AHRESP pede reforço do Adaptar Turismo que esgotou em dois dias

26-10-2021 (15h56)

Foto: Unsplash / Omid Armin
Foto: Unsplash / Omid Armin

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) pediu hoje o reforço urgente do programa Adaptar Turismo, cuja dotação esgotou em dois dias, marcados por dificuldades no acesso à plataforma para submissão de candidaturas.

“Após a abertura de candidaturas a 21 de Outubro, no dia 22 de Outubro pelas 19h, o Turismo de Portugal veio anunciar o encerramento das candidaturas ao programa Adaptar Turismo, devido ao esgotamento da dotação orçamental prevista”, começou por explicar a associação, no seu boletim diário.

Face à elevada procura, a secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, anunciou, na sexta-feira, o reforço da dotação do programa em cinco milhões de euros.

“Porém, passadas poucas horas desse anúncio, a dotação volta de novo a ser atingida, pondo fim à recepção de novas candidaturas, o que revela a manifesta insuficiência dos fundos alocados a este programa”, apontou a AHRESP.

A associação sublinhou ainda que, “devido a várias dificuldades no acesso à plataforma nos meros dois dias em que o programa esteve aberto, múltiplos empresários não conseguiram submeter a sua candidatura”.

Assim, a AHRESP considerou ser “absolutamente essencial” o reforço da dotação do programa, “de forma significativa”.

O programa Adaptar Turismo tem como objectivo “apoiar as micro, pequenas e médias empresas do turismo no esforço de adaptação e de investimento nos seus estabelecimentos, permitindo ajustar os métodos de organização do trabalho e de relacionamento com clientes e fornecedores ao contexto pós-covid-19”, lê-se no site do Turismo de Portugal.

Segundo a Agência Lusa, a entidade turística deu conta de uma “adesão excepcional” ao programa Adaptar Turismo, com 1.061 empresas a candidatar-se a apoios, “representando um valor total de investimento de 19,6 milhões de euros”.

Clique para ver mais: Empresas & Negócios

Clique para ver mais: Portugal

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

75% das agências de viagens recorreram a linhas de apoio – Rita Marques

03-12-2021 (18h17)

A secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, afirmou hoje em Aveiro, no 46º Congresso da APAVT, que "75% das agências de viagens socorreram-se até ao momento das várias linhas de apoio disponibilizadas" desde o início da pandemia de covid-19.

Foram multadas 13 companhias aéreas no segundo dia de restrições

03-12-2021 (17h33)

No segundo dia da obrigatoriedade de desembarcarem em Portugal continental apenas passageiros com teste negativo à covid-19 ou certificado de recuperação, 13 companhias aéreas e 59 passageiros foram multados nos aeroportos portugueses.

João Fernandes reeleito presidente da Associação Turismo do Algarve

03-12-2021 (16h26)

João Fernandes, presidente da Região de Turismo do Algarve (RTA), foi reeleito para um segundo mandato na presidência da Associação Turismo do Algarve (ATA), entidade que promove a região nos mercados externos.

Costa Cruzeiros recebe terceiro navio movido a GNL

03-12-2021 (15h26)

A Costa Cruzeiros anunciou que recebeu o Costa Toscana, o terceiro navio do Grupo Costa movido a gás natural liquefeito (GNL), que vai realizar o seu primeiro itinerário no Mediterrâneo Ocidental no início de Março.

AHP e SITESE/FETESE celebram novo Contrato Colectivo de Trabalho

03-12-2021 (14h42)

A Associação da Hotelaria de Portugal, AHP, e a Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores de Serviços, Comércio, Restauração e Turismo, SITESE/FETESE, celebraram um novo Contrato Colectivo de Trabalho (CCT).

Opinião e Análise