ANA alerta para urgência de decidir sobre o aeroporto de Lisboa, por estar a recuperar níveis de 2019

02-12-2021 (17h20)

Chief Commercial Officer da ANA Aeroportos, Francisco Pita
Chief Commercial Officer da ANA Aeroportos, Francisco Pita

O Chief Commercial Officer da ANA Aeroportos, Francisco Pita, alertou hoje para a urgência de aumentar a capacidade aeroportuária da região de Lisboa, indicando que os movimentos de aeronaves na Portela atingiram “em muitos dias de Novembro” números idênticos a 2019.

"Temos que ter consciência de que quando falamos em recuperações em Novembro na ordem dos 80%, isso significa uma recuperação muito superior em número de movimentos [aterragens e descolagens], porque os load factor [ocupação] ainda estão relativamente modestos", salientou Francisco Pita, que falava no 46º Congresso da APAVT, em Aveiro.

Os dados mostram que "em muitos dias de Novembro já tivemos movimentos na Portela idênticos aos que tivemos em 2019", antes da pandemia de covid-19, esclareceu o executivo.

Perante este cenário, Francisco Pita sublinha que "temos de facto necessidade de um aumento rápido da capacidade aeroportuária na região de Lisboa se queremos continuar a crescer".

Para o administrador da ANA, a solução aeroportuária para a região de Lisboa "depende de dois factores, de quando é que se toma a decisão e da decisão que se toma".

A solução do Montijo "demora quatro anos a construir, outras soluções demoram certamente mais", frisou. "Muitas vezes as pessoas questionam os quatro anos, mas se pensarmos num estádio de futebol, por exemplo, o estádio de Alvalade levou dois anos e meio, três anos a construir. Quatro anos para construir um aeroporto não é nada de extraordinário, os aeroportos não se constroem de um dia para o outro. Temos que ter consciência disso".

Apesar da recuperação do número de movimentos de aeronaves para níveis "idênticos" a 2019, a nível de tráfego de passageiros, o aeroporto de Lisboa "está a recuperar mais devagar" que os outros aeroportos da rede da ANA, "fruto da quantidade de tráfego intercontinental que tem e da proporção do tráfego corporate".

 

O PressTUR participa no Congresso a convite da APAVT

 

Clique para ver mais: Aviação

Clique para ver mais: ANA Aeroportos

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Hong Kong proíbe trânsito de passageiros aéreos de 153 países, Portugal incluído

14-01-2022 (11h22)

O aeroporto de Hong Kong anunciou hoje a proibição do trânsito de passageiros de mais de 150 países a partir de Domingo, Portugal incluído, de forma a evitar a propagação da covid-19.

Emirates retoma ligações com Angola e mais quatro países africanos

14-01-2022 (11h09)

A Emirates anunciou a retoma dos voos entre Dubai e Angola, Guiné-Conacri, Costa do Marfim, Gana e Uganda, que estavam suspensos há duas semanas devido ao aumento de casos de covid-19.

TAP encerra operações de manutenção e engenharia no Brasil

12-01-2022 (16h54)

A TAP Air Portugal vai encerrar operações de manutenção e engenharia no Brasil, medida que estava prevista de acordo com o plano de reestruturação aprovado pela Comissão Europeia.

Boeing recupera encomendas em 2021 mas ainda longe dos níveis pré-pandemia

12-01-2022 (14h44)

A fabricante de aviões norte-americana Boeing registou um maior número de entregas e encomendas de aeronaves em 2021, após dois anos de crise, embora os valores ainda não tenham atingido os níveis pré-pandemia.

Mais de 2.200 passageiros e 41 companhias multados nas fronteiras áreas

11-01-2022 (14h04)

O Ministério da Administração Interna indicou hoje que foram multados mais de 2.200 passageiros e 41 companhias de aviação, respectivamente por tentarem entrar em Portugal sem teste negativo à covid-19 e por embarcarem passageiros sem o respectivo teste negativo, entre 1 de Dezembro e 10 de Janeiro.

Opinião e Análise