Agências de viagens exigem apoios prometidos pelo Governo para “não morrerem na praia”

22-09-2021 (15h26)

Foto: APAVT
Foto: APAVT

A Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT) alertou hoje o Governo para o agravamento das necessidades de tesouraria das empresas do sector, exigindo que faça chegar os apoios prometidos e que crie novos auxílios “para que não morramos na praia”.

O Verão representou um “ténue regresso”, mas está a acabar e “os apoios continuam a soar aos microfones e a faltar nas empresas”, sublinha a APAVT num comunicado.

A Associação indica que as receitas das empresas cresceram “lentamente”, mas os custos regressaram “a 100%”, o que provocou um desequilíbrio maior nas tesourarias, “colocando trabalhadores em risco de desemprego e a oferta turística nacional em risco de desagregação”.

É neste contexto que a APAVT considera “imperioso” que o Governo avance com apoios já anunciados e que defina novos programas de auxílio para responder ao “prolongamento da crise” e ao “adensar dos problemas de tesouraria”.

A APAVT pede ao Governo que “confirme a manutenção da possibilidade de layoff até ao final do ano, de acordo com os diferentes níveis de regresso à actividade, por parte das empresas” e que “pague a tranche do Apoiar.rendas , 1º semestre, que se mantém em dívida”.

A Associação considera necessário o alargamento “do apoio do Apoiar.rendas ao segundo semestre de 2021” e a criação de “uma nova tranche no programa APOIAR, de acordo com o óbvio prolongamento da crise e o adensar dos problemas de tesouraria das empresas”.

As agências de viagens pedem ainda a resolução do “problema das moratórias, tantas vezes anunciado, e nunca efectivado” e a clarificação dos “processos de apoio à recapitalização e a capacidade das micro e pequenas empresas de acederem aos mesmos”.

A APAVT espera que o Governo possa apresentar ao mercado estes apoios na próxima segunda-feira, dia 27 de Setembro, quando é celebrado o Dia Mundial do Turismo.

“Vem aí mais um Dia Mundial do Turismo. Espero que seja aproveitado pelo Governo para colocar no mercado os apoios necessários, alguns deles tantas vezes anunciados. Não vejo outra razão para festejar, e não há mais nada para comentar. É altura de passar à acção”, afirmou o presidente da APAVT, Pedro Costa Ferreira, citado no comunicado.

Ver também:

Agências de viagens portuguesas criticam Governo por atraso nos apoios e confusão de regras

 

Clique para ver mais: APAVT

Clique para ver mais: Agências&Operadores

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Passageiros dos Açores e Madeira com destino ao continente dispensados de teste negativo

29-11-2021 (19h36)

Os passageiros provenientes dos Açores e da Madeira com destino a Portugal continental estão dispensados de apresentar teste negativo à covid-19 para embarcar a partir de quarta-feira, esclareceu hoje à Lusa fonte da Presidência do Conselho de Ministros.

17ª Convenção GEA: Ourém reforça programa de oferta de pernoitas com mais 4.001 noites

29-11-2021 (19h35)

O presidente da Câmara Municipal de Ourém, Luís Albuquerque, anunciou na 17ª Convenção Nacional GEA Portugal, em Fátima, que foi reforçado o programa "10.001 noites" com a oferta de mais 4.001 pernoitas.

17ª Convenção GEA: Turismo do Centro quer manter o talento em Portugal e reforçar a aposta nas 'cidades secundárias'

29-11-2021 (19h33)

O presidente da Entidade Regional Turismo do Centro, Pedro Machado, reforçou a necessidade de reter o talento e mão-de-obra em Portugal e de apostar em territórios do interior, no seu discurso de abertura da 17ª Convenção Nacional da GEA Portugal, este fim-de-semana em Fátima.

17ª Convenção GEA: Presidente da APAVT optimista apesar da "maior crise das nossas vidas"

29-11-2021 (19h30)

O presidente da Associação Portuguesa de Agências de Viagens e Turismo (APAVT) fez o discurso inaugural da 17ª Convenção da GEA, este fim-de-semana em Fátima, deixando uma mensagem de optimismo e destacando a importância da entreajuda e perserverança durante aquilo que considera ser a "maior crise das nossas vidas".

GEA reúne maior número de participantes na sua 17ª convenção

29-11-2021 (19h21)

A 17ª Convenção Nacional do Grupo GEA foi o encontro do grupo que reuniu o maior número de participantes, um total de cerca de 350, incluindo acompanhantes e fornecedores, em Fátima, nos dias 26, 27 e 28 de Novembro.

Ultimas Noticias

Opinião e Análise