AHETA prevê hotelaria do Algarve reduzida a 30% na época baixa

08-10-2020 (16h23)

A AHETA, Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve, indicou hoje ter a perspectiva que apenas 30% das unidades hoteleiras da região estará em funcionamento entre Novembro e Março, época baixa do sector.

“Cerca de 20% dos empreendimentos turísticos permaneceram encerrados durante a época turística, correspondendo a mais de 26 mil camas”, diz uma informação divulgada hoje pela AHETA, na qual acrescenta que “as perspectivas apontam para que 70% dos estabelecimentos encerrem durante a próxima estação baixa (Novembro a Março).

A AHETA diz na mesma informação que é sua “convicção que a retoma será lenta e muito prolongada, estendendo-se ao longo de vários anos, na justa medida em que o estabelecimento dos níveis de confiança junto dos consumidores de férias não se encontra assegurado nem é previsível nos tempos mais próximos, incluindo o receio em viajar que afecta o mundo em geral”.

A AHETA avança então que a questão é “criar condições que permitam às empresas viáveis suportar as dificuldades financeiras e outras, mantendo os níveis de know how, quer de empresas quer de trabalhadores, de forma a responder eficaz e rapidamente às solicitações da procura na fase de retoma”.

A associação acrescenta que “considera urgente e necessário” o Governo estar “mais a par dos acontecimentos, optando por uma estratégia de colaboração e cooperação activa com o sector privado, tendo em vista actuar por antecipação, ao invés de reagir demasiado tarde e/ou de forma desajustada e desenquadrada dos problemas que o país e o Algarve vêm enfrentando”.

A análise da AHETA é que “o Governo esteve bem numa primeira fase” da pandemia, em que tomou “as medidas que a situação impunha”, mas depois “tardou a perceber os impactos nas empresas hoteleiras e turísticas resultantes do agravar da crise, sobretudo na maior e mais importante região turística portuguesa”.

A AHETA diz mesmo que o Governo nesta fase tomou “medidas no pressuposto de uma retoma que não só não se verificou como não se vai verificar no futuro próximo”.

O balanço da estação alta apresentado pela AHETA confirma a perspectiva avançada pelo INE de que a situação da hotelaria algarvia só não ficou mais grave porque o mercado português teve uma evolução positiva (clique para ler: Algarve teve mais turismo de portugueses em Agosto do que há um ano, apesar da pandemia).

Segundo a AHETA, o mercado dos residentes em Portugal “representou 62,3% das dormidas totais” em hotéis e empreendimentos turísticos do Algarve este Verão, com 3,07 milhões num total de 4,9 milhões até ao fim de Setembro.

 

Clique para mais notícias: AHETA

Clique para mais notícias: Hotelaria

Clique para mais notícias: Portugal

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

IAG só prevê ter este trimestre 20% da capacidade de há um ano

01-03-2021 (16h39)

O IAG, segundo maior grupo europeu de aviação, de que fazem parte a British Airways, a Iberia, a Vueling e a Aer Lingus, só prevê ter este trimestre 20% da capacidade que teve há um ano, sem avançar mais além desse período dada a “elevada incerteza” que predomina.

MSC Seaside volta aos cruzeiros a 1 de Maio

01-03-2021 (16h36)

A MSC Cruzeiros anunciou que o MSC Seaside vai voltar aos cruzeiros a 1 de Maio, juntando-se assim ao MSC Grandiosa que está a fazer itinerários no Mediterrâneo Oriental.

Comissão Europeia propõe este mês passe digital para permitir retoma das viagens

01-03-2021 (16h03)

A Comissão Europeia vai propor este mês um “Digital Green Pass” com indicações de vacinação, teste negativo ou recuperação recente da covid-19 para que se possa retomar a mobilidade, “que muitos Estados esperam ocorra em toda a Europa antes de Maio”.

Vila Galé junta 2.500 colaboradores de Portugal e do Brasil em convenção digital

01-03-2021 (15h43)

A Vila Galé começa hoje a sua convenção anual que vai reunir pela primeira vez todos os 2.500 colaboradores de Portugal e do Brasil em simultâneo, em formato digital, além de convidados como a secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, e o ministro de Turismo do Brasil, Gilson Machado Neto.

Ritz-Carlton Yacht Collection recebe o seu primeiro navio em Abril

01-03-2021 (15h04)

A Ritz-Carlton Yacht Collection vai receber a sua primeira embarcação, o Evrima, a 22 de Abril, depois de uma subsidiária da proprietária do navio ter tomado controlo do estaleiro onde este está a ser construído.

Opinião e Análise