Madeira renova aposta nas agências de viagens para atrair turistas residentes no país

18-12-2020 (16h12)

A Madeira renovou hoje a aposta nos agentes de viagens para promover as visitas de portugueses à região, ao lançar a 3ª edição do “Madeira Specialists”, um programa que além de formar os vendedores pretende “trazer confiança às pessoas” para voltarem a viajar, segundo o secretário Regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus.

O programa de formação em formato de e-learning pretende “passar uma mensagem do que foi feito [na Madeira], de como estamos estruturados, de que mantemos os nossos activos intactos, mas que reforçámos o nosso posicionamento com um novo valor que tem que ver com a segurança”, frisou Eduardo Jesus, que é também presidente da Associação de Promoção da Madeira.

“A confiança foi talvez o elemento mais devastado pela pandemia. Temos que trazer confiança às pessoas para acreditarem, para se desprenderem dos receios e voltarem a viajar”, acrescentou Eduardo Jesus, que falava na sessão online de lançamento da 3ª edição do programa.

O governante destacou que o mercado doméstico “teve um registo incrível para os números da Madeira”, com “um mês de Agosto em que os hóspedes entrados do território nacional foram mais do que os hóspedes entrados em 2019”.

Os dados do INE consultados pelo PressTUR indicam que o alojamento turístico da Madeira recebeu em Agosto 36.787 hóspedes residentes em Portugal, menos 4,8% ou menos 1.857 que em Agosto de 2019.

O alojamento turístico da Madeira somou em Agosto 122.986 dormidas de residentes em Portugal, menos 14,8% ou menos 21,4 mil que em Agosto de 2019.

Para este mês de Dezembro, Eduardo Jesus avançou que estão “previstas 424 frequências [voos], o que nos dá mais de 70 mil lugares disponíveis para vir para a Madeira, dos quais 54% estão reservados ao mercado nacional. Temos cerca de 40 mil lugares disponíveis para o mercado nacional”.

Este Sábado, a Região Autónoma vai “bater o recorde do número de passageiros chegados à Madeira este ano”, acrescentou Eduardo Jesus, especificando que há “5.000 lugares disponíveis para amanhã e devem chegar cerca de 4.000 e muitas pessoas ao território insular”.

O secretário Regional acrescentou ainda que o orçamento de promoção turística gerido pela Agência de Promoção da Madeira ronda os 16 milhões de euros.

O programa de formação “Madeira Specialists” é desenvolvido pela Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT) em parceria com a Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE) e a Associação de Promoção da Madeira (AP Madeira).

O presidente da APAVT, Pedro Costa Ferreira, também presente na sessão de lançamento da 3ª edição do programa, destacou a importância da formação. “Se não houver verdadeira criação de valor e percepção dessa criação de valor pelo cliente, julgo que as agências de viagens têm pouca capacidade de desenvolver negócio no futuro”, afirmou.

“Este programa por um lado forma e, por outro, ao atribuir um selo de especialista a quem é formado ajuda a que o cliente tenha a percepção dessa formação”, acrescentou Pedro Costa Ferreira.

O “Madeira Specialists”, que conta com 1.300 formações concluídas nas duas primeiras edições, funciona em formato de ensino à distância (e-learning), recorrendo a uma plataforma ‘gamificada’ que percorre um curso generalista (“Destino Madeira”) e outros três mais específicos (“Natureza”; “Mar” e “Lifestyle”).

Os agentes de viagens que concluírem com aproveitamento esta acção serão certificados como “Madeira Specialists” pela ESHTE.

 

Clique para ver mais: Agências&Operadores

Clique para ver mais: Madeira


 

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Croácia volta a ser Destino Preferido da ECTAA

20-01-2021 (15h37)

A Confederação Europeia das Agências de Viagens e Operadores Turísticos (ECTAA) escolheu a Croácia para ser o seu Destino Preferido em 2021, uma iniciativa que pretende impulsionar a retoma do turismo no país.

Ávoris promove webinars para agentes de viagens em Portugal

18-01-2021 (16h14)

A Ávoris, divisão de viagens do grupo Barceló, de que fazem parte os operadores turísticos Jolidey e LePlan, e as agências de viagens B the Travel Brand, vai promover webinars para agentes de viagens em Portugal a partir de quarta-feira.

Agências de viagens IATA portuguesas tiveram quebra de 739,5 milhões de euros na venda de voos regulares

18-01-2021 (15h51)

Só a venda de voos regulares deu em 2020 um ‘rombo’ de 739,5 milhões de euros ao negócio das agências de viagens IATA portuguesas, de acordo com dados do BSP Portugal (do inglês para Billing and Settlement Plan), a que o PressTUR teve acesso.

Vendas de voos pelas agências de viagens IATA espanholas caíram 4.137 milhões de euros

18-01-2021 (15h48)

As vendas de voos regulares pelas 3.930 agências de viagens espanholas que integram o BSP (do inglês para Billing and Settlement Plan), sistema da IATA para a regularização das vendas de voos pelas agências de viagens, caíram 4.137 milhões de euros em 2020.

Orbest e Evelop assinam acordo com o Sabre para distribuição e gestão operacional

15-01-2021 (17h10)

As companhias aéreas Orbest e Evelop assinaram um acordo com o Sabre para vender os seus voos nos sistemas de reservas da tecnológica e para usar as suas soluções de gestão de inventário e de gestão operacional.

Opinião e Análise