial de processamento de reservas aéreas subiu para 44,2%, com um total de 85 milhões em cerca de 192 milhões.

O balanço do trimestre publicado hoje pela empresa mostra que teve uma queda das receitas de processamento das reservas aéreas ligeiramente inferior à queda do número de transacções, em 45,5% para uma quebra de 47,7%, para um total de 457,5 milhões de euros.

Dessa forma, pela primeira vez os proveitos do seu GDS ficaram abaixo dos proveitos da área que denomina IT Solutions, de que a grande parcela vem do Altéa, sistema de gestão de passageiros para companhias aéreas, entre as quais a TAP, que teve receitas no montante de 564,2 milhões de euros, em queda de apenas 0,3% face ao período homólogo de 2018.

Tal como no GDS, também o Altea teve uma quebra de proveitos inferior à quebra de actividade, expressa num decréscimo em 12% do número de passageiros embarcados com as soluções Amadeus, para 383,9 milhões.

Os proveitos totais do Amadeus ficaram, pois, em 1.021,7 milhões de euros no primeiro trimestre, em queda de 27,3% relativamente ao período homólogo de 2019, o EBITDA (resultados antes de juros, impostos, amortizações e provisões) teve uma queda ainda mais forte, em 41,3%, para 349,4 milhões, e o resultado líquido teve uma quebra ainda maior, em 60,5%, para 117,8 milhões de euros.

A empresa, porém, evidencia que a sua evolução não se esgota nos números, indicando que no trimestre teve 23 novos contratos de distribuição de companhias de aviação, “incluindo uma europeia”, que não identifica, e que as agências de viagens que trabalham com o seu GDS têm acesso aos inventários de 110 companhias low cost e ‘híbridas’.

O Amadeus destaca ainda que no primeiro trimestre teve um incremento das companhias interessadas nas suas soluções de merchandising (venda de produtos e serviços adicionais ao voo), especificando que teve oito que subscreveram a sua solução Amadeus Ancillary Services, que conta 136 implementações de 159 contratos, e duas a Amadeus Airline Fare Families, que conta 88 implementações em 109 contratos.

Para ler mais clique:

Reservas de voos por agências de viagens caíram 46,4% a nível mundial no 1º trimestre, Amadeus

 

Clique para mais notícias: Amadeus

Clique para mais notícias: GDS

Clique para mais notícias: Agências&Operadores

Clique para mais notícias: Aviação

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Quebra da venda de voos pelas agências de viagens IATA portuguesas sobe para 71,7% depois de Agosto

22-09-2020 (17h52)

As agências de viagens IATA portuguesas que em 2019 atingiram o montante recorde de 964 milhões de euros em vendas de voos regulares, no final de Agosto deste ano estão com uma quebra de 470 milhões ou 71,7%.

Turismo europeu pede a Bruxelas testes coordenados para acabar com restrições de viagens divergentes

18-09-2020 (14h00)

Mais de 20 organizações europeias de turismo e de aviação pediram hoje à Comissão Europeia para acabar com a “contínua falta de coordenação” e as “restrições de viagens divergentes”, implementando um programa de testes comum para os viajantes.

Agências de viagens querem apoio ao pagamento de custos fixos para manter emprego

17-09-2020 (17h01)

A Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT) elogiou hoje o Governo dos Açores por apoiar o pagamento dos custos fixos das agências de viagens açorianas e apelou à criação de medidas similares para o resto do país, considerando que permitem "controlo do desemprego" e "sobrevivência das empresas".

GEA organiza formação sobre uso de redes sociais para atrair clientes

15-09-2020 (12h41)

O Grupo GEA promove esta semana um ciclo de webinars sobre como “atrair clientes e seguidores através das redes sociais”, exclusivo para as agências de viagens da rede.

Chairman da TAP garante empenho na relação com as agências de viagens

14-09-2020 (13h05)

“Atitude proactiva, construtiva e positiva” é o que as agências de viagens podem esperar da TAP, afirmou o seu chariman, Miguel Frasquilho, questionado pelo presidente da CTP, Francisco Calheiros, quanto a uma situação de “divórcio muito grande” entre a companhia e as agências de viagens, seu maior canal de venda de bilhetes.

Opinião e Análise