Pandemia reforçou valor da segurança das reservas em agências de viagens, Nuno Mateus

16-12-2020 (16h36)

Foto: Solférias
Foto: Solférias

O director-geral do operador turístico Solférias, Nuno Mateus, defende que “no meio desta turbulência [provocada pela pandemia de covid-19] há um aspecto que favorece as agências de viagens e os operadores”, que é a segurança que oferecem quando há problemas e é preciso “alguém do outro lado da linha que os resolva”.

Com os problemas criados pela pandemia, desde os repatriamentos às diversas restrições de viagens frequentemente alteradas, “o cliente cada vez mais vai jogar pela segurança”, perspectivou Nuno Mateus, que falava numa conferência online promovida pelo grupo de agências de viagens independentes GEA.

“Não são cinco ou dez euros muitas vezes que fazem a diferença. A diferença faz-se quando há problemas [e é necessário] que haja alguém do outro lado da linha que os resolva”, sublinhou o dirigente.

“Há muitos anos que se fala que o processo das agências de viagens é um processo ultrapassado. Não estou a discutir que não possa haver evoluções, que as haverá sempre. Mas a verdade é que, quando há problemas, a segurança de ter alguém em quem o cliente final confia é fundamental”, enfatizou Nuno Mateus.

A segurança oferecida aos clientes das agências de viagens, contudo, começa na prórpria reserva, porque “as pessoas querem ter uma salvaguarda” no caso de não poderem viajar, frisou o director-geral da Solférias e também dirigente da APAVT, que realçou que para conseguirem reservas antecipadas, os operadores turísticos estão a conceder essa “salvaguarda” através de cancelamentos sem penalização.

Um factor que Nuno Mateus apontou também como inibidor do desenvolvimento da procura é “a falta de uniformização das regras de viagens”, sublinhando a necessidade de serem adoptados critérios comuns para todos os países, “para que as pessoas saibam que regras é que existem”.

 

Clique para ver mais: Agências&Operadores

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Croácia volta a ser Destino Preferido da ECTAA

20-01-2021 (15h37)

A Confederação Europeia das Agências de Viagens e Operadores Turísticos (ECTAA) escolheu a Croácia para ser o seu Destino Preferido em 2021, uma iniciativa que pretende impulsionar a retoma do turismo no país.

Ávoris promove webinars para agentes de viagens em Portugal

18-01-2021 (16h14)

A Ávoris, divisão de viagens do grupo Barceló, de que fazem parte os operadores turísticos Jolidey e LePlan, e as agências de viagens B the Travel Brand, vai promover webinars para agentes de viagens em Portugal a partir de quarta-feira.

Agências de viagens IATA portuguesas tiveram quebra de 739,5 milhões de euros na venda de voos regulares

18-01-2021 (15h51)

Só a venda de voos regulares deu em 2020 um ‘rombo’ de 739,5 milhões de euros ao negócio das agências de viagens IATA portuguesas, de acordo com dados do BSP Portugal (do inglês para Billing and Settlement Plan), a que o PressTUR teve acesso.

Vendas de voos pelas agências de viagens IATA espanholas caíram 4.137 milhões de euros

18-01-2021 (15h48)

As vendas de voos regulares pelas 3.930 agências de viagens espanholas que integram o BSP (do inglês para Billing and Settlement Plan), sistema da IATA para a regularização das vendas de voos pelas agências de viagens, caíram 4.137 milhões de euros em 2020.

Orbest e Evelop assinam acordo com o Sabre para distribuição e gestão operacional

15-01-2021 (17h10)

As companhias aéreas Orbest e Evelop assinaram um acordo com o Sabre para vender os seus voos nos sistemas de reservas da tecnológica e para usar as suas soluções de gestão de inventário e de gestão operacional.

Opinião e Análise