Reservas já vão ‘pingando’, José Manuel Antunes

05-06-2020 (15h25)

Sem euforias, mas confiante é a imagem que o director-geral da Sonhando transmite quanto à operação este ano, que tem Porto Santo e Cuba como destinos chave e para os quais afirma que já vão surgindo reservas, apesar de todos os receios decorrentes da pandemia de covid-19.

“Nos últimos dias, desde sexta-feira para cá, começaram a pingar algumas reservas”, revela José Manuel Antunes, que assinala que não está com ilusões.

O movimento, explica, “não [é] ao ritmo a que estávamos habituados em anos anteriores”, assinala, destacando que, porém, “para quem esteve dois meses sem ter uma única reserva... são a tal luz de esperança ao fundo do túnel de que fala o primeiro-ministro”.

E daí que a avaliação que José Manuel Antunes faz do momento da operação turística é que já há alguma reactivação.

“Sim, já se nota alguma coisa. Não é uma explosão, mas já se nota desde há alguns dias. Começou por ser sobretudo Porto Santo, que as pessoas têm a confiança de ser produto nacional e de estarem mais perto”, explicou.

José Manuel Antunes especificou que relativamente a Porto Santo “começou a notar-se reservas com um certo ritmo e depois alargou-se também aos outros destinos”.

O operador, porém, evidencia que não tem ilusões quanto às dificuldades que o sector enfrenta, referindo que a procura é ainda “de forma muito pontual”, mas ‘a procissão ainda vai no adro’, tendo em conta que se está no início de Junho e o começo das operações charter foi adiado para Julho.

A dúvida maior é, porém, quanto a eventuais decisões governamentais, “até porque nem todos os países definiram já quais as regras de entrada e muitos, aliás, nem sequer abriram ainda a estrangeiros, e obviamente [a operação] só poderá ser estável para países onde não haja algumas medidas, como a quarentena, etc., onde as pessoas sintam que vão para lá para descansar e não para terem problemas”.

“É nessa expectativa que estamos todos e vamos ver. Mas estamos cheios de esperança e temos que lutar e acreditar que vai haver alguma evolução”, afirma José Manuel Antunes, que não deixa de assinalar que “algumas estatísticas são assustadoras, porque dizem que só uma parte muito diminuta dos portugueses está a pensar fazer férias fora de casa e dessa parte uma percentagem ainda muito mais diminuta, quase ínfima, está a pensar ir para fora do país...”

“Temos que ter isso em atenção. E admito que em termos absolutos muito provavelmente vamos recuar no diz respeito ao mercado qualquer coisa como duas décadas, o que é assustador quando se pensa no número de empregos que entretanto se criaram, no número de empresas, etc.”, salienta José Manuel Antunes que lembra: “há duas décadas eu era líder de mercado em Portugal. Nós tínhamos uma profusão muito grande de charters, mas o número de empresas que havia era menos de metade do que existe actualmente, e consequentemente os postos de trabalho também”.

“A repartição da riqueza que o turismo de outgoing produzia era por um número mais restrito de pessoas em relação aquelas que actualmente trabalham no sector, pelo que se recuarmos para esses níveis, temos esse risco de ter que dispensar muito provavelmente muita gente ou, em alternativa, passar a pagar importâncias menores”, conclui.

 

Clique para mais notícias: Sonhando

Clique para mais notícias: Agências&Operadores

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Travelport ‘devolve’ Locomote aos seus fundadores

06-07-2020 (18h54)

A multinacional Travelport, identificada principalmente pela sua plataforma para o comércio de viagens, vendeu a agência de viagens corporate australiana Locomote aos seus fundadores, de acordo com a imprensa internacional, que diz que o montante do negócio não foi divulgado.

Travelport promove webinar sobre tendências de recuperação do turismo

06-07-2020 (14h46)

A Travelport, empresa a que pertence o sistema global de reservas mais utilizado pelas agências de viagens portuguesas, vai organizar um webinar sobre as tendências de recuperação do turismo.

Solférias anuncia descontos para agentes de viagens para férias em Portugal

06-07-2020 (11h29)

O operador turístico Solférias lançou hoje uma campanha exclusiva para agentes de viagens para férias em Portugal, com a qual pretende “agradecer o empenho e resiliência”, e contribuir para que voltem a descobrir o país “com outros olhos”.

Feira de turismo ABAV Expo em São Paulo adiada para 2021

03-07-2020 (15h02)

A 48ª edição da feira internacional de turismo ABAV Expo, que estava marcada para os dias 23 a 25 de Setembro, em São Paulo, foi adiada para 2021, anunciou a organização, que em contrapartida vai promover um evento virtual que pretende “marcar a retomada dos negócios do sector turístico ainda em 2020”.

Ryanair acusa agências de viagens online de bloquear reembolsos

03-07-2020 (12h32)

A Ryanair acusou hoje "agências de viagens online não autorizadas" de bloquear reembolsos de clientes, por utilizarem "emails falsos e cartões de crédito virtuais" impedindo que as reservas "possam ser rastreadas até ao consumidor individual".

Opinião e Análise