Congresso da APAVT volta à Madeira de 14 a 17 de Novembro

Nove anos depois, a Madeira vai voltar a receber o Congresso Nacional da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT), o 45º da sua história, de 14 a 17 de Novembro, tornando-se o destino português a receber mais vezes o evento, foi hoje anunciado no Funchal.
A Madeira é “provavelmente o local perfeito para a realização de um Congresso da APAVT”, começou por dizer o presidente da APAVT, Pedro Costa Ferreira, na assinatura de um protocolo de cooperação com a Associação de Promoção da Madeira, esta manhã, na Quinta da Casa Branca no Funchal.
“Desde logo pelos números relacionados com o turismo que são produzidos na Madeira, pelo peso destes números no PIB da Madeira e pela importância do mercado emissor nacional para a realização destes números”, sublinhou Pedro Costa Ferreira.
O turismo na Madeira tem alcançado números “extraordinários”, mas “temos vários, e alguns enormes, desafios que temos que olhar juntos”, continuou o presidente da Associação.
Nesse sentido, o 45º Congresso da APAVT irá analisar temas como a “desvalorização da libra e o Brexit” e a “falência de várias companhias aéreas que fizeram com que perdêssemos algumas rotas importantes”, deixando algumas cidades europeias “sem ligação directa à Madeira”.
Além disso, será abordado o que Pedro Costa Ferreira apresentou como “um problema grave, anacrónico, inexplicável com o Aeroporto da Madeira”. Com “basicamente os mesmos ventos” e com melhor tecnologia no aeroporto e nas aeronaves, ainda assim, “temos mais dias de inoperacionalidade do que nunca”.
Outro tema será o aumento da oferta de alojamento turístico na Madeira, que se prevê “em número significativo”, disse o presidente da APAVT, que acrescentou ser necessário “também olhar para as questões relacionadas com o aumento da procura e o aumento do fluxo de turistas”.
Pedro Costa Ferreira salientou ainda a parceria com a Associação de Promoção da Madeira na realização do evento, reconhecendo os seus representantes como “grandes amigos” e enfatizando o seu “extraordinário trabalho em direcção à modernidade”, numa óptica centrada na promoção de experiências, e com “um notável trabalho de proximidade e raciocínio conjunto” com agências de viagens e operadores turísticos.
O Congresso da APAVT deverá levar à Madeira “cerca de 600 players da cadeia de valor do turismo do mercado nacional, que terão oportunidade de fazer um ponto da situação sobre o estado da nação e fazer uma discussão importante para olhar para o futuro a nível nacional e regional”, concluiu Pedro Costa Ferreira, revelando a expectativa de que o evento será um “enorme êxito”.
Paula Cabaço, secretária Regional de Turismo e Cultura e presidente da direcção da Associação de Promoção da Madeira, destacou por sua vez que a melhor forma de promoção da Madeira é estar no destino, para enfatizar a importância da realização do evento na Madeira.
O mercado português é o 3º maior mercado emissor para a Madeira, com crescimentos nos últimos três anos, prosseguiu Paula Cabaço, destacando que acredita “no potencial deste mercado” e que o Congresso da APAVT “vem reforçar o posicionamento do mercado português no destino”.
Clique para mais notícias: APAVT
Clique para mais notícias: Agências&Operadores
Clique para mais notícias: Portugal
Outras Notícias
Lusanova promove webinares sobre Madeira e Dubai nas próximas semanas
O operador turístico Lusanova vai promover webinares para agentes de viagens sobre a Madeira e sobre o Dubai nos dias 21 de Abril e 5 de Maio, respectivamente.
Nova política comercial da Soltrópico permite ao agente de viagens “escolher a sua rentabilidade”
O operador turístico Soltrópico, do Grupo Newtour, apresenta no seu novo website uma nova política comercial que permite ao agente de viagens “escolher a sua rentabilidade”, anunciou a empresa em comunicado.
Ávoris leva agentes de viagens espanhóis à República Dominicana
A Ávoris Corporación Empresarial, em colaboração com o Ministério do Turismo da República Dominicana, realizou a sua primeira fam trip às Caraíbas desde Março de 2020, quando as viagens foram suspensas devido à pandemia de covid-19.
Soltrópico promove webinar sobre Saïdia na quarta-feira
O operador turístico Soltrópico agendou para esta quarta-feira, dia 14 de Abril, um webinar sobre Saïdia, uma das estâncias balneares marroquinas mais procurada pelos turistas portugueses.
Escrever comentário