Administração da TAP define nova ‘cadeia de comando’. Novidade é Manoel Torres na Equipa Executiva Sénior

21-03-2016 (11h01)

A TAP, SA, empresa que concentra o transporte aéreo de passageiros e carga, bem como a manutenção, tem uma nova “estrutura organizacional”, segundo anunciou na sexta-feira internamente o CEO, Fernando Pinto, que refere que se trata de uma decisão aprovada na passada terça-feira pelo Conselho de Administração.

Como já era público, no ‘topo da pirâmide’ está um Conselho de Administração que reúne mensalmente e cujos objectivos são “aprovar e orientar as principais decisões estratégicas e de investimento com a missão de proteger o valor e o interesse do accionista. “

Fazem parte do Conselho de Administração os dois novos accionistas, Humberto Pedrosa e David Neeleman, bem como os três membros do primeiro escalão da gestão executiva, a Comissão Executiva, composta por Fernando Pinto, CEO, Trey Urbahn, com “Receita”, e David Pedrosa, com “Finanças”, mas como especifica o documento a que o PressTUR teve acesso, as “Responsabilidades são apenas indicativas [pois as] Decisões são tomadas de forma colegial”.

Ainda assim, o desenho da estrutura mostra uma linha directa de responsabilização de Trey Urbahn pelas áreas de Vendas e Distribuição, Marketing e Comunicação, Rede e Gestão de Receita, bem como Alianças e Relações Externas e Planeamento de Frota.

‘Abaixo’ desse primeiro nível de responsabilidade executiva passa a estar um SET, de Senior Executive Team (Equipa Executiva Sénior) de dez membros de que uma das novidades relativamente ao que já era público é a inclusão de Manoel Torres, um dos quadros que veio do Brasil para a TAP como Fernando Pinto e que até à privatização era o administrador responsável designadamente pelo desenho da rede e o revenue management.

O SET, que reúne duas vezes por mês, além dos membros da Comissão Executiva e de Manoel Torres, inclui também os responsáveis directos pelas Vendas e Distribuição (Luiz Mór), Marketing e Comunicação (Abílio Martins), Rede e Gestão de Receita (Elton D’Souza), Operações (Jason Ward), Manutenção (Mário Faria) e Finanças (Teresa Lopes).

O papel do SET, de acordo com o documento a que o PressTUR teve acesso, é “afinar a estratégia e traduzi-la num plano de negócio com objectivos chave para as áreas; priorizar as principais iniciativas. Supervisionar as operações do dia-a-dia (Equipa de Liderança será convidada a participar conforme apropriado de acordo com o SET).

Além do SET, o novo modelo consagra um LT, do inglês para Leadership Team (Equipa de Liderança), a reunir também duas vezes por mês, “alternadamente em relação ao SET, e que tem como objectivos a “Implementação do negócio day-to-day e tomada de decisões tácticas; assegurar esforços coordenados. O foco das reuniões da Equipa de Liderança começarão a mudar mais para o alinhamento interno vis-à-vis a tomada de decisão”.

A LT inclui o SET, convidados do SET e os responsáveis pelas áreas de Tecnologias de Informação (Eduardo Rodrigues), Recursos Humanos (Victor Vale) e Portugália (Luiz Lapa).

Além desses dois níveis, o modelo consagra reuniões mensais da “Equipa de Gestão”, definida como “LT e Gestores, conforme apropriado”, para “Garantia de alinhamento e comunicação em cascata na organização, actuando como feedback para a gestão”.

 

Clique para mais notícias: TAP

Clique para mais notícias: Aviação

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Lufthansa permite alteração de viagens gratuitamente

01-07-2020 (17h38)

O grupo Lufthansa está a oferecer uma alteração de viagens gratuita para reservas efectuadas até 31 de Agosto para viagens até 30 de Abril de 2021.

Covid-19 já matou mais de 511 mil pessoas e infectou mais de 10,5 milhões no mundo

01-07-2020 (17h32)

A pandemia de covid-19 já matou 511.312 pessoas e infectou 10.509.550 em todo o mundo, segundo um balanço da agência de notícias francesa AFP, às 11h00 TMG de hoje, baseado em dados oficiais dos países.

Ryanair prevê mais de 4,5 milhões de passageiros este mês

01-07-2020 (17h23)

A low cost Ryanair, que tem voos para Lisboa, Porto, Faro, Ponta Delgada e Terceira, indicou hoje que em Julho prevê transportar mais de 4,5 milhões de passageiros, -68% que no mês homólogo de 2019, mas seis vezes mais do que transportou no mês de Maio.

Turkish Airlines retoma rota Istambul – Lisboa a 10 de Julho com quatro voos/semana

01-07-2020 (16h39)

A companhia de aviação turca Turkish Airlines, parceira da TAP na Star Alliance, já tem à venda voos entre Istambul e Lisboa a partir de 10 de Julho.

Grupo Lufthansa anuncia mais 200 aviões a voarem

01-07-2020 (16h21)

O Grupo Lufthansa, de que fazem parte a Lufthansa German Airlines, a Swiss, a Austrian, a Eurowings e a Brussels, anunciou que este mês vai ter mais 200 aviões a operarem que em Junho, mas que ainda assim só cobrirá 40% das operações de voos que tinha planeado antes da pandemia de covid-19.

Opinião e Análise