Aigle Azur declara-se insolvente e recorre à protecção de credores

02-09-2019 (17h00)

Foto: Aigle Azur
Foto: Aigle Azur

Depois dos “golpes e contra-golpes” da semana passada, a Aigle Azur, de tida em 32% por David Neeleman, recorreu hoje à protecção de credores, garantindo que isso não afectará os seus passageiros.

De acordo com a imprensa francesa, a protecção de credores é o último episódio da ‘guerra’ entre accionistas que se tornou pública quando Neeleman reagiu à ofensiva do acionista Gérard Houa, detentor de 19% do capital, que trocou de CEO, restituindo a liderança executiva a Frantz Yvelin, a par de um administrador judicial.

A imprensa relata que Gérard Houa “invadiu” as instalações da Aigle Azur para tomar o poder, no que foi contrariado por Neeleman, mas sem referir qual a posição do maior accionista da companhia, o grupo chinês HNA.

A imprensa acrescentou entretanto que na sequência de um comité de empresa reunido hoje de manhã foi anunciado que a Aigle Azur está em suspensão de pagamentos “na sequência de vários anos erráticos devidos a numerosas decisões estratégica inadaptadas e será colocada sob a protecção do tribunal de comércio”.

A Aigle Azur já foi um dos players no mercado das ligações entre Paris e Portugal, nomeadamente para Lisboa, Porto e Funchal.

Uma das propostas da direcção de Frantz Yvelin para manter a companhia a voar era a venda da operação para Portugal à low cost espanhola do IAG, a Vueling.

 

Para ler mais clique:

Aigle Azur quer vender operação para Portugal à low cost espanhola Vueling

David Neeleman trava nomeação de novo CEO para a Aigle Azur

 

Clique para mais notícias: Aigle Azur

Clique para mais notícias: Aviação

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Pandemia ‘custou’ à Ryanair quase 32 milhões de passageiros nos últimos três meses

04-06-2020 (13h34)

A low cost Ryanair passou de 38,5 milhões para 6,8 milhões de passageiros nos últimos três meses, em que a pandemia de covid-19 alastrou pela Europa, e em média anual já está com uma quebra em 17%, que significa a perda de quase 25 milhões de passageiros.

Director-geral da IATA alerta para ilusão de recuperação

03-06-2020 (17h41)

O director-geral da IATA, Alexandre de Juniac, realçou hoje a fragilidade da recuperação da aviação que alguns estudos começam a assinalar.

“TAP pode contar connosco para seguir em frente”, primeiro-ministro

03-06-2020 (17h30)

O primeiro-ministro, António Costa, deixou claro hoje no Parlamento as razões do apoio do Governo à TAP, realçando nomeadamente que “é essencial para o país” em várias vertentes, além de que “é mesmo a segunda maior exportadora” portuguesa.

KLM vai voar duas vezes por dia entre Lisboa e Amesterdão a partir de Julho

03-06-2020 (17h25)

A companhia de aviação KLM anunciou que a partir de Julho vai passar a voar entre Lisboa e Amesterdão-Schiphol duas vezes por dia, uma ligação que está a fazer diariamente desde 28 de Março.

Turkish Airlines retoma voos para 16 cidades europeias no dia 18 de Junho

03-06-2020 (17h14)

A Turkish Airlines vai retomar no dia 18 de Junho as ligações com 16 destinos em seis países europeus, designadamente Alemanha, Países Baixos, Áustria, Suíça, Suécia e Dinamarca, segundo a imprensa internacional.

Opinião e Análise