American Airlines perspectiva “parceria estratégica” com a outrora diabolizada Qatar Airways

26-02-2020 (12h20)

Imagem: American Airlines
Imagem: American Airlines

A norte-americana American Airlines, maior companhia de aviação do mundo, indicou que já iniciou a construção de uma parceria estratégica com a Qatar Airways, uma das companhias de aviação do Golfo que anteriormente contestava por fazerem concorrência desleal uma vez que recebiam ajudas de Estado.

A companhia americana anunciou que renovou o acordo de code-share com a Qatar Airways e diz tratar-se de “um primeiro passo na construção de uma parceria estratégica”, que, acrescenta, “aumentará a cooperação comercial, potenciará a conectividade e criar novas opções de viagens para os clientes”.

A American diz na mesma informação que na sequência da renovação do acordo de code-share irá “começar a explorar a adição de serviços dos EUA para Doha”, hub da Qatar, membro da aliança oneworld como a companhia americana e, além, disso accionista do seu principal parceiro e ‘pilar’ europeu da aliança, o IAG.

Citado no comunicado, o CEO e Chairman da American, Doug Parker, avança uma explicação para a cessação do acordo com a Qatar há dois anos sem fazer referência à campanha das maiores companhias americanas contra as suas congéneres do Golfo, referindo-se a “questões” que já foram tratadas e acrescentando que “acredita” que retomar o code-share é do interesse de clientes, pessoal e accionistas.

Uma declaração do seu congénere da Qatar, Akbar Al Baker, diz por sua vez que ambas as companhias ultrapassaram “assuntos passados” e focam-se em construir uma parceria no interesse dos clientes.

American Airlines e Qatar Airways voam ambas para Lisboa, dos respectivos hubs nos Estados Unidos e no Qatar.

 

Clique para mais notícias: American Airlines

Clique para mais notícias: Qatar Airways

Clique para mais notícias: Aviação

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Grupo Air France vai despedir 42% do staff da Hop! e 16% da Air France

06-07-2020 (19h09)

O Grupo Air France vai apresentar, em finais de Julho, um plano de reconstrução até 2022 que inclui a redução de 42% do staff na companhia aérea regional Hop! e 16% na companhia aérea Air France, num total de cerca de 7.580 postos de trabalho.

Voos de e para Luanda limitados a 75% da capacidade e 1/3 da frequência

06-07-2020 (17h28)

Os voos de/para Luanda, uma rota em que no ano passado voaram 517,2 mil passageiros e que a TAP indica no seu website ter planeado retomar duas vezes por semana este mês e chegar a quatro por semana em Agosto, terão limitações de capacidade e frequência fixadas por Angola.

British Airways programa 20 voos para Lisboa e Faro esta semana

06-07-2020 (16h59)

A programação da companhia britânica British Airways para esta semana inclui 20 voos para Lisboa e Faro de Londres Heathrow, a despeito da imposição de quarentenas aos passageiros que cheguem de Portugal.

Aegean retoma voos para Lisboa este mês, duas vezes por semana

06-07-2020 (16h52)

A companhia de aviação grega Aegean Airlines tem programados para este mês dois voos por semana entre o seu hub de Atenas Eleftherios Venizelos e Lisboa, às terças e Sábados.

TAP informa mercado sobre acordo de princípio entre Estado e privados

03-07-2020 (19h02)

A TAP informou hoje o mercado, através de um comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), do acordo de princípio atingido esta quinta-feira à noite entre os privados e o Estado, para viabilizar a empresa.

Opinião e Análise