Manifesto Europeu de Turismo divulga recomendações para planear retoma das viagens a tempo do Verão

25-02-2021 (15h15)

Foto: Unsplash / Jakob Braun
Foto: Unsplash / Jakob Braun

O Manifesto Europeu de Turismo, que reúne mais de 60 organizações de turismo europeias, públicas e privadas, defende a criação de um grupo de trabalho liderado pela Comissão Europeia para preparar a retoma das viagens a tempo do Verão.

“Não há tempo a perder - os preparativos para uma abordagem comum devem começar agora, a fim de restaurar a confiança do público até o Verão”, alerta o Manifesto Europeu, que a portuguesa APAVT integra, através da ECTAA.

A primeira recomendação do Manifesto é a criação de um grupo de trabalho liderado pela Comissão Europeia com a missão de restaurar a liberdade de circulação e implementar um plano de retoma das viagens e um plano de recuperação.

Esse grupo de trabalho terá a seu cargo avaliações contínuas da situação com base no risco e nos dados científicos mais recentes relacionados com a covid-19.

O objectivo seria identificar as condições e cenários sob os quais as actuais restrições às viagens internacionais poderiam ser aliviadas e, em última instância, levantadas em toda a Europa e além do território europeu.

O Manifesto considera que “uma coordenação europeia melhorada e eficaz das restrições e requisitos de viagens é urgentemente necessária para facilitar o reinício das viagens e do turismo (9,5% do PIB da UE) e oferecer previsibilidade aos viajantes, bem como às empresas de viagens e turismo e aos seus trabalhadores”.

Sobre os testes à covid-19, as organizações defendem “uma estrutura harmonizada da UE”, que permita aos Estados-Membros assegurar testes a preços acessíveis, capacidade suficiente e reconhecimento mútuo dos testes entre países.

O Manifesto defende “a validação do uso do antigénio e outros testes rápidos para viagens e turismo”, assim como “a avaliação regular dos testes aceites conforme a eficácia desses testes melhorar (LAMP2 por exemplo)”.

As organizações consideram urgente a coordenação da UE sobre os certificados de saúde electrónicos “para evitar ter 27 certificados diferentes sobre testes, vacinação e/ou imunidade”. Para isso, o Manifesto propõe que “a DG SANTE deve assumir a liderança e trabalhar com a DG MOVE e a DG GROW num sistema europeu interoperável que permita uma verificação rápida e digital da vacinação dos viajantes e/ou do estado dos testes”.

O Manifesto Europeu de Turismo defende que a vacinação e os certificados de vacinação “não devem ser obrigatórios para viajar (uma vez que a vacinação esteja mais amplamente disponível), mas os viajantes vacinados ou aqueles com imunidade comprovada devem ser isentos de proibições de entrada, testes e restrições de quarentena”.

As organizações consideram ainda que, assim que a situação de saúde o permita, “é crucial retomar as actividades turísticas e de lazer a par do restabelecimento da liberdade de circulação dos cidadãos da UE”.

 

Clique para ver mais: Europa

Clique para ver mais: Manifesto Europeu de Turismo

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Agências de viagens portuguesas atingem máximo de vendas de voos em BSP durante a pandemia

16-04-2021 (15h47)

As vendas de voos regulares pelas agências de viagens IATA portuguesas ascenderam em Março a 13,5 milhões de euros, que é um máximo em tempos de pandemia.

Solférias junta mais de 500 agentes de viagens em apresentação da programação de Verão

15-04-2021 (17h19)

O operador turístico Solférias juntou hoje mais de 500 agentes de viagens no Zoom para apresentar os seus pacotes para um Verão que, na previsão do seu director-geral, "será o início de alguma coisa", ainda abaixo dos resultados de 2019, mas acima de 2020.

Agências e operadores serão “muito mais reconhecidos” depois da pandemia, Nuno Mateus

15-04-2021 (15h25)

O director-geral do operador turístico Solférias, Nuno Mateus, considera que a pandemia permitiu aos operadores turísticos e agências de viagens demonstrarem o seu valor, quer nos repatriamentos quer nos reembolsos, o que lhes permitirá serem "muito mais reconhecidos no futuro".

Solférias apresenta programação de Verão amanhã

14-04-2021 (16h42)

O operador turístico Solférias está a convidar os agentes de viagens para uma apresentação online da sua programação de Verão, que decorre amanhã, dia 15 de Abril, às 11h.

Lusanova promove webinares sobre Madeira e Dubai nas próximas semanas

13-04-2021 (17h48)

O operador turístico Lusanova vai promover webinares para agentes de viagens sobre a Madeira e sobre o Dubai nos dias 21 de Abril e 5 de Maio, respectivamente.

Opinião e Análise