Destinos de proximidade serão os primeiros a beneficiar da retoma das viagens este ano, APAVT

26-02-2021 (17h24)

“Há um desejo enorme” e “capacidade económica das famílias portuguesas” para voltar a viajar este ano, defende o presidente da APAVT, Pedro Costa Ferreira, que prevê que os destinos de proximidade serão os primeiros a beneficiar da retoma.

Pedro Costa Ferreira, que falava hoje num evento online para a apresentação da Madeira como Destino Preferido da APAVT em 2021 (para ler mais clique aqui), começou por dizer que prevê para este ano “um regresso gradual à normalidade”.

Essa expectativa deve-se aos avanços que já observa na “harmonização das restrições às viagens”, mas também ao “desejo enorme de viajar” dos consumidores, que diz ser “muito superior ao que havia em Março de 2020”.

É que, explicou, “todos os nossos clientes têm não apenas um ano sem viajar, mas, além de não viajarem, têm restrições à mobilidade como nunca tiveram, têm confinamentos como nunca tiveram”.

Por outro lado, continuou Pedro Costa Ferreira, “pelo menos no primeiro semestre de 2021 acho que podemos dizer que a capacidade económica das famílias portuguesas está absolutamente assegurada naquilo que diz respeito às viagens, porque a poupança das famílias no ano de 2020 desde o início da pandemia aumentou e os depósitos bancários dos particulares aumentaram em Portugal”.

O presidente da APAVT alerta porém que ainda está por conhecer “a destruição económica no momento da integração numa vida activa normal” e reconhece que “haverá com certeza dificuldades nalgumas empresas”, o que terá consequências a nível de desemprego, e, portanto, no poder económico dos consumidores.

“Mas o ponto de partida é um ponto de partida favorável a que as pessoas viajem. Há capacidade material e há um enorme desejo”, enfatizou Pedro Costa Ferreira.

A sua previsão é que “os primeiros momentos deste regresso à normalidade favoreçam os destinos de proximidade e sobretudo se estes destinos de proximidade, como é o caso da Madeira tiverem um rasto de trabalho relativamente à covid que no caso da Madeira foi exemplar, quer do ponto de vista da saúde, quer do ponto de vista da informação aos residentes e aos potenciais turistas, quer ainda na clarificação que muito cedo se fez das condições que eram necessárias para viajar”, concluiu o presidente da APAVT.

A Madeira é o Destino Preferido da APAVT este ano, como aconteceu no ano passado e em 2016. Esta iniciativa anual da Associação pretende dinamizar os fluxos turísticos para um determinado destino, através de um trabalho de marketing e de um trabalho técnico com os operadores turísticos e agentes de viagens.

 

Clique para ver mais: APAVT

Clique para ver mais: Madeira

Clique para ver mais: Agências&Operadores        

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Agências de viagens portuguesas atingem máximo de vendas de voos em BSP durante a pandemia

16-04-2021 (15h47)

As vendas de voos regulares pelas agências de viagens IATA portuguesas ascenderam em Março a 13,5 milhões de euros, que é um máximo em tempos de pandemia.

Solférias junta mais de 500 agentes de viagens em apresentação da programação de Verão

15-04-2021 (17h19)

O operador turístico Solférias juntou hoje mais de 500 agentes de viagens no Zoom para apresentar os seus pacotes para um Verão que, na previsão do seu director-geral, "será o início de alguma coisa", ainda abaixo dos resultados de 2019, mas acima de 2020.

Agências e operadores serão “muito mais reconhecidos” depois da pandemia, Nuno Mateus

15-04-2021 (15h25)

O director-geral do operador turístico Solférias, Nuno Mateus, considera que a pandemia permitiu aos operadores turísticos e agências de viagens demonstrarem o seu valor, quer nos repatriamentos quer nos reembolsos, o que lhes permitirá serem "muito mais reconhecidos no futuro".

Solférias apresenta programação de Verão amanhã

14-04-2021 (16h42)

O operador turístico Solférias está a convidar os agentes de viagens para uma apresentação online da sua programação de Verão, que decorre amanhã, dia 15 de Abril, às 11h.

Lusanova promove webinares sobre Madeira e Dubai nas próximas semanas

13-04-2021 (17h48)

O operador turístico Lusanova vai promover webinares para agentes de viagens sobre a Madeira e sobre o Dubai nos dias 21 de Abril e 5 de Maio, respectivamente.

Opinião e Análise