Sem TAP o turismo não pode responder ao seu principal desafio: os mercados longínquos – Pedro Costa Ferreira

01-12-2021 (17h17)

Presidente da APAVT, Pedro Costa Ferreira
Presidente da APAVT, Pedro Costa Ferreira

O presidente da APAVT, Pedro Costa Ferreira, frisou hoje que "se não for através da TAP" o turismo português não tem capacidade para responder ao seu principal desafio, que "é o desenvolvimento dos mercados longínquos, que nos trarão mais território turístico e menos sazonalidade".

"Precisamos de união e sentido de estratégia, também porque teremos de nos preocupar com a defesa do hub aéreo em Lisboa, e isso não parece possível sem a manutenção de uma TAP com dimensão", começou por dizer o dirigente, que falava na inauguração do 46º Congresso da APAVT, a decorrer em Aveiro com mais de 700 participantes inscritos.

O país está "dividido entre quem sustenta o apoio estatal à TAP e quem o combate", mas a APAVT, segundo o seu presidente, não se revê "nesta simplicidade de análise".

Desde logo, começou por justificar, "porque o principal desafio do turismo português é o desenvolvimento dos mercados longínquos, que nos trarão mais território turístico e menos sazonalidade" e "não cremos que tenhamos êxito nesta tarefa, se não mantivermos o hub, bem como não acreditamos que consigamos manter o hub se não for através da TAP".

Por outras palavras, questionou Pedro Costa Ferreira, "o que é mais caro? Apoiar a TAP, ou regredir dez anos no sector turístico, com todas as implicações para a economia nacional?".

Por outro lado, apoiar a TAP "não é isentá-la da necessidade de gestão rigorosa e resultados positivos, procurando que o apoio seja o menor possível, pelo menor período de tempo possível", ressalvou o presidente da APAVT.

"O mesmo deve ser dito da SATA", continuou Pedro Costa Ferreira, destacando que "o papel que esta companhia aérea representa nos Açores dificilmente permitirá, em nosso entender, sermos levianos ou termos um olhar político de curto prazo quanto à necessidade de resolução dos problemas que tenta agora resolver, através de uma estratégia reformadora".

Pedro Costa Ferreira também realçou  a presença no congresso dos principais responsáveis da TAP, a CEO Christine Ourmières, da SATA, o presidente Luís Rodrigues, e da euroAtlantic, o CEO Eugénio Fernandes.

 

Ver também:

Agências de viagens exigem "urgente" continuação do apoio à retoma pelo menos até à Páscoa

 

O PressTUR participa no Congresso a convite da APAVT

 

Clique para ver mais: APAVT

Clique para ver mais: Agências&Operadores
Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Vales de viagens atingiram 100 milhões de euros e litígios não são “materialmente relevantes” – APAVT

14-01-2022 (10h45)

Os vales emitidos pelas agências, por viagens canceladas até final de setembro de 2020, atingiram os 100 milhões de euros e estão praticamente resolvidos, com os litígios a não serem “materialmente relevantes”, garantiu o presidente da APAVT.

Roadshow "Os Especialistas 2022" adiado para Abril

12-01-2022 (17h07)

O roadshow Os Especialistas 2022 foi adiado para Abril, de forma a ser possível "garantir uma maior segurança sanitária e tranquilidade aos visitantes".

António Costa a favor da continuação do Apoiar.pt

11-01-2022 (13h57)

O secretário-geral do Partido Socialista (PS) e candidato a primeiro-ministro, António Costa, afirmou hoje, numa reunião organizada pela Confederação do Turismo de Portugal (CTP), ser favorável à continuação do programa Apoiar.pt, segundo um comunicado da APAVT.

Bestravel adia Convenção para Abril na Figueira da Foz

10-01-2022 (18h23)

A rede de agências de viagens Bestravel adiou a sua Convenção Anual que se iria realizar de dias 3 a 6 Fevereiro, na Figueira da Foz, para os dias 7 a 10 de Abril, devido à “actual situação pandémica, a sua evolução e inconstância de número de casos da covid-19”.

Seguros In Sure Broker ligados ao software SIGAV

10-01-2022 (15h25)

Os seguros da In Sure Broker já se encontram directamente ligados ao software SIGAV, permitindo a subscrição do seguro de forma automática no momento da reserva.

Opinião e Análise